O Pet Groomer é um trabalho que está se popularizando com intensidade. Afinal, as pessoas estão muito mais interessadas em oferecer aos seus animais todo o conforto, além de um resultado estético lindo.
Atualmente, não tem faltado serviço para quem é Groomer, seja para quem trabalha em pet shops, seja no caso de se trabalhar como autônomo.
A grande dúvida, porém, é que equipamentos para trabalhar como Groomer não podem faltar no acervo de um bom profissional da área. Se você ainda não sabe qual é a lista de equipamentos para essa função, confira já o artigo que preparamos.
Trabalho do Pet Groomer é mais abrangente
A compreensão de como funciona o serviço de um Groomer é indispensável para começar a se estruturar as atividades.
Uma das coisas que o Groomer faz é tosar, mas de uma forma específica para cada raça, levando em conta o calor que o animal pode sentir pelos seus pelos, suas características, etc.
Outra coisa que o Groomer costuma fazer é banhar os animais. Novamente, ele aprende técnicas para que o pet fique mais tranquilo, tem conhecimento sobre os principais produtos para usar nesse banho, etc.
Até mesmo colorimetria faz parte das tarefas do Groomer! Para quem não sabe do que se trata isso, é a arte de colorir os pelos desses animais, mas sem que haja qualquer risco ao seu bem-estar.
Aprenda sobre os equipamentos para trabalhar como Groomer
Como ocorre em todo tipo de trabalho, é necessário ter um material específico para se desenvolver as tarefas de Groomer.
A seguir, todos os equipamentos que são fundamentais para quem quer atuar como profissional nesse segmento:
1. Soprador
O soprador é bem parecido com o secador de cabelos que os humanos usam. O nome “soprador” é apenas porque ele “sopra” ar sobre o pelo dos pets, ajudando-os a secar.
Contudo, é preciso salientar que ele deve ser usado antes do secador. É como se ele acabasse com a maior umidade dos pelos para que o secador faça o restante do trabalho.
É necessário recordar que os pelos molhados por longos períodos ajudam a proliferar fungos, fazendo com que os animais desenvolvam as micoses e alergias. Por isso, secar bem esses pets é imprescindível para a sua saúde.
O soprador específico para pets é uma ferramenta importante para assegurar que o animal fique bem seco sem que haja queimaduras ou danos aos pelos.
Infelizmente, há quem tente usar os secadores tradicionais nos pets e isso não é recomendado quando se quer trabalhar como um profissional Groomer.
É necessário mencionar que os sopradores podem ter potências diferentes, preços variados e que investir neles é uma forma de oferecer um serviço muito melhor para os pets e para os seus tutores.
2. Banheira
Levando em conta que o banho é uma das principais tarefas do Groomer, é certo que um recipiente apropriado para isso também é fundamental.
Para que se trabalhe como Pet Groomer, é necessário que se providencie uma boa banheira, que seja fácil de higienizar e que comporte até mesmo os animais de maior porte.
Outro cuidado importante quando o assunto é comprar uma banheira para Groomer é ter certeza de que sua altura pode ser ajustada. Caso contrário, fica desconfortável para esse indivíduo trabalhar.
A respeito dos materiais, a recomendação é que o Pet Groomer escolha aquelas que são feitas de fibra ou de inox, já que estas têm uma durabilidade mais longa.
3. Secador
O secador é o que vai complementar o trabalho do soprador. Assim, o soprador tira a maior quantidade de água e, depois, o secador faz com que o pelo fique totalmente seco.
Uma das principais informações que merecem a atenção do Groomer é a sua potência. Afinal, se o secador tiver uma potência baixa demais, será difícil que ele seque bem os pelos mais compridos.
Por isso, é melhor que se compre um secador que seja mais potente e que, se preciso, ele seja regulado para quando se vai secar um animal de pelos curtos.
4. Mesa para tosa
Para que o animal seja tosado, é preciso que ele seja posicionado de forma apropriada em cima de uma mesa. Inclusive, essa mesa deve ser especial, até mesmo para que se tenha maior estabilidade.
Mais uma vez, a resistência desse equipamento tem de ser verificada: se não for uma mesa bem resistente, existe o risco de animais de maior porte acabarem caindo de cima dela.
Mais uma coisa importante relacionada à mesa de tosa é que ela precisa ser regulável. Caso contrário, fica desconfortável para o Pet Groomer desempenhar suas funções.
Outro detalhe é que a mesa para tosa feita em aço é muito melhor do ponto de vista da durabilidade. Assim, será possível lavar essa mesa a cada atendimento e sem correr o risco de ela se deteriorar.
5. Mangueira
Mais um equipamento bem importante para o trabalho do Pet Groomer é a mangueira. Esse é o utensílio que vai ser acoplado à torneira e que direcionará o fluxo de água durante o banho dos animais.
Normalmente, essa mangueira tem uma regulagem para o fluxo da água, permitindo que o jato seja mais “aberto” ou mais “focado”, dependendo de como se quer molhar o animal.
É preferível que essa mangueira seja de plástico bem maleável a fim de que se consiga movimentá-la para vários lados, conforme o animal se posiciona dentro da banheira.
Inclusive, se for preciso que a banheira seja colocada mais longe da torneira por qualquer motivo, uma boa mangueira, que seja comprida e maleável, vai facilitar bastante a atividade do Pet Groomer.
6. Lâminas para tosa
As lâminas para tosa fazem parte das coisas que o Pet Groomer deve ter para fazer os cortes nos pelos dos animais.
Assim como ocorre com as máquinas de cabeleireiro, as lâminas têm tamanhos diferentes, podendo fazer com que os pelos fiquem mais altos ou mais curtos, dependendo do que o tutor prefere.
Vale dizer que a altura dos pelos também precisa ser definida de acordo com a raça de cada cachorro e é importante que as lâminas sejam bem afiadas. Com isso, os pelos são cortados com maior facilidade.
7. Gaiolas
As gaiolas também são importantes ferramentas para que os animais fiquem acomodados enquanto aguardam o Groomer.
Aliás, depois que ele faz a tintura nos pelos, faz a tosa ou dá banho, pode ser preciso que se aguarde o seu tutor. Nesses casos, novamente, é importante que se tenha uma boa gaiola para a sua acomodação.
Destaca-se que o Groomer também pode ter cercadinhos para os bichos que não gostam de ficar em gaiolas. Além disso, muitos tutores não gostam de ver os seus pets em gaiolas e até deixam de levá-los a lugares que têm essa política.
Por causa disso, a pessoa que está montando um espaço para desenvolver a função de Groomer precisa garantir tanto a presença de gaiolas quanto alguns cercadinhos.
8. Máquinas de tosa
Uma boa máquina de tosa é o que vai possibilitar que se use as lâminas. Afinal, estas últimas têm de ser colocadas na máquina para que se faça o corte nos pelos.
Inclusive, quando se compra essa máquina de tosa, é fundamental que ela seja de uma boa marca, que permita uma regulagem adequada das lâminas. Isso vai evitar que se machuque o animal, coisa que o tutor, provavelmente, não vai tolerar.
Cuidados com a compra dos equipamentos
Quando o assunto é a compra de um equipamento para ser usado pelo Pet Groomer, alguns cuidados devem ser tomados, como:
1. Verificar a marca de cada equipamento
Sempre que o Pet Groomer compra um equipamento, ele deve se atentar à marca que ele está escolhendo.
Ela é tradicional na fabricação desses itens? Ela é considerada segura? Existem reclamações referentes a ela no site Reclame Aqui? Se existem, elas são muito sérias? A empresa conseguiu atender a essas reclamações?
Informar-se o máximo possível com relação às marcas faz com que o Pet Groomer adquira equipamentos que sejam confiáveis e que vão aumentar a qualidade do seu trabalho.
2. Estudar um pouco sobre os equipamentos
Há muitas variedades de equipamentos para Pet Groomer. Por exemplo: quando se pensa nas máquinas de tosa, elas podem ser de marcas diferentes, de tamanhos diferentes, ter funções diferentes, etc.
Sendo assim, é primordial que o Pet Groomer pesquise um pouco sobre a variedade desses equipamentos, o que vai ajudar bastante a escolher aquele que vai atender melhor às suas expectativas.
3. Pesquisar o preço
O cuidado com os preços dos equipamentos é vital para que se tenha vantagem. Caso contrário, é possível que se acabe comprando equipamentos que estão bem mais caros do que o normal.
Outro ponto importante a respeito da pesquisa de preços é que ela ajuda a identificar equipamentos de baixa qualidade. Afinal, equipamentos de Pet Groomer, profissionais, costumam seguir uma faixa de preço.
Dessa forma, os equipamentos que estão cotados muito abaixo do comum significam um alerta: eles podem ser usados, podem estar com algum defeito, etc.
4. Verificar o seu gasto de energia
Todos os equipamentos costumam ter indicações de qual é a sua eficiência. Sempre que um equipamento é eficiente, ele precisa de menos energia elétrica para funcionar e não aumenta tanto a conta de luz.
Por outro lado, os equipamentos que têm classificação de C para baixo são aqueles que precisam de muita energia elétrica. Sem dúvida, esses são os equipamentos que mais inflam a conta de luz.
5. Ficar atento à garantia
Qualquer equipamento que se compre, mesmo que seja um eletrodoméstico, deve ter garantia. Isso se aplica aos equipamentos para uso do Pet Groomer e, talvez, seja ainda mais importante a garantia nesses casos.
Afinal, o Pet Groomer vai usar esses equipamentos com grande frequência: dependendo de quantos clientes tiver, é possível que o secador, por exemplo, seja usado várias vezes por dia.
Desse modo, deve-se confirmar com os vendedores quanto tempo há de garantia para cada um dos equipamentos. Inclusive, é indicado que se dê preferência aqueles que têm uma garantia mais longa.
Vale a pena apostar em equipamentos usados para Groomer?
Quando se está montando um espaço para Pet Groomer, uma dúvida comum é sobre comprar ou não equipamentos que sejam usados.
Diferente do que se acha, essa pode não ser a melhor forma de economizar, a menos que os equipamentos sejam mesmo bem conservados.
Aprendeu sobre o que é preciso para montar um espaço de Pet Groomer? Então, compartilhe este material com mais pessoas! Além disso, deixe mais dicas nos comentários!
Eu sou Gabriel, tenho 28 anos e sou veterinário. Eu adoro animais e vivo no interior de São Paulo. Meu objetivo é compartilhar conhecimentos sobre animais com as pessoas que se interessam por eles.