A marca registrada do Chow Chow, provavelmente seu traço mais marcante, é a língua de tom azul ou roxo que faz com que qualquer pessoa reconheça o cãozinho ao redor do mundo. Mas há muitos outros aspectos dos cães dessa raça que vale a pena destacar, como a imponência, a lealdade e o instinto protetor com relação ao seu tutor.
Características gerais da raça
Energia | 🐶🐶🐶 |
Obediência | 🐶🐶🐶 |
Inteligência | 🐶🐶🐶 |
Territorialismo | 🐶🐶🐶🐶🐶 |
Apego ao dono | 🐶🐶🐶🐶 |
Tendência a latir | 🐶 |
Relação com crianças | 🐶🐶 |
Relação com outros animais | 🐶🐶 |
Bom para apartamento | 🐶🐶🐶 |
Peso | 20 a 35 kg |
Altura | 45 a 55 cm de altura, considerando o dorso do animal |
Expectativa de vida | de 12 a 15 anos |
Origem da raça
Uma das raças de cachorro mais antigas do mundo, o Chow Chow surgiu há mais de 2 mil anos na China. Alguns dos registros históricos mais antigos mostram esculturas de cerâmica do animal, que seria utilizado principalmente como cão de guarda, mas também como cão de caça e até animal de tração.
Há indícios de que o Chow Chow também era utilizado para cuidar de rebanhos, participar de rinhas e atuar até mesmo como cão de carruagem.
Como é bastante comum com as raças mais antigas, é praticamente impossível precisar com exatidão a origem do Chow Chow. As suspeitas mais fortes são de que ele tenha surgido a partir de cruzas entre o Mastim Tibetano e o Spitz.
A chegada do Chow Chow nos Estados Unidos aconteceu em 1890, mas o registro do American Kennel Club veio apenas anos mais tarde, em 1903. Na Inglaterra, outro país reconhecido por seu interesse em raças de cachorro, o Chow Chow passou a receber mais atenção somente por volta de 1920.
Cuidados de saúde
O Chow Chow é muito caracterizado por sua postura física imponente, típica de cão de guarda, e também por sua pelagem densa. O pelo pode ser áspero ou liso, a depender da herança genética do animal.
Quando o pelo é áspero, a escovação diária usando escovas rasqueadeiras é fundamental para manter a pelagem bonita e saudável, além de remover nós e sujeiras que podem ficar presas nos fios. Além da camada exterior, o Chow Chow possui também um subpelo, que é suave e parecido com lã, presente especialmente em torno do pescoço, formando uma juba.
Nos animais de pelo liso, os fios são curtos e densos, fazendo com que o cão tenha o aspecto parecido com um bichinho de pelúcia. Aqui, a escovação pode ser realizada uma a duas vezes por semana.
Em ambos os casos é preciso utilizar shampoo e condicionador próprio para cachorro, garantindo que a pele esteja totalmente seca depois do banho para evitar a proliferação de fungos e bactérias.
De maneira geral são cães bem saudáveis. Alguns indivíduos podem apresentar displasia coxofemural, que é o encaixe errado do fêmur no quadril, enquanto outros podem ter a pálpebra recobrindo os olhos, algo que pode ser resolvido com um procedimento cirúrgico.
Higiene
Como o principal problema de saúde do Chow Chow são as dermatites, podemos dizer que garantir que o pet esteja completamente seco depois do banho é o cuidado número um a tomar. Uma alimentação de qualidade, com ração adequada ao peso, idade e fase da vida do animal também faz toda a diferença, bem como moderação na oferta de petiscos e guloseimas.
A escovação também é fundamental para evitar que o cachorro fique com tufos de pelos soltos emaranhados ao corpo, o que pode provocar coceira e bastante incômodo. As dobrinhas da cabeça, especialmente do rosto, devem ser limpas diariamente para remover restos de água e alimento e evitar alergias e coceiras que podem se transformar em feridas.
Caso as unhas não se desgastem naturalmente em passeios ou pisos mais ásperos, como cimento e concreto, será necessário apará-las com o uso de um cortador próprio para animais. Você mesmo pode fazer isso ou, idealmente, pode contar com um Pet Groomer que dê conta do trabalho.
O mesmo vale para cuidados com os dentes e com os ouvidos. Hábitos de higiene regulares evitam problemas que parecem bobos à primeira vista, mas que podem se tornar grandes dores de cabeça se não forem resolvidos rapidamente.
Temperamento
O Chow Chow é um cão reservado, independente, sério e que não gosta nem um pouco de ser incomodado. São leais e muito protetores com o tutor e sua família, mas definitivamente não são cães que gostam de abraços, beijinhos e grude.
Nos momentos de descanso, alimentação e sono, é fundamental que sejam respeitados e deixados quietos. Do contrário, podem se aborrecer e se tornar agressivos em questão de segundos.
A socialização com outras pessoas e animais é fundamental para qualquer raça de cachorro, mas para o Chow Chow é ainda mais crítica. Por sua herança ser fortemente voltada para a guarda e o trabalho, a tendência é ver qualquer um de fora do círculo familiar como uma ameaça, e não tenha dúvidas: ele não vai hesitar se sentir que deve atacar.
O Chow Chow é um cão dominante, seguro de si, que não vai ter nenhum problema em passar a mandar na casa se não for apresentado a limites. Não é uma raça recomendada para tutores inexperientes e geralmente precisam passar por adestramento profissional para que não se tornem agressivos e difíceis de lidar.
Inteligência e adestramento
O Chow Chow pode se beneficiar muito de um processo de adestramento profissional, desde que seja baseado em paciência, respeito e reforço positivo. Esse cachorro não aceita agressões físicas e verbais, ameaças, castigos e outras coisas do tipo. Não se engane: ele é muito leal, mas se for preciso atacar para se proteger, ele irá fazê-lo sem pensar duas vezes.
Muitas pessoas dizem que não é um cachorro muito inteligente, mas isso não é verdade. Ele entende o que está sendo pedido, porém pode escolher não obedecer. É um cão independente, quieto e reservado, que gosta de ter seu espaço, sua rotina e fazer as coisas do seu jeito. Em outras palavras, é dono de si mesmo e exige ser tratado com respeito.
Por isso, é preciso um tutor com pulso firme para ensiná-lo a fazer o básico, como suas necessidades no tapete higiênico. Muita paciência, rotina e consistência podem levar adiante o objetivo de adestrar um Chow Chow.
Alimentação
Além de escolher uma ração de qualidade, adequada ao peso, idade e fase da vida do Chow Chow, é preciso ofertar o alimento em quantidades e frequências determinadas por um médico veterinário.
Por ser muito peludo e fofinho, pode ser demorado perceber quando o Chow Chow está acima do peso, então é preciso seguir a orientação médica para evitar problemas de saúde decorrentes do sobrepeso.
Brinquedos e passeio
Diferentemente de outras raças bem brincalhonas, como o Golden Retriever e o Pug, o Chow Chow não é muito chegado em brincadeiras. No entanto, ele ainda pode se divertir com atividades de enriquecimento ambiental e jogos que o incentivem a conquistar seu próprio alimento.
Os passeios, por outro lado, são excelentes tanto sob o aspecto do exercício físico, que precisa ser incentivado nos cães dessa raça (que, em alguns casos, podem ficar horas e horas apenas deitados e dormindo), quanto da perspectiva da socialização.
A guia utilizada deve ser do tipo que oferece mais controle ao tutor, da maneira mais precisa e rápida possível. Em algumas situações pode ser necessário também o uso de focinheira por uma questão de segurança, tanto para o cachorro quanto para outras pessoas e animais.
Convivência e socialização
Como dissemos, o Chow Chow é um cachorro que exige respeito, e isso se faz presente em todas as suas atividades e comportamentos. Quando o animal está quieto, deitado, dormindo ou apenas descansando, ele não quer ser incomodado. O mesmo vale para os momentos de refeição ou quando estiver fazendo suas necessidades físicas.
A convivência pode ser tranquila desde que seja muito bem-feito um trabalho de socialização desde que o pet é filhote. Por ser muito dono de si e independente, ele irá testar os limites para estabelecer dominância e, se não encontrar um tutor firme, vai mandar e desmandar na casa.
A convivência com crianças e outros animais deve ser feita com muita cautela. Isso porque o Chow Chow não é um cachorro do tipo que tolera abraços, beijinhos, puxões de orelha, no rabo e por aí vai. Sua personalidade não chega a ser ranzinza, mas podemos dizer com segurança que ele prefere estar em sua própria companhia.
Dito isso, a socialização é imprescindível para que este não se torne um cachorro agressivo e perigoso, do tipo que irá avançar em qualquer pessoa por qualquer motivo.
Casa ou apartamento?
O Chow Chow praticamente não late, o que o torna um ótimo candidato para tutores que moram em apartamento. Da mesma maneira, não é um cão com tendência a destruir móveis e objetos, mesmo quando ainda é filhote e está trocando os dentes.
Por seu tamanho e personalidade, podemos dizer que é um cachorro mais indicado para quem mora em casa ou apartamentos grandes, de preferência com áreas externas, como quintais e jardins, desde que tenha acesso livre e garantido a locais frescos e secos, abrigados do sol e da chuva, onde possa descansar e se alimentar com tranquilidade.
Mesmo que fique no quintal, não deve ser isolado do convívio familiar, justamente para não aumentar ainda mais a tendência territorialista e sua necessidade de testar limites para ver quem manda. O isolamento do Chow Chow, tanto da família quanto do convívio com outros animais e pessoas pode se transformar rapidamente em combustível para seus traços mais agressivos.
Pronto para ter um filhotinho de Chow Chow?
Se você chegou até aqui e está convencido de que o Chow Chow é o cão perfeito pra você, o primeiro passo é procurar por um criador de confiança, que trate os animais com o respeito e cuidado que eles merecem.
Sempre que possível, procure conversar também com tutores que tenham encontrado seus filhotes no mesmo criador que você pretende contatar, e verifique as condições em que os animais são criados.
Muitas pessoas, visando apenas o lucro, exploram os animais e os deixam em condições terríveis de sujeira e confinamento, que posteriormente irão influenciar até mesmo seu temperamento e a maneira como lidam com seres humanos. Caso encontre sinais de maus tratos, denuncie!
Lembre-se também de que os traços de que falamos aqui são características generalizadas da raça, mas que ainda há muito espaço para a personalidade do indivíduo, que está diretamente relacionada ao tratamento e educação que recebe.
Fique por dentro de tudo o que acontece no mundo dos filhotes e confira outros artigos do nosso Guia de Raças no site. Até a próxima!
Apaixonada por cães desde criança, tem uma vasta coleção mental de informações aleatórias sobre várias raças. É do tipo que atravessa a rua para cumprimentar um cãozinho que está na outra calçada, e que sabe o nome dos pets, mas esquece o das pessoas.