Curiosidades Sobre os Animais

Você já se perguntou por que os cães têm comportamentos tão curiosos, como cheirar o rabo de outros animais ou se aproximar quando falamos com eles?

Entender o mundo sensorial dos nossos amigos peludos ajuda a esclarecer comportamentos que, à primeira vista, parecem estranhos, mas que têm raízes profundas em sua biologia e história evolutiva.

Neste post, falarei algumas curiosidades fascinantes sobre os cães e outros animais, desde sua incrível capacidade auditiva até a maneira como percebem cores e até mesmo como lidam com emoções, como a depressão.

Por que os cães cheiram o rabo dos outros animais?

Na região do ânus dos cães há uma glândula de cheiro que identifica cada animal, como uma espécie de impressão digital para os humanos. Esses odores fornecem muitas informações sobre o bicho.

Antes de serem domesticados, os cães identificavam o líder da matilha pelo cheiro do ânus. Desta forma, sabiam se ele estava comendo com mais frequência e, portanto, defecando mais e se estava ingerindo a melhor parte da caça, que possui um cheiro diferenciado e é de propriedade do líder.

Quando um cão quer mostrar autoridade, ele levanta o rabo como se tivesse orgulho do cheiro do seu ânus. Por outro lado, um animal submisso age inversamente, escondendo a sua cauda, quando ficam com medo.

Algum animal entende a linguagem humana?

Muitos animais entendem palavras pronunciadas por nós. Até o momento, testes científicos comprovam que os mais aptos a captarem a linguagem humana são os bonobos (um macaco parecido com chimpanzé), os chimpanzés e os papagaios.

Os cães ouvem melhor que os humanos?

Sim, eles conseguem ouvir um som a uma distância quatro vezes maior do que somos capazes. Além disso, com a ajuda de suas orelhas direcionáveis, eles conseguem captar com precisão a direção da origem do som em apenas seis centésimos de segundo.

Os cães captam sons além da nossa frequência. Os humanos ouvem frequências entre 16 e 20.000 Hz, enquanto os cachorros podem ouvir entre 10 e 40.000 Hz.

O animal tem depressão?

Sim, assim como os humanos, qualquer mamífero pode ficar deprimido. Nos animais de estimação, um dos principais sintomas é o desinteresse pelas atividades rotineiras, como comer, passear, brincar.

A origem pode ser genética ou causada por doenças, como viroses. Manter um animal isolado do carinho do dono ou preso em um ambiente pequeno e sem estímulos também pode gerar depressão. E até mesmo o estado depressivo do dono pode afetar o animal.

É verdade que os cachorros não enxergam algumas cores?

Sim, eles enxergam em azul, amarelo e cinza. Não conseguem diferenciar as cores verde e vermelho. Portanto, se quiser ensinar seu animal de estimação a buscar objetos no gramado, por exemplo, escolha os de tons azuis, pois será mais fácil de localizá-los visualmente.

Conclusão

Compreender melhor os comportamentos e necessidades dos nossos animais de estimação é essencial para fortalecermos nossos laços com eles e garantirmos seu bem-estar.

Esperamos que essas curiosidades tenham ajudado você a ver o mundo através dos olhos – e ouvidos! – dos cães e de outros animais. Afinal, nossos amigos de quatro patas têm muito a nos ensinar sobre sensibilidade e comunicação.

Deixe um comentário