Airedale Terrier é uma raça de cães originária da região do rio Aire em Yorkshire, Inglaterra onde era usado para a caça do javali e corsa.
Na caça fazem um bom trabalho de matilha ou individual. Mandibula possante e comprida, é mesmo a mais possante dos canideos conseguindo com facilidade partir, agarrar e rasgar. Tem um pelo muito duro e resistente encaracolado, com tons do beige ao cobre quase fulvo e dorso preto. Excelente pisteiro pelo olfacto apurado.
Como cão doméstico é extramamente fiel, verdadeiro “cão de um só dono”, escolhe na familia um alvo de protecção que segue e proteje acima dos outros, que respeita e acompanha cegamente.
Normalmente essa pessoa não será aquela a quem obedece quando, como grande brincalhão estouvado que é, estiver a fazer arruaça. Na maior parte do tempo tem um comportamento independente, aliás gosta da sua independencia.
Procura normalmente lugares frescos e cobertos que lhe lembrem tocas. Adora cavar terra e mesmo um vaso pode ser alvo da sua brincadeira, é uma raça muito ligada à natureza, perfeito para uma quinta em matilha de pelo menos 5 a 6 individuos. A sua origem remonta a um cruzamento de terrier tipo fox terrier com bloodhound.
É o maior e mais pesado dos Terriers, por isso denominado King of Terriers. De acordo com o livro A Inteligência dos Cães, de Stanley Coren, o Airedale encontra-se na 29ª posição entre as 79 pesquisadas.
Eu sou Gabriel, tenho 28 anos e sou veterinário. Eu adoro animais e vivo no interior de São Paulo. Meu objetivo é compartilhar conhecimentos sobre animais com as pessoas que se interessam por eles.