As características do gato siamês atuais são bastante diferentes do gato siamês original, que era mais maciço e arredondado, podendo ter olhos verdes, ser estrábico e ter um nó na cauda.
Hoje o gato siamês são mais elegantes de corpo, possuem graça nos movimentos sendo os mais estilizados que existem. As linhas finas e alongadas do seu corpo são traços fundamentais para cumprir com o padrão, recebendo o título de o príncipe dos gatos e sendo conhecido como a estátua do Antigo Egito, por possuir um olhar enigmático e profundo.
Entre os gatos de pedigree, é o mais conhecido. A popularidade é tão grande que é considerada a segunda raça com maior número de nascimentos ao ano.
Se você ainda não leu, recomendo que visite nosso post sobre a origem e personalidade do gato siamês, isso irá ajudar a entender melhor as características dele.
As características do gato siamês precisam seguir alguns parâmetros quanto a cabeça, olhos, orelhas, corpo e pelagem, veja quais são as características dos gatos siameses dentro dos padrões:
Cabeça
Em relação a cabeça é muito importante, pois tem que ser proporcional ao seu corpo, neste caso deve ter cabeça de tamanho médio, assim como todo o seu corpo. Dentro dos traços que se devem encontrar desta região são cabeça triangular e focinho fino, com orelhas grandes, largas na base e pontiagudas, o seu nariz deve originar-se numa cunha perfeita e ir crescendo de forma progressiva até dar uma longitude mais ampla na zona das orelhas.
O seu crânio deve ter traços convexos, assim como o seu nariz deve mostrar uma forma alongada em que o focinho é estreito. Quanto ao seu queixo, este deve ser de comprimento médio, tal como a sua mandíbula.
Olhos
Em relação aos olhos é possuir a coloração azul intensa, que é o fator impressionante da raça. Os olhos devem ser de tamanho médio, amendoados e inclinados em direção ao nariz e sem sobressair do rosto, já que se considera uma falta de padrão. O estrabismo, que já foi valorizado como uma marca registrada da raça, hoje é considerada como falta.
Orelhas
As características do gato siamês quanto as orelhas é tê-las em formato triangulares, bem grandes e pontudas, colocadas de lado, bem largas da base e dando continuidade nas linhas da cunha, localizando-se perfeitamente sobre a cabeça do gato. As orelhas é a característica dos gatos siameses que mais se sobressai.
Corpo
Outra característica do gato siamês é ter o corpo longilíneo, de porte médio, elegantes, esbeltos, mas bastante musculosos, podendo pesar de 2,5 a 5,5 quilos. Com membros posteriores longos e finos, levemente mais altos do que os originários, pés pequenos e ovais. A sua cauda é muito fina desde o início até ao final. Esta é de uma forma alongada e é muito mais fina na parte final. Em geral possui extremidades proporcionadas com o seu tamanho
Pêlos
A característica do gato siamês mais famosa é a pelagem e coloração, esta deve ser de tamanho curto, lustroso e de textura muito suave, possuindo uma pobre capa de sub-pêlo. Quanto às cores aceites no padrão, encontram-se os famosos siameses brancos, também os de cores sólidas e o não muito conhecido Tabby.
Os siameses puros nascem completamente brancos e a partir do quinto dia de vida as zonas mais frias (cabeça, orelhas, patas e cauda) adquirem cor, por possuir um gene que é sensível à temperatura, por essa razão, um gato siamês que antes dos doze a quinze meses, altura em que a coloração se torna definitiva, viva exclusivamente em casa, será mais claro que um que tenha acesso ao exterior durante o Inverno.
Em consequência deste fato, correspondendo às áreas mais frias do corpo, as pontas se apresentam mais intensamente coloridas. Isto também significa que o corpo dos siameses também tende a escurecer em climas mais frios. Porém deve apresentar-se sempre muito claramente o contraste entre as cores escuras e claras.
Nos gatos de maior idade permitem-se cores ou tons na pelagem muito mais escuros já que com o passar dos anos os tons vão mudando.
A característica do gato siamês mais marcante é seu comportamento que vem agradando e conquistando a todos!
Eu sou Gabriel, tenho 28 anos e sou veterinário. Eu adoro animais e vivo no interior de São Paulo. Meu objetivo é compartilhar conhecimentos sobre animais com as pessoas que se interessam por eles.