A origem do gato persa não está bem definida, mas sabe-se que é uma das raças mais antigas do mundo, os primeiros gatos persas encontrados foi na Pérsia (atual Irã) e Turquia, no século XVII.
Exemplares de gatos persas foram encontrados pelo explorador Pietro della Valle (1586 – 1652) que levou alguns desses gatos persas para a Itália em 1920. No século XIX exemplares dessa raça existente na Itália foram cruzados com gatos da raça angorá, o que deu origem à moderna raça de gatos persas.
A partir daí a raça ficou muito conhecida na Europa e chegando na América no final do mesmo século, a raça foi tão aceita que eram feitos espetáculos, exposições e manchetes em revistas e jornais.
Características dos gatos persas
O gato persa tem como principal característica a pelagem comprida, sedosa e brilhante com um nariz bem achatado, é provavelmente o gato mais famoso do mundo.
O gato persa têm esqueleto pesado, pernas grossas e curtas e patas grandes. São bem musculados e de porte médio a grande.
O pescoço é curto e grosso, os ombros e peito largos. A cauda é curta e proporcional ao corpo.
Têm cabeça grande e ampla, grandes olhos, bem separados, redondos e expressivos. Orelhas pequenas, de pontas arredondas e nitidamente separadas.
O nariz, de narinas bem abertas, é curto, com uma quebra entre os olhos e as pálpebras. A expressão geral é doce. O tamanho do gato persa deve estar entre 3,5kg a 7kg
Comportamento dos gatos persas
O gato persa é ótimo para se ter em apartamentos, com uma personalidade calma e preguiçosa pouco mia e quando o faz é de modo muito discreto, não gosta muito de brincar e seu passatempo favorito é dormir, levantando apenas para se alimentar, fazer suas necessidades e procurar o seu dono para ter um afeto.
A nível de comportamento, os gatos persas são tranquilos, calmos, sedentários, pacíficos, meigos e nunca agressivos. São extremamente dedicados ao dono, dão-se bem com crianças maiores, e não barulhentas, cães e outros gatos. Podem ficar por horas, sozinhos, são muito independentes e não gostam de grande confusão.
Gatos Persas Cuidados
Os cuidados com o gato persa é um pouco mais difícil e trabalhosa do que em outras raças, por possuírem um pelo comprido e um sub pelo muito denso, devem ser muito bem escovados pelo menos 1 vez ao dia com um pente longo, os nós que se formarem devem ser desfeitos com uma tesoura garantindo que não se acumulem e virem novelos que poderiam ser tirados apenas por um profissional.
Por terem um nariz achatado e próximo aos olhos é normal que seu gato persa lacrimeja bastante e manche os pelos na região dos olhos, para que essas manchas não aparecem é correto limpar com cotonete os lenços de papel macio a região duas vezes ao dia.
O banho poderá ser dado, porém com uma frequência menor, na média apenas 1 banho por mês e ser secado muito bem e usar produtos próprios para a pelagem longa.
Saúde
Por ser uma raça manipulada desde a sua origem, os gatos persas têm uma saúde frágil podendo adquirir ao longo de sua vida doenças como testículos ocultos, gastroenterites, conjuntivites e doenças renais.
Por isso é muito importante o acompanhamento de um médico veterinário e a realização de check-ups regulares.
Reprodução
O gato persa atinge a maturidade muito tarde, por volta dos doze meses eles entram na puberdade e são adultos aos dois anos. São gatos de difícil reprodução, com baixo número de crias por ninhada e com um parto difícil, por isso deve ser feita apenas por criadores experientes.
Leia também nosso conteúdo sobre os gatos Maine Coon, Sphynx e Siamês.
Até o próximo post!
Eu sou Gabriel, tenho 28 anos e sou veterinário. Eu adoro animais e vivo no interior de São Paulo. Meu objetivo é compartilhar conhecimentos sobre animais com as pessoas que se interessam por eles.