Praticamente todas as pessoas já passaram pela situação desagradável de estarem com prisão de ventre e sabem bem o quanto isso gera mal-estar.
O que nem todos os tutores imaginam é que os seus cachorros também podem passar por isso! Da mesma forma que os humanos, eles podem ter dificuldade para evacuar.
Inclusive, a verdade é que existem consequências bem graves quando a prisão de ventre do cachorro se prolonga por muitos períodos, podendo ser preciso levá-lo ao veterinário.
Para ajudar o animal a fazer cocô, há tutores que recorrem ao mamão, fruta que é conhecida por melhorar o funcionamento intestinal. Porém, será que cachorro pode comer mamão?
Índice
- O que causa a prisão de ventre nos cachorros?
- Consumo do mamão vai além de regular o intestino!
- Como dar o mamão ao cachorro
- De quanto em quanto tempo dar mamão ao cachorro?
- E o mamão desidratado? É liberado?
- Pode colocar algo em cima do mamão para oferecer?
- O que fazer se o cachorro comer a semente do mamão?
Se você tem essa dúvida também, continue lendo o material que elaboramos!
O que causa a prisão de ventre nos cachorros?
Da mesma forma que os humanos, os cachorros também podem ficar com o seu intestino preso caso não consumam fibras suficientes.
As fibras são substâncias que se encontram em diversos alimentos e que têm a finalidade de ajudar o trato intestinal, proporcionando mais facilidade para ir ao banheiro e a evacuação mais regulada.
No entanto, as fibras precisam de água para fazer efeito e é por isso que, como os humanos, os cachorros também precisam beber bastante água!
Há tutores que se preocupam com a saúde dos rins dos animais, mas nem imaginam que o consumo adequado de água também faz com que esses cães consigam eliminar cocô de forma mais natural.
Vale dizer que a hidratação dos cachorros é fundamental independente da temperatura: mesmo que esteja frio, é preciso ficar atento se eles estão consumindo água o suficiente.
Infelizmente, existem razões um pouco mais graves para a prisão de ventre nos cachorros, como doenças da coluna. Os animais que têm fraturas de coxa também podem experimentar mais dificuldades para fazer cocô.
Outra das justificativas para a prisão de ventre nos cães é o tumor, que pode aparecer em diversas áreas do abdômen e dificultar a passagem das fezes.
Consumo do mamão vai além de regular o intestino!
É claro que a principal razão para que os tutores deem mamão aos cachorros é ajudar o funcionamento intestinal, mas essa fruta tem ainda outros benefícios!
Além das fibras, é preciso salientar que o mamão tem bastante cálcio, o que é ótimo para os ossos dos cachorros, especialmente os de grande porte. Afinal, estes têm mais propensão a problemas de coluna conforme os anos passam.
O mamão também conta com uma quantidade bem grande de potássio e de vitaminas C e A. Isso ajuda tanto a imunidade do cachorro quanto a sua visão, ou seja, é uma fruta que faz muito bem à saúde dos cães!
Como dar o mamão ao cachorro
É importante que, antes de oferecer o mamão ao cachorro, ele seja bem lavado. Outro detalhe é que as sementes não devem ser dadas ao animal, assim como a casca. Portanto, deve-se ter bastante cuidado ao retirar tudo isso.
Basicamente, há duas formas bem interessantes de se dar o mamão ao cachorro:
Sorvete
É bastante fácil fazer uma espécie de sorvete de mamão: é só colocar a fruta no liquidificador ou no mixer, acrescentar um pouco de água e bater. Depois, esse suco tem de ser colocado em forminhas de gelo.
Essa é uma boa ideia porque, enquanto o cachorro fica lambendo o gelo feito de mamão, ele se mantém distraído.
Além disso, em locais que sejam muito quentes, essa é uma maneira excelente de refrescar um pouco o animal, especialmente se ele tem pelagem longa.
Pedaços
Se o cachorro aceitar, ele pode comer o mamão picado mesmo, bastando cortar a fruta e colocar no seu pote de comida.
É importante que não se misture o mamão à ração: a fruta tem de ser colocada em um pote separado. Quem desejar também pode dar o mamão na boca do cachorro, como um petisco.
De quanto em quanto tempo dar mamão ao cachorro?
Os cachorros, da mesma forma que os humanos, costumam ter preferência por determinados alimentos e é por isso que eles podem ser apaixonados por mamão.
Essa seria uma justificativa para que os animais comessem sempre essa fruta, certo? No entanto, não é recomendado dar mamão de forma frequente aos cachorros!
Assim como acontece com os humanos, existe a probabilidade de o cachorro ter diarreia quando consome excessivamente essa fruta, justamente porque ela “solta” o intestino.
Geralmente, quando o cachorro desenvolve diarréia, é preciso levá-lo ao veterinário para que sejam minimizados os riscos. Isso porque a desidratação pode ocorrer rapidamente e ela é bastante grave.
Sendo assim, a recomendação é que se dê mamão ao cachorro em quantidades pequenas, uma vez a cada quinze dias ou quando se percebe que o animal está com dificuldades para fazer cocô.
Além disso, é importante que os tutores fiquem atentos a qualquer reação que o cachorro tenha depois de comer mamão. Se ele tiver diarreia mesmo com quantidades pequenas da fruta, ela não deve mais ser oferecida.
E o mamão desidratado? É liberado?
Hoje em dia, existem diversas frutas desidratadas e uma delas é o mamão. Dessa forma, muitos tutores ficam em dúvida sobre poder dar essa versão da fruta ao animal ou não.
A verdade é que as frutas desidratadas são contraindicadas para os cachorros, seja o mamão, seja qualquer outra. O principal motivo é que elas têm alta adição de açúcar, o que pode ajudar a causar obesidade no animal.
Outra consequência bem séria do consumo de açúcar por parte dos cães é a diabetes: assim como os humanos, eles podem desenvolver esse quadro de glicemia alta.
Portanto, quem quiser oferecer mamão aos cachorros tem de dar apenas a fruta processada na forma de sorvete ou in natura, mas não a sua versão desidratada.
Pode colocar algo em cima do mamão para oferecer?
As pessoas acabam comendo mamão com diferentes cereais, como chia, aveia, etc. No caso dos cachorros, isso não é necessário.
Com relação aos sorvetes de mamão, a única coisa que se deve acrescentar é água. Já para quem prefere dar o mamão em pedaços para o cachorro, não se deve colocar nada em cima, muito menos açúcar.
Determinados cereais, como a aveia, podem potencializar o efeito do mamão e isso pode aumentar o risco de diarreia. Por isso, o mamão deve ser oferecido sozinho.
O que fazer se o cachorro comer a semente do mamão?
Como mencionado anteriormente, é preciso tirar as sementes e a casca da fruta antes de dá-la ao cachorro. Contudo, o que fazer caso ele coma a semente?
A primeira coisa a se esclarecer é que não existem toxinas nessas sementes e nada que possa causar danos imediatos ao animal, ou seja, não é preciso ter medo de envenenamento e coisas do tipo.
As sementes tendem a não ser digeridas. Assim, existem duas possibilidades:
- O cão eliminá-las pelas fezes, sem grandes consequências ou incômodos;
- O cachorro apresentar desconforto gastrointestinal.
No caso de ele ter algum desconforto, alguns dos sintomas são o vômito, os gases e o mal-estar. É possível que esse cachorro deixe de comer por causa dos incômodos que está sentindo.
O ideal em casos assim é sempre procurar um veterinário. Assim, ele poderá verificar como está o intestino e o estômago desse animal, prescrevendo medicações adequadas e até fazendo algum procedimento que seja necessário.
Portanto, fica ainda mais claro o porquê de o consumo das sementes do mamão ser perigoso para os cães.
Você sabia de tudo isso? Lembre-se de compartilhar este texto com quem possui um cãozinho!
Eu sou Gabriel, tenho 28 anos e sou veterinário. Eu adoro animais e vivo no interior de São Paulo. Meu objetivo é compartilhar conhecimentos sobre animais com as pessoas que se interessam por eles.