Banho em cachorros em excesso faz mal

A maioria das pessoas estão acostumadas a dar banho em cachorros com frequência, pois gostam de vê-los sempre limpinhos e cheirosos,e é ainda mais habitual agora com a expansão do mercado em produtos para pet, com tantas coisas feitas para eles, as pessoas acabam querendo usar diversos produtos, sem pensar na saúde do animal além da estética.

Mais que a metade dos cachorros que vivem em apartamento tomam banho 1x por semana ou quinzenal, já os que moram em casa com pátio, ou algum espaço externo, tomam banho quinzenalmente.

Escuto as pessoas dizerem “tive que dar banho, só assim para dormir na cama comigo”, ou “ele toma banho toda semana que é para poder ter acesso livre à qualquer lugar da casa”, e por aí vão as justificativas de tanto banho em cachorros.

Esta é uma cultura muito forte entre os donos de pets, a de que o seu cachorro deve estar sempre de banho tomado e perfume. Mas saiba que isso é totalmente prejudicial ao pet e não traz nenhum tipo de benefício.

Costumo alertar amigos à volta que querem adotar, para que peguem somente se estiverem dispostos a dar ao animal a vida que ele precisa ter. Isso é um fator importantíssimo para o bem-estar do mesmo.

Malefícios do banho recorrente

Alguns donos de pets colocam seus desejos acima, e por isso acabam cometendo o erro do banho frequente, e esquecem que os cachorros não são como nós e não possuem as mesmas necessidades de higiene.

Para um cachorro o banho recorrente traz diversos malefícios, como:

  • Alergias
  • Estresse
  • Fungos
  • Baixa imunidade

Além destes que listei, os cachorros que tomam banho mais seguido são os que possuem odores mais fortes no intervalo entre os banhos, isto porque está sendo mal tratada a camada de proteção da pele do animal.

Qual deve ser a frequência?

• Cachorros filhotes

Filhotes não devem tomar banho antes dos 3 meses de vida (antes é extremamente perigoso para a saúde), e ainda assim, só pode ser banhado após todas as vacinas, isso para evitar a contração de doenças ou resfriados.

• Cachorros Adultos

Indica-se por veterinários e adestradores que o seu cachorro tome banho 1x por mês, e caso neste intervalo de tempo tenha necessidade muito grande, você pode optar pelo banho a seco.

• Gatos

Os gatos são ainda menos propensos a banho e a necessidade dele é mínima, sendo 1 banho ao ano o necessário.

É importante se atentar que cada cão tem sua particularidade e o tutor deve levar com frequência ao veterinário para checar sua saúde e suas necessidades.

Também é necessário uma atenção para outros pontos de higiene, como, unhas cortadas, desembolo de pelos e retirada de pelos mortos. Para essas ações mais simples, existem diversas opções de produtos na Loja da Massa, no setor de higiene para pets.

Gostou dessas informações? Então nos acompanhe para não perder nada do mundo pet! 🙂

Deixe um comentário