Pode tosar gatos?

Ter um animal de estimação demanda cuidados, especialmente no que tange o bem-estar do bichinho. Quando falamos em higiene, por exemplo, é muito comum nos depararmos com cães sendo levados para a tosa. No entanto, uma dúvida que permeia o assunto é: pode tosar gatos?

Sabemos que cães e gatos demandam cuidados diferenciados. Enquanto o cachorro precisa de passeios e banhos frequentes, o gato é mais caseiro e tem o hábito de se higienizar sozinho. No entanto, para saber se é possível tosar um gato, é necessário que alguns pontos sejam considerados.

No artigo de hoje, vamos falar sobre em quais situações a tosa para gatos pode ser recomendada e quais os fatores que precisam ser levados em consideração. Será que Pode tosar gatos em casa. Quer entender mais sobre o assunto?  Continue com a gente!

Quando a tosa para gatos é recomendada?

A tosa para gatos é recomendada quando o bichinho é muito peludo e vive em um ambiente com altas temperaturas. O procedimento, nestes casos, pode ajudar para que o pet se sinta mais confortável. Algumas raças como Angorá e Ragdoll possuem uma maior quantidade de pelos e isso gera certos desconfortos durante o verão.

No geral, a escovação diária e os cuidados para aliviar o calor do gato podem ser suficientes. No entanto, a melhor alternativa é consultar um veterinário de confiança antes de decidir pela tosa ou não de sua pelagem.

Além disso, é fundamental observar se os pelos do gatinho não o atrapalham na realização de atividades comuns do felino, como enxergar corretamente, andar sem escorregar ou fazer as suas necessidades fisiológicas sem se sujar.

Quais são os tipos de tosa para gatos?

Assim como ocorre com os cães, existem alguns tipos de tosa que são mais comuns entre os gatos. Normalmente, elas visam não somente a estética, mas também a higienização do pet. Dentre as principais, podemos destacar:

Tosa tradicional

A tosa tradicional consiste em aparar os pelos do gato de maneira uniforme e em sua totalidade, garantindo assim, um conforto térmico para o animal. Essa prática pode ser realizada por meio de tesouras ou máquina apropriada, isso vai depender do tipo de pelagem do pet e do local que o serviço será feito.

O ideal é que a tosa seja feita permitindo que o pelo do gato fique mais curto, porém não tão próximo à pele. Isso porque, a derme dos felinos costuma ser muito sensível, ocasionando em irritação, coceira e até pequenas feridas.

Tosa higiênica

Esse tipo de tosa é característico para a região íntima do pet, sendo necessária para remover os nós dos pelos. Além disso, ajuda a reduzir a queda e ainda melhorar os sintomas de bolas de pelo no organismo do gato.

A tosa higiênica, como o próprio nome sugere, está diretamente associada à higiene do animal. Ainda que os gatos sejam considerados extremamente limpos, há a possibilidade de alguma sujeira ficar grudada na região, causando mau cheiro e incômodos.

Pode tosar gatos em casa?

Não é recomendado que nem cachorros, nem gatos sejam tosados em casa. Isso levando em consideração a complexidade da tarefa. Contudo, se você tem um bichinho mais tranquilo e prefere resolver o problema sem precisar ir a um pet shop, deixamos algumas dicas:

  • prefira um ambiente calmo e, de preferência, com poucas pessoas;
  • não realize a tosa na presença de outros animais, para que o gato não fique estressado;
  • antes do procedimento, escove os pêlos para acertar o corte;
  • caso tenha mais habilidade, utilize a tesoura groomer, pois o barulho da máquina pode incomodar o animal;
  • seja rápido e preciso.

Vale ressaltar que todo o processo deve ser feito com calma para não machucar, nem estressar o pet. No entanto, caso o animal apresente qualquer reação negativa ou até mesmo comportamento agressivo, o melhor a se fazer é não insistir.

Quais raças de gatos precisam ser tosadas?

Normalmente, grande parte dos gatos domésticos não precisam de tosa. Entretanto, algumas raças podem ter uma necessidade maior de ser tosadas devido ao excesso de pelos. Dentre as mais comuns:

  • persa;
  • angorá;
  • norueguês da floresta;
  • siberiano;
  • maine coon;
  • birmanês;
  • ragdoll.

Que outros cuidados são necessários com o pelo dos gatos?

Além da tosa, os gatos, especialmente os mais peludos, precisam de cuidados diferenciados para manter a aparência dos pelos bonita e viçosa. Abaixo, você acompanha alguns desses cuidados:

Escovação diária

Ainda que o gato tenha a pelagem mais curta, a escovação é uma maneira de evitar que se formem bolas de pelos. Além de auxiliar para o desembaraço, ainda remove as sujeiras da superfície.

Os especialistas recomendam que o ideal é acostumar o gato ainda filhote, para que ele não fique agressivo durante o procedimento.

Banhos periódicos

Para que a pelagem do animal se mantenha saudável e livre de sujeiras, é fundamental que sejam dados banhos periódicos nos felinos. Recomenda-se que a cada 60 dias esse tipo de limpeza seja feita.

Embora o gato tenha o hábito de tomar banho sozinho, essa prática é indispensável para manter a higiene dos animais, especialmente os mais peludos.

Alimentação saudável

Os gatos, assim como os humanos, precisam manter uma alimentação saudável para a saúde ficar em dia. Em razão disso, é fundamental oferecer uma ração de qualidade para que ele possa se desenvolver bem e preservar a pelagem.

Acompanhamento veterinário

A realização de visitas periódicas ao médico veterinário de confiança é indispensável para garantir a saúde do gato. Além disso, um profissional pode orientar melhor a respeito das questões com a tosa e qualquer outro tipo de problema associado.

Busque sempre o melhor para o seu felino!

Independentemente da necessidade da tosa, é importante buscar sempre o melhor para o seu felino. Os gatos, assim como os cães, possuem necessidades e devem ser bem cuidados para preservar não só a aparência dos pelos, mas a sua saúde de forma geral.

Se você tem dúvidas quanto a melhor maneira de cuidar do seu gato, não hesite em realizar um acompanhamento com o profissional veterinário e levar o seu pet também para uma avaliação no pet shop.

Esperamos que este conteúdo tenha sido útil e principalmente tirado todas as suas dúvidas. Não se esqueça de compartilhar o artigo e até o próximo!

Deixe um comentário