O morango está dentre as frutas mais adoradas pelas pessoas por causa do seu sabor que alterna o azedo e o doce. Por causa disso, pode haver a dúvida sobre se cachorro pode comer morango e não há quem não pense em oferecer um pedacinho para o seu pet.
Mesmo que muitos cães realmente aceitem essa fruta e até gostem dela, a grande questão é: trata-se de uma fruta segura? Cachorro pode comer morango?
Infelizmente, são diversos os alimentos que oferecem riscos ao seu amigo de quatro patas e vale a pena estar ciente se o morango é um deles.
Assim, se você está pensando em oferecer essa frutinha e quer ter certeza se é permitido, não deixe de ler este artigo!
Índice
Cachorro pode comer morango ou não?
Para a felicidade de muitos tutores, o cachorro pode comer morango sem susto! Essa é uma das frutas que os veterinários indicam para os cães por causa da quantidade de nutrientes que ela tem.
Além disso, o morango é considerado bastante refrescante, sendo uma ótima pedida para aliviar o calor dos cachorros em dias mais quentes.
É claro que o fato de ele ter um componente azedo faz com que se tenha de ter cuidado no oferecimento da fruta: cachorro pode comer morango, mas não dá para consumi-la todos os dias, por exemplo.
Contudo, adicionar o morango à dieta do cão é algo bastante benéfico e que vai apenas colaborar para a sua boa saúde!
Por que o morango faz bem aos cachorros?
Como mencionado, cachorro pode comer morango e existem vários nutrientes na fruta que são aproveitados pelo organismo do seu cãozinho, aumentando a sua saúde.
Porém, vale a pena ficar ciente de forma mais profunda de quais são as vantagens de dar essa fruta ao seu melhor amigo:
1. Vitamina A
Essa é uma fruta repleta de vitamina A e ela traz muito mais saúde para os olhos desse cachorrinho, prevenindo a cegueira e diversas outras doenças.
Dessa forma, raças que têm propensão aos problemas oculares precisam consumir periodicamente morango para reforçar a quantidade de vitamina A em seu organismo.
Vale dizer que essa vitamina também colabora com a saúde dos hormônios do seu cachorro, fazendo com que eles sejam melhor sintetizados.
2. Antioxidantes
Existe uma substância específica no morango que recebe o nome de antocianina. Poucas pessoas sabem, mas é ela que faz com que ele tenha cor avermelhada e ela é fundamental para que o envelhecimento celular seja combatido.
3. Fibras
As fibras são elementos que ajudam a regular o funcionamento do intestino, não deixando que o seu cachorrinho fique com prisão de ventre.
Aliás, é válido dizer que a prisão de ventre vai além de não conseguir evacuar: na realidade, esse quadro também faz com que o animal tenha dor abdominal em decorrência da quantidade de gases que acabam se acumulando.
Com as fibras do morango, esse cachorro vai conseguir fazer cocô de forma mais regular e ainda não terá todo o mal-estar relacionado à constipação.
4. Poucas calorias
Os veterinários têm uma preocupação enorme com os cachorros que apresentam obesidade, que são aqueles que estão acima do peso.
Para os animais de grande porte, isso pode facilitar os problemas de locomoção e as doenças de coluna, mas também é perigoso para os animais menores.
Essa é mais uma razão para que o morango possa ser consumido tranquilamente: porque ele tem pouquíssimas calorias!
Sendo assim, ele não colabora com o aumento de peso e pode ser oferecido até mesmo a cães que já estão obesos.
5. Vitaminas do complexo B
Essas são vitaminas fundamentais para que o cachorro tenha a sua glicemia sob controle, além de garantir que o seu sistema nervoso esteja mais saudável.
6. Minerais
Mais uma razão para que os tutores não deixem de oferecer o morango aos cachorros é que ele tem uma quantidade expressiva de minerais, como zinco e potássio.
Cachorro pode comer morango, mas é preciso consumir de forma moderada
Mesmo que digamos que o cachorro pode comer morango, que essa fruta tem muitos benefícios e que nem mesmo aumente o peso do cachorro, é claro que ele não deve ser oferecido de maneira descontrolada.
De forma geral, os veterinários indicam que os tutores vão alternando as frutas que os cachorros podem consumir, ou seja, o morango pode ser oferecido uma vez a cada quinze dias ou até mais.
Além disso, não se deve dar diversos morangos para o cachorro de uma vez: é preciso moderação, levando em conta que essa fruta pode causar diarreia. A explicação está justamente na sua grande quantidade de fibras.
Portanto, ao mesmo tempo em que o morango é benéfico porque ajuda o intestino do seu amigo a funcionar melhor, ele também pode “soltá-lo” de forma perigosa.
Como o cachorro pode comer morango?
Existem duas formas muito legais de dar o morango ao seu cachorrinho e uma delas é colocá-lo no freezer. Não é preciso adicionar água e nem bater a fruta: basta colocá-la in natura para gelar.
Dessa maneira, nos dias de calor, o seu cãozinho poderá se beneficiar de todos os nutrientes da fruta e ainda se refrescar.
Outra forma é simplesmente picar o morango, tirando a sua parte verde, e dar ao cachorro como petisco ou mesmo em seu potinho.
Precisa retirar todas as sementes?
Muitos tutores, ao planejar dar morango ao cachorro, já ficam preocupados com todo o trabalho para retirar cada semente da fruta.
Afinal, a recomendação dos veterinários é que esses animais não engulam as sementes para que eles não tenham problemas gastrointestinais.
Felizmente, é possível dar o morango ao cachorro mesmo com as sementes, sem que isso represente qualquer risco ao seu melhor amigo!
Pelo contrário: essas sementes têm enorme concentração de fibras e colaboram para controlar a constipação. Por isso, pode-se dizer que o morango é uma fruta bem prática de se oferecer ao seu cão.
Qual cachorro não pode comer morango?
Assim como acontece com todo tipo de fruta, existem alguns cachorros para os quais o morango não é tão indicado.
Primeiramente, pode-se falar dos que têm o estômago mais sensível. Afinal, não dá para esquecer que o morango também é um pouco azedo e pode colaborar para mal-estar gástrico nos cachorros que têm essa propensão.
Cabe salientar que é possível que o cachorro tenha algum tipo de intolerância à essa fruta e, por isso, é interessante fazer um teste.
Isso significa dar um pedaço pequeno do morango e esperar algumas horas para ver se o cachorro tem diarréia ou qualquer outro sintoma.
Dicas para oferecer o morango ao cachorro
É de extrema importância verificar antecipadamente se o morango tem algum sinal de bolor, já que essa fruta fica embolorada bem rápido e pode fazer bastante mal ao cachorro.
Além disso, é primordial que se prefira comprar o morango em lugares como a feira ou hortifrutis porque eles tendem a ser mais frescos.
É necessário pensar sempre que o morango é doce e, por isso, costuma atrair formigas. Sendo assim, é preciso retirar o pote com a fruta assim que o cachorro terminar de comer, não a deixando exposta por muito tempo.
Outro cuidado é nunca colocar o morango misturado à ração. Isso vai servir apenas para que a ração tenha de ser descartada depois, sem contar que vai afetar o sabor do morango e o cachorro pode recusá-lo.
Portanto, é interessante ter um pote apenas para que os cachorros consumam frutas e que ele esteja sempre bem limpo.
Por fim, deve-se evitar dar o morango inteiro ao seu melhor amigo, principalmente se ele for de pequeno porte, para reduzir as chances de engasgo.
Já sabia que cachorro pode comer morango?
E aí, aprendeu como dar o morango ao seu cachorrinho? Tem mais dúvidas sobre alimentos que cachorro não pode comer? Confira aqui e compartilhe estes artigos com outras pessoas para ensiná-las também!
Eu sou Gabriel, tenho 28 anos e sou veterinário. Eu adoro animais e vivo no interior de São Paulo. Meu objetivo é compartilhar conhecimentos sobre animais com as pessoas que se interessam por eles.