Os tutores de cachorro sabem muito bem da necessidade de manter a imunidade do pet. Afinal, assim como ocorre com os humanos, eles têm a tendência de ficar doentes quando não estão com a imunidade em dia.
Uma das substâncias que mais afetam a imunidade de cachorros e de humanos é a vitamina C, sendo indispensável o seu consumo frequente. Porém, é aí que aparece uma dúvida que diversos tutores têm: cachorro pode comer laranja? Será que a acidez dessa fruta pode causar problemas ao pet?
Para quem já chegou a cogitar, mas ficou com medo de isso ser ruim pois não sabia se cachorro pode comer laranja, este artigo vai explicar tudo sobre isso!
Primeira coisa: o cachorro pode comer laranja ou não?
Antes de se falar sobre os benefícios da fruta, é interessante esclarecer desde já que cachorro pode comer laranja! Existe uma extensa lista de frutas que os veterinários liberam para que os cachorros podem comer e a laranja, felizmente, faz parte dela.
No entanto, é claro que a acidez da fruta pode ser maléfica ao estômago dos cães se a laranja for oferecida constantemente. É por isso que se deve ter uma espécie de cronograma para que a laranja seja oferecida com regularidade, mas sem exageros.
Benefícios da laranja para os cachorros
Apesar de muitas pessoas não terem o hábito de dar frutas ao cachorro, inclusive laranja, existem diversos motivos para ela ser oferecida ao animal, tais como:
1- Melhora a saúde das células
Uma das funções da vitamina C é agir como um antioxidante. Isso quer dizer que ele torna o envelhecimento mais devagar, significando que a saúde do animal fica mais forte.
Considerando que o cachorro pode comer laranja, as células envelhecem de forma mais lenta, tendo seus sistemas bem mais conservados, como o respiratório, circulatório, reprodutor e muito mais.
2- Traz mais imunidade
Sem dúvida, uma das coisas das quais as pessoas mais lembram quando se trata de laranja é da sua reserva de vitamina C, fazendo com que a imunidade seja mais forte. Com um sistema imunológico melhor, é claro que o cachorro ficará menos suscetível a diversas condições, ajudando a prolongar a sua vida.
Cabe dizer que, quando o cachorro pode comer laranja, tem sua imunidade reforçada, e até mesmo resiste muito mais no caso de contrair qualquer tipo de doença. Sua resposta orgânica é muito melhor, assim como as suas chances de cura.
3- Presença de outras substâncias
A laranja não tem unicamente vitamina C. A verdade é que essa fruta traz aos cachorros muito mais substâncias positivas para a sua saúde, tais como o cálcio e o potássio.
Com relação ao cálcio, é preciso salientar a sua importância para os ossos, especialmente no caso de raças maiores. Isso porque elas têm mais risco de lesões diversas, até na coluna.
Como dar a laranja ao cachorro
Uma vez que se aprendeu que o cachorro pode comer laranja e que essa é uma fruta que favorece a sua saúde, é hora de descobrir qual é a melhor forma de oferecê-la. De acordo com os veterinários, é importante que os tutores deem pedaços de laranja para os cães, sempre se lembrando de retirar as sementes.
Por outro lado, nunca se deve dar a fruta aos pets de forma diferente da in natura. Frutas desidratadas, por exemplo, são grandes fontes de açúcar, podendo aumentar a glicemia do animal e causar uma série de problemas.
Pode oferecer em formato de suco?
É bastante comum as pessoas darem suco para os cachorros, achando que essa é uma forma in natura e, por isso, faria bem aos pets.
Entretanto, é preciso ressaltar que o suco de laranja não é indicado para os cachorros, independentemente da raça! Afinal, essa não é a forma in natura, uma vez que a fruta é espremida e, em muitos casos, coloca-se até um pouco de água.
Portanto, para que os cachorros possam se beneficiar de verdade de todos os pontos positivos da laranja, é preciso que ela seja oferecida sempre em pedaços bem cortados e sem semente.
E o bagaço?
Outra confusão comum que as pessoas fazem diz respeito ao bagaço da laranja: como ele ajuda o funcionamento intestinal dos humanos, já que tem fibras, é comum que os tutores tentem dar isso aos cães.
Vale ressaltar, que o cachorro pode comer laranja, porém, o bagaço nunca deve ser comido, assim como a casca. A razão é que todas essas coisas, junto à semente, podem ficar “paradas” no estômago do cão, sem ser digeridas.
Nesses casos, existe a chance de esse animal começar a vomitar, de se sentir mal, passar a recusar alimentação e até ter excesso de gases. Infelizmente, há cachorros que acabam ficando tão mal por causa do consumo de bagaço, cascas ou sementes de laranja que precisam de ajuda veterinária.
Portanto, ao se dar a laranja para o animal, é necessário grande cuidado para que o cachorro coma apenas a parte efetivamente com o suco.
Qual cachorro pode comer laranja ou não?
Apesar de a laranja ter diversos benefícios para os cachorros, é preciso fazer uma ressalva: determinados cães não devem consumir a fruta por causa da sua tendência a doenças estomacais.
Dentre as raças que não devem consumir a fruta, encontra-se pastor alemão, bulldog francês e o yorkshire terrier.
Para os cachorros de outras raças, além dos que não têm raça definida, é importante que a laranja seja dosada para que a sua acidez não afete o estômago do animal. Uma sugestão é que a fruta seja oferecida uma vez por mês.
E se o cachorro tiver diabetes?
No caso dos cachorros que já têm uma alta taxa de glicemia, é preciso ter mais cuidado. O ideal é que se questione o veterinário a fim de que ele libere o consumo da laranja.
O motivo é que essa fruta tem uma concentração razoável de açúcar e, por isso, pode colaborar para que a diabetes do animal fique ainda maior.
Existe alguma laranja específica para dar aos cachorros?
É bem comum que as frutas tenham subtipos e isso faz com que os tutores questionem: será que qualquer laranja pode ser oferecida?
De fato, todo tipo de laranja pode ser dada aos cachorros, mas a recomendação é que se evite a laranja lima porque ela tem maior quantidade de açúcar.
Cuidados a ter com a laranja antes de oferecer ao cachorro
Existem alguns cuidados que os tutores precisam ter antes de oferecer a laranja aos cachorros, como:
1- Ter certeza se ela está fresca
É muito importante que a laranja oferecida ao cão não esteja “passada”, pois isso pode causar diversos efeitos desagradáveis no animal, especialmente gastrointestinais.
Além disso, recomenda-se comprar a fruta sempre em lugares que sejam confiáveis, dando preferência aos sacolões e às feiras e evitando os supermercados.
2- Retirar tudo o que o cachorro não pode consumir
A primeira coisa a ser retirada é a casca, devendo-se tomar cuidado para que nenhum pedacinho dela se mantenha.
Em seguida, é preciso que a parte branca que fica dentro da laranja também seja retirada, assim como o seu bagaço. Pode-se usar uma faca para retirar apenas a parte laranja da fruta. Por fim, é necessário ter certeza de que não sobrou nenhuma semente antes de a fruta ser oferecida.
E você? Já sabia que cachorro pode comer laranja? Costuma dar essa fruta para o seu pet? Fale para nós nos comentários!
Se você ainda tem dúvidas sobre alimentos que cachorro não pode comer, confira esse outro post que preparamos.
Lembre de compartilhar essas informações com quem também tem um cão e deseja oferecer a melhor alimentação a ele!
Eu sou Gabriel, tenho 28 anos e sou veterinário. Eu adoro animais e vivo no interior de São Paulo. Meu objetivo é compartilhar conhecimentos sobre animais com as pessoas que se interessam por eles.