A importância do mercado pet está se tornando cada vez maior e, apenas no ano de 2022, o Brasil chegou a superar os R$ 60.000.000 em faturamento neste setor.
Sendo assim, não causa espanto que haja uma valorização das profissões nesse mercado e o pet groomer é uma delas.
É bem verdade que nem todo mundo sabe, à primeira vista, o que faz um pet groomer: o que esse profissional faz? Onde ele costuma trabalhar?
Índice
Se você gosta de animais e está considerando começar uma carreira nova no mercado pet, continue lendo este material que criamos para falar tudo sobre pet groomer: o que ele faz, quais são as características indispensáveis para esse profissional e como começar a trabalhar.
O que é um pet groomer?
O pet groomer é um profissional que as pessoas costumam ver quando levam seus cachorros ou os seus gatos a um pet shop: trata-se da pessoa que dá banho nos animais que os tosa!
Muita gente chama esse profissional de tosador, mas o pet groomer também é habilitado para banhar e, mais do que isso, ele deve ser um conhecedor das características da maior parte das raças.
A princípio, pode parecer uma profissão bastante divertida e relaxante, especialmente para quem ama animais. Contudo, é claro que trabalhar como pet groomer requer bastante responsabilidade e paciência.
Além disso, não basta amar animais: é preciso ter feito um curso específico para aprender como lidar com os cachorros e com os gatos durante o banho e a tosa. Afinal, esses podem ser momentos considerados de tensão para os bichinhos.
Como se tornar pet groomer
O trato com animais demanda conhecimento, isso porque cada raça (e os SRD) tem as suas próprias características, inclusive emocionais.
Desse modo, é muito importante que as pessoas que querem ser pet groomer façam um curso específico, que deve ser certificado e ministrado em um lugar reconhecido.
Nesse curso, as pessoas que desejam se tornar um Groomor vão entender mais sobre como dar banho nos animais, quais são as características mais marcantes de cada animal, quais apresentam um nível maior de estresse e demandam cuidados específicos, etc.
Dentre os conteúdos que o curso para pet groomer ensina, também se aprende quais são as principais técnicas de corte para a tosa de cada animal.
Não se pode esquecer que há pets que têm pêlos mais ou menos curtos e que, por isso, deve ser feita uma tosa precisa para que eles não sintam nem calor excessivo e nem frio.
É claro que, além da parte relacionada ao bem-estar dos bichos, também é preciso lembrar que os tutores podem ter preferência por algum tipo de tosa especial, como a higiênica, sendo importante ter conhecimento dela.
Algo a se destacar é que o curso para pet groomer costuma ter muitas aulas práticas. Afinal, é impossível entender como se banha e se tosa um animal sem fazer isso de verdade.
O que é preciso para ser um pet groomer?
Além de fazer o curso para aprender todas as técnicas de um pet groomer, existem algumas outras coisas que esses profissionais precisam ter, como:
1. Organização
É fundamental que quem trabalha como pet groomer seja organizado para evitar que um animal seja agendado no mesmo horário que o outro.
Além disso, gradualmente, o pet groomer vai aprendendo quais são os animais que dão mais trabalho para o banho e a tosa, quais demandam mais tempo, etc. Com essa percepção, ele entende quanto tempo precisa dar entre um agendamento e outro.
Dessa forma, é possível dar o banho e fazer a tosa sem se apressar e reduzir drasticamente a possibilidade de um acidente ou mesmo de erro no corte do pelo.
2. Atualização profissional
Mesmo depois que o curso de formação para pet groomer é feito, é preciso lembrar que o mercado profissional sempre vai se atualizando.
Novas técnicas para banho e tosa são criadas, novos produtos são elaborados e novas coisas são descobertas sobre os animais.
Desse modo, o bom pet groomer é aquele que também busca atualizações, ainda que sejam workshops ou os famosos webinars, os quais são aqueles eventos virtuais que podem até oferecer certificação.
Tanto para quem quer ser autônomo quanto para os que pretendem prestar serviços em pet shops e clínicas, é muito importante manter a atualização profissional a fim até mesmo de se tornar mais interessante para os recrutadores.
3. Amar os animais
É claro que, apesar de os animais serem considerados muito fofos e ser até relaxante lidar com eles, é preciso se lembrar de que os pets também têm a sua própria personalidade.
Nem sempre eles estão amigáveis, eles podem estranhar o pet groomer ou mesmo qualquer mudança no ambiente, ficando estressados.
Sendo assim, outra característica importante do pet groomer é amar os animais. Apenas com esse tipo de identificação é que esse trabalho vai se tornar rentável e recompensador.
Quando as pessoas não gostam tanto de animais ou têm medo de mordidas, por exemplo, ser um pet groomer não é uma boa opção.
Inclusive, mesmo quando o profissional se identifica com os animais e gosta muito de estar entre cachorros e gatos, é necessário ter consciência de que se trata de uma vida e de que podem haver variáveis entre um banho e tosa e outro.
4. Responsabilidade
Diversas pessoas lidam com os seus pets como se fossem seus próprios filhos e é devido a isso que o pet groomer precisa ter extrema responsabilidade.
É necessário pensar sempre que aquele animal é importante para quem o está deixando para o banho e tosa, além de o pet mesmo ter seus próprios sentimentos, sentir dor, etc.
Desse modo, quem decide seguir essa profissão precisa ter grande responsabilidade, fazendo de tudo para o animal estar confortável, não se machuque e, claro, para que o resultado estético da tosa fique conforme o que o tutor espera.
Sempre se deve estar atento para que o animal não sofra algum acidente, como uma queda. Também se deve prestar atenção à temperatura usada no banho e manter qualquer produto tóxico longe dos pets.
5. Paciência
Geralmente, as pessoas associam a necessidade de paciência ao trabalho com as crianças, mas a verdade é que os animais também são vistos como crianças por grande parte dos seus tutores.
Considerando isso, eles são bastante exigentes e só se tornam clientes de um pet groomer quando percebem que este, de fato, tem conhecimento e tem amor pelos animais.
Dessa forma, é indispensável que quem deseja criar uma clientela como pet groomer seja uma pessoa paciente, tanto com os animais que está atendendo quanto com os seus tutores, pois é possível que quem deixa o cachorro ou gato para banhar ou tosar faça várias perguntas e exigências.
Por outro lado, também é possível que os animais não queiram ficar quietos, deem alguma mordida, etc. A paciência é um dos principais requisitos para trabalhar como pet groomer e ser bem-sucedido.
6. Boa infraestrutura
Para quem for abrir o seu próprio espaço para dar banho e fazer tosa, é claro que um bom material e um local adequado são primordiais.
Deve-se fazer uma pesquisa com relação ao valor de itens como tanque para banhar os animais conforme o seu porte, shampoos, tesouras, condicionadores, adereços (como gravatas), material para tosar os pelos em diferentes alturas, etc.
7. Persistência
Como acontece com qualquer carreira, ninguém se torna um exímio pet groomer em uma semana, da mesma forma que não se cria uma clientela rapidamente.
Por isso, é claro que quem começar a sua carreira como pet groomer tem de ser persistente: no início, pode ser mais demorado para conseguir clientes, para conseguir uma vaga em um pet shop ou mesmo para dominar alguma técnica de tosa.
O importante é que os novos profissionais continuem treinando e que sigam se aperfeiçoando o máximo que puderem, sem ter medo, inclusive, de pedir orientação a quem já é pet groomer há mais tempo.
Quanto ganha um pet groomer?
O rendimento mensal de um pet groomer é muito variável: para quem atende particularmente, ou seja, em um espaço próprio, é necessário precificar o banho e tosa conforme o investimento em materiais, por exemplo.
Já para quem procura um trabalho como pet groomer em algum pet shop ou até clínica veterinária, a remuneração fica em torno de R$ 1.600. Entretanto, é claro que isso depende de qual é o tamanho do lugar que está contratando, de quantos dias esse pet groomer trabalhará, etc.
Vale dizer que aqueles que decidem trabalhar de forma autônoma podem fazer cadastro em sites que conectam freelancers. Esse é um bom espaço para as pessoas encontrarem profissionais de banho e tosa e, por sua vez, estes possam determinar o preço cobrado pelo serviço.
Sem dúvida, o pet groomer é uma profissão que tende a crescer cada vez mais nos próximos anos. E você? Já pensou em ser um pet groomer? Conte para nós nos comentários!
Eu sou Gabriel, tenho 28 anos e sou veterinário. Eu adoro animais e vivo no interior de São Paulo. Meu objetivo é compartilhar conhecimentos sobre animais com as pessoas que se interessam por eles.