As roupas para pet são uma grande tendência neste mercado, que cresce tanto. Inclusive já existe até pet shop de luxo, com grife exclusiva para os animaizinhos.
As peças proporcionam conforto e elegância, tanto para os cães quanto para os gatos. E o mercado está de olho em uma moda mais ampla, indo além das coleiras e peitorais.
Isso inclui peças variadas, que vão desde jaquetas até mesmo pijamas e roupas de banho. Essa variedade tem sido cada vez mais procurada pelos tutores.
Veja mais sobre as roupas para pet e tudo que precisa saber antes de comprar itens para o seu amiguinho.
Principais tipos de roupas para pets
Nos próximos tópicos, você irá acompanhar os principais tipos de roupas para pets. As variedades incluem capas, coletes, jaquetas, roupas de moletom, pijamas, entre outros.
Abaixo, separamos mais informações sobre quatro itens principais no mercado pet. Seja para cães ou gatos. Veja!
Roupas de moletom para pets
As roupas para pet em modelos de moletons fazem sucesso no mercado! Para comprar esse item, é muito importante verificar a qualidade do tecido. E se ele é adequado para os animais.
Ou seja, ele precisa ter o mínimo de fibras sintéticas. Porque há casos em que cães podem desenvolver alergias de pele.Portanto, quanto mais algodão no tecido, melhor.
Para os dias mais frios, os moletons podem ser forrados. Em casos de períodos de meia estação, o forro é dispensável.
Sweater para cães e gatos
Lindos e elegantes, os sweaters de tricô são mais justinhos do que os moletons. Se ficarem folgados, há o risco de o animalzinho enganchar as unhas na trama, caso tentem tirar a roupinha.
E a regra do material utilizado também é válida. Por isso, é preferencial escolher fibras mais naturais, proteger a pele contra umidade e vento.
Capas, jaquetas e coletes para pets
As capas são ideais para cobrir o dorso e a parte de baixo do corpo do animalzinho. Quentinhas ser fáceis de vestir, podem ser confeccionadas em uma infinidade de materiais;
Elas podem ter forro ou não, dependendo de quanto frio está na região e se o pet fica confortável com a peça. Dessa forma, são mais adequadas para uso em passeio.
Já as jaquetas costumam ter a modelagem semelhante a uma peça para humanos, incluindo um zíper na parte inferior. Normalmente são mais curtas que outros tipos de roupinhas, e cobrem até a metade do dorso do animal.
Os coletes não costumam ter mangas, podendo até ser usados em dias mais frescos.
Pijamas
Sabia que os pets também usam pijama? E existe uma diferença básica entre o pijama e o moletom. É o caso da modelagem.
Os pijamas têm mangas mais longas, e são mais fechados para a proteger durante o sono. Eles precisam ser bem confortáveis, para que o animal possa dormir à vontade, em qualquer posição.
Afinal, roupas para pet são mesmo necessárias?
Muitos tutores que gostam de presentear seus pets com roupinhas devem ter ouvido comentários pejorativos. E também questionadores se realmente as peças são necessárias.
Apesar de aparentemente o uso de roupinhas ser desnecessário aos animais, por causa de seus pêlos, eles costumam sentir frio sim.
Segundo a médica veterinária. Karina Mussolino, muitos animais sentem frio sim e podem até contrair doenças associadas à friagem.
Isso porque a temperatura corporal dos pets é diferente dos humanos. Tanto para cachorros quanto para os gatos, a temperatura considerada normal é de 38 °C. Um pouco maior do que nós, humanos.
O uso de roupa para pets é indicado principalmente para os que têm pelo curto, tosado, filhotes, idosos e raças sem pelos e de pequeno porte.
O ambiente também influencia na necessidade de colocar uma roupa no seu pet. Costumam ser essenciais para os animais que permanecem na área externa ou que saem para passear no frio.
Como saber se seu pet está com frio e pode usar uma roupa?
Os pets demonstram sinais claros para comunicar que estão com frio. Eles costumam se esconder em ambientes mais quentes.
Além disso, existem outros sinais físicos que indicam que o animal sente frio. Como por exemplo:
- orelhas e patinhas geladas;
- dormem mais que o normal;
- respiração lenta;
- corpo tremendo;
- temperatura mais baixa;
- ficam encolhidos.
Os gatos também ficam com os pelos mais arrepiados e ficam mais perto de seus tutores. Se esconder embaixo de cobertas, entrar no guarda-roupa e ficar mais exposto ao sol são formas de ele tentar se aquecer.
O que considerar antes de escolher a roupa para o seu pet?
Algumas questões devem ser consideradas antes da compra de roupas para pets. Afinal, se para comprar roupas para nós mesmos, seguimos critérios, não pode ser diferente para os nossos amiguinhos, certo?
Portanto, o conforto, proteção contra o frio e qualidade do material devem ser prioridades. Mas nada impede que uma roupa estilosa seja escolhida, em meio às opções disponíveis atualmente.
E para acertar na na escolha de roupas para pets, algumas dicas são importantes. Veja abaixo:
- Não escolha roupas com forro felpudo para animais de pelos longos. Porque isso forma nós na pelagem e causa desconforto ao pet;
- Priorize tecidos confortáveis e de fácil lavagem e secagem;
- As roupas precisam ser leves e não apertadas, para proporcionar o conforto do animal, Deixe três dedos de folga;
- Não há problemas no uso de lacinhos, fantasias e gravatas. Mas os penduricalhos devem ser evitados, para que os pets não engulam.
Se puder, leve o pet na hora da compra e experimente a roupa nele, porque é importante que ela esteja no tamanho certo. Acertando nas medidas da circunferência de barriga, patinhas e pescoço.
Roupas para pet: elegância também é um item importante
A elegância pode ser um item importante ao escolher roupas para pet, e vale a pena entender o motivo. De modo geral, ainda que a decisão pense apenas na estética, as roupinhas para o seu animal podem oferecer muito mais.
Isso porque, ao vestir uma roupa em seu pet que seja confortável, ele estará mais propenso a receber elogios, o que pode aumentar a interação do bichinho.
Nesse caso, o principal cuidado, além dos que já citamos, é respeitar a personalidade do animal e não forçar um contato com pessoas ou outro animais se ele não for assim.
Entretanto, para pets mais sociáveis, escolher roupas bonitas irá estimular que outras pessoas se aproximem e brinquem com ele. Além disso, estando vestido, certamente é um motivo para você passear com ele e ainda praticar exercícios, não é mesmo?
Conclusão
As roupas para pets fazem parte da rotina de carinho e cuidados com os nossos bichinhos de estimação. Além da elegância, também, são itens importantes para proteger os animais do frio.
As peças são lindas e o mais importante é que deixem o pet à vontade para passear, brincar e dormir. Com esses cuidados, ele fica charmoso, vestido e protegido!
Eu sou Gabriel, tenho 28 anos e sou veterinário. Eu adoro animais e vivo no interior de São Paulo. Meu objetivo é compartilhar conhecimentos sobre animais com as pessoas que se interessam por eles.