1 – Origem
A origem do gato Sphynx se deu no Canadá no ano de 1966, quando nasceram as primeiras cria de gatos sem pelo, esta mutação deu origem a raça. Possui uma mutação parecida em alguns países, por exemplo no México que se chama Mexican Hairless, mas só reconhecida em seu país.
2 – Características
Sua maior e mais conhecida característica é a ausência de pelos, o que os torna hipoalérgicos. Possuem um pouco de pelo apenas na cara, os bigodes são menos desenvolvidos do que outras raças.
Os olhos podem ser verdes, dourados ou cor de avelã. São magros e com musculatura muito sutil e uma cauda longa. A cor da pelagem do gato Sphynx pode ser de qualquer cor aceita para os gatos de pelo curto..
3 -Personalidade e Comportamento
Assim como o gato siamês, o gato sphynx é uma das raças mais inteligentes que existem, por conta disso é um gato muito fácil de domesticar como ensinar a fazer as necessidades no local correto e ensina-lo o que é certo ou errado.
O gato sphynx é muito afetuoso, adora ser mimado e ficar junto ao dono, sua cara de independente engana muita gente, ele necessita de muito carinho e atenção.
Uma raça de gato muito brincalhona, porém pode ser desajeitados em algumas brincadeiras, principalmente se nela tiver que escalar objetos, por não possuir bigodes desenvolvidos sua percepção sensorial geográfica e espacial é muito debilitada.
4 -Cuidados
Os cuidados com o gato Sphynx é mais fácil, necessita de ser limpado 1 vez por semana com lenços umedecidos e um banho mensal. O gato Sphynx não pode tomar banhos de sol por muito tempo, senão podem ter queimaduras graves, por isso também devem viver em casa e em países de clima cálido, a falta de pelagem podem torna-lo vulnerável tanto no frio quanto no calor.
Devem ser alimentados com ração de qualidade, mesmo não tendo pelagem significativa eles podem ter alergias e devem ter água limpa e fresca todos os dias.
5 – Expectativa de vida
O Gato Sphynx podem viver em média 14 anos de idade, tendo tamanho/peso médio de 3 a 7kg.
Eu sou Gabriel, tenho 28 anos e sou veterinário. Eu adoro animais e vivo no interior de São Paulo. Meu objetivo é compartilhar conhecimentos sobre animais com as pessoas que se interessam por eles.