Guia de Raças | Shih Tzu: companheiro e divertido

Fofinho, alegre e companheiro, o Shih Tzu é uma das raças que mais se popularizou nos últimos anos no Brasil por sua disposição em acompanhar seus tutores nas mais diversas aventuras e pela facilidade em lidar com crianças.

Ele pode não ser do tipo mais atlético dentre todas as raças de cachorro. Mas o que talvez falte em agilidade, sobra em dedicação e paixão pelo tutor.

Características gerais da raça

Energia 🐶🐶🐶
Obediência 🐶🐶🐶🐶
Inteligência 🐶🐶🐶🐶
Territorialismo 🐶🐶🐶
Apego ao dono 🐶🐶🐶🐶🐶
Tendência a latir 🐶🐶🐶
Relação com crianças 🐶🐶🐶🐶🐶
Relação com outros animais 🐶🐶🐶
Bom para apartamento 🐶🐶🐶🐶🐶

 

Peso 4 a 10 kg
Altura 20 a 30 cm de altura, considerando o dorso do animal
Expectativa de vida de 10 a 13 anos

 

Origem da raça

Uma das raças mais antigas do mundo, o Shih Tzu já aparece em documentos e pinturas com data de, aproximadamente, 624 antes de Cristo. Reza a lenda que a raça surgiu quando uma princesa chinesa se apaixonou por um plebeu mongol. Percebendo que não poderiam viver esse amor, cruzaram um Pequinês com um Lhasa Apso, dando origem à raça.

Ainda que o surgimento aponte o Tibete como origem, o desenvolvimento da raça aconteceu mesmo na China, como cão de companhia da família imperial. O registro no Kennel Club aconteceu muitos anos depois, somente em 1940.

Shih Tzu significa cão leão, apelido dado devido ao formato típico da pelagem em torno da cabeça do cãozinho.

Cuidados de saúde

O Shih Tzu é uma raça de cachorro braquicefálico, ou seja, de nariz achatado. Cães desse tipo são conhecidos por sua propensão a ter problemas respiratórios, especialmente durante atividades físicas mais intensas. Nos dias de muito calor, o pet pode ficar superaquecido e passar muito mal, então é preciso deixá-lo em locais frescos e ventilados, e com acesso livre à água.

O Shih Tzu não tem muita força muscular nem tanta energia para correr como outros cães de pequeno porte. Mas isso não quer dizer que ele vai dispensar passeios e brincadeiras, que inclusive são importantes para evitar que o pet fique acima do peso ideal.

Por ter os olhos mais saltados, é preciso manter os pelos da região aparados e sempre limpos. A raça pode ter tendência à úlceras de córnea, olhos ressecados, e ceratites, além de lesões.

Doenças de pele, como alergias, e otites são comuns, especialmente pelo fato da orelha ser caída e peluda, provocando abafamento na região. A função renal deve ser monitorada ao longo da vida. Essa é uma raça com grande tendência à coprofagia, ou seja, o hábito de ingerir as fezes.

Essa é uma condição de origem misteriosa e, embora alguns especialistas acreditem ser genética, não há comprovação científica.

Higiene

O pelo do Shih Tzu requer tosa regular para se manter limpo e saudável. Os fios longos podem se embaraçar, provocando nós que são incômodos e dolorosos para o pet, além de reter muita sujeira da rua durante os passeios.

As unhas devem ser aparadas periodicamente por um Pet Groomer profissional, e os ouvidos mantidos secos e limpos para evitar a proliferação de fungos e bactérias que se aproveitam de locais úmidos e abafados para se multiplicarem.

O mesmo vale para a pele, que deve ser bem seca sempre que o pet se molhar, seja no banho ou brincando com água.

Como dissemos, o Shih Tzu infelizmente tem grande propensão a praticar coprofagia, que é o ato de comer as próprias fezes e, por vezes, de outros animais também. A condição é extremamente desagradável para os seres humanos, e pode ser fonte de problemas também para o animal. Por isso, o melhor a fazer é levar o pet para fazer suas necessidades na rua, recolhendo as fezes e impedindo que ele tenha contato com elas.

Em casa, o recomendado é estar sempre atento para recolher as fezes tão logo o cão faça suas necessidades, pois as chances de que ele vá mexer no cocô são maiores caso os dejetos fiquem “disponíveis” por muito tempo.

Temperamento

O Shih Tzu é um cão dócil, tranquilo, que gosta de brincar. Ainda que não seja tão enérgico quanto um Border Collie, por exemplo, vai curtir muito os passeios na pracinha e no parque e as brincadeiras com bolinhas.

Não costuma ser agressivo, e ama ficar com seu tutor, inclusive no colo, podendo ser considerado um pouco “grudento” em alguns casos. É dengoso, adora carinho e atenção. Não costuma latir muito, mas deve ser ensinado desde filhote a obedecer para não dar problemas na vida adulta.

Inteligência e adestramento

Podemos dizer que o grande trunfo de quem quer adestrar um Shih Tzu é a imensa – e intensa – vontade de agradar seus tutores. O cãozinho apresenta alguns traços de teimosia e pode querer se rebelar e fazer o que bem entender, mas seu companheirismo e lealdade ao tutor podem contornar isso, desde que o adestramento seja feito assim que ele chegar em casa, e ainda filhote.

Um ponto de atenção é a ansiedade de separação, que pode se manifestar nos cães que passam alguns períodos sozinhos em casa. É preciso lidar com isso o quanto antes para que o pet não desenvolva comportamentos destrutivos com a casa, como roer objetos, fazer xixi e cocô fora do lugar certo, e consigo mesmo, mordendo e coçando compulsivamente partes do corpo como patas, orelhas e rabo.

Alimentação

O recomendado para manter o Shih Tzu saudável é oferecer ração de qualidade, adequada à idade e ao peso do animal, bem como à sua fase da vida. Filhotes, jovens, adultos e idosos têm necessidades nutricionais diferentes, bem como cadelas prenhes e amamentando.

A frequência das refeições e a quantidade deve ser orientada por um médico veterinário, para não exagerar. O Shih Tzu pode ficar acima do peso com facilidade, e a obesidade traz uma série de problemas de saúde que podem ser difíceis de sanar.

O mesmo vale para os petiscos: muito eficientes como reforço positivo no adestramento, podem ser oferecidos, desde que em quantidades moderadas.

Brinquedos e passeio

As guias peitorais costumam ser as preferidas dos tutores de Shih Tzu, especialmente por conta de sua característica braquicefálica, como já mencionamos. Os passeios devem ser feitos nas horas mais frescas do dia.

Os brinquedos preferidos costumam ser ossinhos e outros brinquedos para roer, bolinhas e cordas, e bichinhos de pelúcia.

Convivência e socialização

O Shih Tzu não costuma ser agressivo, lidando bem com crianças e outros animais, além de visitas e pessoas estranhas na rua. No entanto, vale ressaltar que esse é um comportamento aprendido, e que precisa ser reforçado desde que o animalzinho ainda é filhote.

Por ser um cão alerta, o Shih Tzu pode latir por diferentes motivos, e em várias situações. Para que essa não se torne uma característica incômoda para as pessoas, é preciso ensiná-lo quando parar. Uma boa maneira de manter o pet ocupado e concentrado mentalmente são os brinquedos de enriquecimento ambiental. Além de estimular o cão, também vão fazer com que ele passe menos tempo sem ter nenhuma atividade a que se dedicar. O tédio é um inimigo perigoso dos cães dessa raça.

Casa ou apartamento?

Por sua natureza mais delicada, podemos dizer que o Shih Tzu é mais indicado para áreas internas, como apartamentos, ou mesmo casas em que possam acessar o interior de maneira irrestrita.

É preciso tomar cuidado com as temperaturas extremas, tanto calor quanto frio, oferecendo ao cão abrigo, água fresca e limpa, e alimentação adequada. Nos períodos de maior calor, o pet deve permanecer na sombra e com ventilação adequada, para não superaquecer.

Pronto para ter um filhotinho de Shih Tzu?

Se você chegou até aqui e está convencido de que o Shih Tzu é o cãozinho perfeito para você, temos apenas mais algumas recomendações. A primeira, e mais importante, é procurar um criador responsável, se possível fazendo uma visita ao canil e conversando com outros tutores cujos filhotes sejam provenientes do mesmo local.

Pesquise bastante sobre a raça, converse com outras pessoas que convivem regularmente com o cãozinho Shih Tzu, fale com veterinários e só então siga adiante. Lembre-se de que esse é um compromisso por toda a vida!

Gostou do nosso artigo sobre Shih Tzu? Conte pra gente, aqui nos comentários, que outra raça você gostaria de ver no nosso guia. Até a próxima!

Deixe um comentário