O tratamento e alimentação do gato siamês são muito simples, mas temos que ter em mente que uma boa higiene e uma alimentação adequada e balanceada evita uma menor predisposição a distúrbios e doenças.
Uma característica do gato siamês é ter uma pelagem curta e um sub-pelo praticamente inexistente, mas para manter a boa aparência de pelo brilhante e suave é necessário uma ou duas escovadas semanais, para reduzir as desagradáveis bolas de pelos.
1 – Banho
A higiene também pode ser feita com banhos regulares, mas tentar dar banho pela primeira vez em um gato já adulto pode ser catastrófico. O animal pode se assustar, sair pela casa toda, derrubando peças de decoração e podendo se machucar ou machucar o dono ao tentar acalmá-lo, ele pode tentar se defender arranhando ou mordendo o seu dono.
Se você já adotou o seu gato siamês adulto, vale levá-lo para tomar banho em um pet shop para observar a sua reação com a água e secador. Se você adotou seu siamês ainda filhotinho pode ir acostumando aos banhos desde pequenos, com banhos curtos e não traumáticos, veterinários recomendam a começar a dar banhos antes de o gato fazer 3 meses.
2 – Limpeza dos dentes
A limpeza dos dentes é muito importante para a saúde do seu filhote de gato siamês. O ideal é escová-los em todos os banhos, mas como é um procedimento não muito aceito pelos gatos é indicado introduzir a escovação gradualmente.
Para fazer isso, nas primeiras semanas de vida apenas uma massagem na área interna da boca é suficiente, nas próximas semanas começar a escovar os dentes com uma escova própria para pet e depois colocar a pasta dentária.
Sempre lembrar de tratar eles com amor, carinho, paciência e reforços positivos que você terá grandes resultados.
3 – Cortas as unhas
Em muitos petshops recomendam a cortar as unhas, mas nem sempre isso é viável, o corte deve ser realizado apenas por um veterinário, pois se for feito por pessoas inexperiente podem lesionar seriamente o gato.
A solução para as pessoas que não desejam levar o seu gato siamês para cortar as unhas é ter em casa um poste de arranhar e brinquedos próprios para os gatos gastar suas unhas. Se ele não tiver ele com certeza encontrará em seu sofá, cadeiras e móveis lugar ideal para satisfazer a necessidade de diminuir suas unhas.
4 – Caixas Sanitárias
Não podemos esquecer das caixas sanitárias que devem ser trocadas as areias ou pedras diariamente, ou seguindo a recomendação do fabricante, também deve ser lavada e desinfetada a bandeja com frequência.
Os gatos siamês são animais muito limpos e ter a caixa sanitária suja pode fazer seu gato a deixar de usá-la e começar a usar outros lugares como banheiro.
5 – Alimentação do gato siamês
Os gatos siameses não são frágeis a muitas doenças, no entanto, eles sofrem de um problema hereditário cardíaco chamado cardiomiopatia por dilatação.
Esse é um problema facilmente tratado com a ingestão de taurina e algumas rações no mercado são feitas especialmente enriquecidas com este ácido orgânico, por isso sempre escolha uma ração específica e de qualidade para seu gato siamês. Respeite as suas exigências nutricionais para manter uma ótima saúde e por consequência um pelo mais bonito e macio.
Sempre deixe a disposição água limpa e fresca, os gatos são mais sensíveis que os cães e cabe a nós ajudá-los.
Estas são as minhas dicas de tratamento e alimentação do gato siamês. Espero que tenha gostado e que elas sejam úteis para você.
Eu sou Gabriel, tenho 28 anos e sou veterinário. Eu adoro animais e vivo no interior de São Paulo. Meu objetivo é compartilhar conhecimentos sobre animais com as pessoas que se interessam por eles.