A primeira sessão de preparação de tosa bebê em cachorros é uma ocasião muito importante, semelhante a quando uma criança recebe seu primeiro corte de cabelo. Trabalhar com filhotes pode ser um desafio para quem está na jornada para se tornar um groomers e até mesmo para os mais experientes, mas você vai ver aqui algumas boas dicas para esse momento.
É bom ficar atento, pois sua abordagem inicial pode ter um efeito vitalício em um cachorro, por isso trabalhe para criar nele um sentimento positivo em relação ao momento do banho e tosa.
Confira aqui algumas dicas importantes para lidar com os pequenos:
1º Se possível, dê algumas instruções aos donos
Muitos pais filhotes cometem o erro de esperar até que eles tenham 6 meses de idade ou mais antes de levá-los para o primeiro banho e tosa. Mas a regra geral é levar o filhote para a tosa depois que já tiver tomado todas as vacinas. Esse é o momento ideal para levá-lo ao banho e tosa, já que os cachorros mais jovens são mais fáceis de treinar .
2º Tenha um rosto familiar por perto
Durante a primeira sessão de preparação, o ideal é familiarizar filhotes com o processo. Para o pet, esse pode ser um momento de susto, por isso, se possível peça a um dos donos para se manter no ambiente, mesmo que seja nos primeiros momentos até que o filhote se acalme.
3º Prepare-o antes de iniciar o processo
No grande dia, quando o filhote chega pela primeira vez à sua PetShop, comece lentamente a se apresentar ao pequeno, fale com ele em uma voz suave e calmante, acariciando-o e abraçando-o e brincando com ele um pouco, para ganhar a sua confiança e permitir que considere a preparação como uma experiência positiva e divertida.
4º Na hora da sessão
Além disso, as sessões de preparação inicialmente devem ser mantidas curtas e doces. Muitos groomers recomendam inicialmente ficar com os seguintes serviços as primeiras vezes que os filhotes forem fazer o banho e tosa:
- Limpeza de olhos e ouvidos
- Corte de unha, caso necessário
- Desembolo
- Tosa higiênica
- Banho
- Finalização estética
Começar lentamente permitirá que o groomer, no futuro, possa fazer um corte completo e outros serviços mais elaborados.
Eu sou Gabriel, tenho 28 anos e sou veterinário. Eu adoro animais e vivo no interior de São Paulo. Meu objetivo é compartilhar conhecimentos sobre animais com as pessoas que se interessam por eles.