Tosa higiênica: o que é, para que serve e como fazer

Dentre os vários tipos de tosa que são oferecidos aos tutores, a tosa higiênica é uma das que são escolhidas com mais frequência. Inclusive, ela agrada bastante por causa da facilidade para manter o animal limpo.

Até algum tempo, o principal fator de decisão para escolher uma tosa era a beleza: como aquele corte de pelos ia impactar o visual do cão.

Mesmo que esse critério ainda seja muito considerado por alguns tutores, boa parte deles tem escolhido a tosa higiênica devido aos benefícios aos seus cachorros.

Se você ainda não sabe muito sobre a tosa higiênica e quer entender porque ela é a melhor opção para determinadas raças de cachorro, basta continuar lendo este artigo. Esse tipo de conhecimento é fundamental para que você possa desenvolver um bom trabalho como Pet Groomer.

Qual a finalidade da tosa higiênica?

Assim como o nome sugere, essa é uma tosa que tem o objetivo de facilitar a higiene do animal, evitando que ele fique com os pelos encardidos e até mesmo com dejetos, como urina e fezes.

Sendo assim, com essa tosa o animal fica com menos pelagem nas partes onde há maior risco de contato com sujeiras, colaborando até mesmo para a sua saúde. Afinal, o pelo sujo faz com que seja mais provável que apareçam fungos e outros problemas para o cão.

É importante destacar que a tosa higiênica não tem uma finalidade estética: o seu principal objetivo é facilitar a limpeza. Lembre-se de explicar isso aos seus clientes de Pet Grooming.

Para quais raças a tosa higiênica é mais recomendada?

Para quais raças a tosa higiênica é mais recomendada

Sem dúvida, todos os cachorros estão sujeitos a ficar com os pelos sujos, ainda mais quando eles ficam ao ar livre. Entretanto, nem todos eles precisam de tosa higiênica, sendo fácil manter a sua limpeza mesmo sem ela.

De forma geral, a tosa higiênica é uma recomendação para os cães que têm pelos longos. Isso porque é mais difícil de evitar que a urina e as fezes fiquem grudadas nos pelos, além de detritos das ruas, de sujeira do nariz etc.

Quanto mais longo for o pelo do cachorro, mais complicado é, naturalmente, de manter a sua higiene sem uma tosa específica.

É por causa disso, inclusive, que alguns cães muito peludos acabam ficando com um cheiro desagradável, além de os seus pelos acabarem encardidos. Com a tosa higiênica, todos esses contratempos são minimizados e a aparência do cachorro fica muito melhor!

Agora, quais são as raças que ficam melhores quando se usa a tosa higiênica? Para quais ela é mais recomendada? De forma geral, o melhor é que a tosa higiênica seja feita em cachorros de longos pelos, como: 

  • Yorkshire
  • Poodle
  • Maltês
  • Shih Tzu
  • Chow Chow
  • Pequinês
  • Schnauzer
  • Lulu da Pomerânia
  • Lhasa Apso

Essas são as raças de cachorro que costumam ter os pelos mais sujos devido ao seu tamanho e, com isso, a tosa higiênica proporciona mais limpeza, mais conforto e mais qualidade de vida.

Isso não quer dizer que você não possa oferecer esse serviço aos cães e gatos dos seus clientes de Pet Grooming. Mas é sempre bom ter em mente que os benefícios da tosa higiênica são muito mais evidentes quando o pet tem pelagem longa.

Como é feita a tosa higiênica?

 Normalmente, as áreas que fazem parte da tosa higiênica são as seguintes:

1 Em volta dos olhos

Muitos cachorros lacrimejam de forma mais frequente e, por isso, é importante que a tosa higiênica seja feita para que esses pelos não fiquem grudados.

Quando essa secreção acaba grudando no pelo do cachorro, ele pode se sentir incomodado, além de haver prejuízo para a estética do cão. Sendo assim, é recomendado que esses pelos sejam aparados. 

2 Na área genital

A genital dos cachorros precisa ficar o mais livre possível, sem pelos para que a urina e as fezes não fiquem grudadas neles. Por isso, ela é a principal quando se fala de tosa higiênica e, quanto mais longos forem os pelos desse cão, mais ela é necessária.

Vale dizer que a tosa higiênica é recomendada tanto para os machos quanto para as fêmeas.  

3 Perto do nariz

Se o cãozinho está com algum problema de saúde que faz com que o seu nariz escorra, torna-se necessário que a tosa higiênica seja feita nessa área também.

Com esse tipo de tosa, evita-se que a secreção do nariz do cachorrinho grude nos pelos e estes acabem ficando endurecidos. É por isso que retirar esses pelos é muito importante para o bem-estar e para facilitar até o cuidado com esse animal. 

4 Almofadas das patas

Os cachorros têm as famosas “almofadinhas” em suas patas, que fazem com que eles “pisem macio”. É claro que elas são lindas e bastante fofas, mas há crescimento de pelos entre elas, que ficam em contato direto com o chão.

Imagine um cachorro que tem pelos longos entre as almofadas das patas e que, conforme anda, mais e mais sujeira vai ficando presa ali. Além de tudo, esses pelinhos podem ser bastante escorregadios, principalmente em pisos lisos e frios, como cerâmica e madeira.

Por isso, com a tosa higiênica, é possível assegurar que o cachorro fique mais limpo e até tenha mais conforto e segurança para se locomover.

Benefícios da tosa higiênica

Benefícios da tosa higiênica

Quando se fala em qualquer tipo de tosa, é claro que a beleza tende a ser colocada como uma das principais finalidades. Entretanto, se o assunto é a tosa higiênica, existem outros tipos de vantagens, como as mostradas a seguir:

1 Menos incidência de fungos

É bem comum que, devido à presença de sujeira, o pelo do cachorro passe a ser fértil para a proliferação de fungos, o que prejudica muito a saúde do animal.

Sendo assim, a tosa higiênica assume um papel de ajudar na saúde dos cães, considerando que a redução dos pelos que ficam em contato com o chão também reduz a probabilidade de fungos.

2 Diminui o mau cheiro

A presença de pelos na área genital dos cachorros faz com que o odor de urina e de fezes seja mais forte. Afinal, não é raro que esses dejetos fiquem presos nos pelos e tragam ao seu melhor amigo um cheiro bem desagradável.

Portanto, para quem acha que cachorros de longos pelos são um sinal de mau cheiro, a melhor solução para impedir esse inconveniente é apostar em uma tosa higiênica bem-feita!

3 Maior conforto para o cachorro

Apesar de falar em higiene e em saúde, não se pode esquecer de que, para o cão, também costuma ser incômodo estar com pelos próximos aos seus olhos ou grudados em suas partes genitais.

Isso gera bastante desconforto para o animal, fazendo até com que ele deixe de brincar e fique de mau humor. A tosa higiênica, eliminando esses pelos inconvenientes, dá ao pet até mesmo mais ânimo para brincar!

4 Aparência melhor

É claro que, mesmo que a tosa higiênica não tenha como seu principal objetivo deixar o cachorro mais bonito, não se pode negar que o fato de não haver mais pelos em volta dos olhos ou visíveis por baixo da pata ajuda muito em sua aparência.

Afinal, quem não quer que o cãozinho chame a atenção por estar bonito e bem cuidado? Esse é um dos seus principais argumentos como Pet Groomer. Então, se esse é o caso apresentado pelos seus clientes, fique tranquilo para reforçar que a tosa higiênica também traz esse benefício!

Cuidados com cães durante a tosa higiênica!

Em todos os casos de tosa, é importante ter bastante conhecimento a respeito do serviço. Você, como profissional especialista em Pet Grooming, deve ter cursos de formação completa, e pode buscar várias atualizações para enriquecer o serviço oferecido aos seus clientes.

Primeiramente, é preciso que o Groomer entenda a diferença da tosa normal para a tosa higiênica; caso contrário, você corre o risco de cortar mais pelos do que o compreendido no segundo tipo de tosa.

Também é primordial que o Pet Groomer seja qualificado e entenda as diferenças entre as raças, porque cada uma delas tem uma necessidade diferente quando se fala de tosa higiênica. Um exemplo: nem todos os cachorros tendem a apresentar pelos longos em volta dos olhos.

Da mesma forma, nem todos os cachorros costumam ter pelos muito compridos entre as almofadinhas das patas: essas podem ser características específicas de algumas raças e é preciso que o Groomer tenha ciência disso.

Os clientes que buscam um serviço de Pet Grooming para seus animais de estimação costumam ter bastante zelo e cuidado com eles, e esperam no mínimo o mesmo de você. Então, além dos seus conhecimentos técnicos, procure estudar também para saber mais sobre os traços mais comuns de personalidade de cada raça. Isso porque existem alguns cães que podem se tornar agressivos em algumas situações, como o Chow Chow, por exemplo.

Os tutores da raça mencionada sabem que esses cães podem ficar mau humorados quando longe do humano com o qual são mais apegados e é indispensável que o Groomer saiba como fazer o manuseio com segurança para ambos, si mesmo e o animal.

E como escolher um bom lugar para fazer a tosa higiênica?

Assim que se define que é a hora de fazer a tosa higiênica no seu melhor amigo, deve-se verificar bem quais são as avaliações do Pet Groomer ou da clínica/pet shop no qual ele trabalha.

Você, como profissional da área, não pode perder a oportunidade que as redes sociais oferecem para divulgar seu trabalho, especialmente se puder divulgar feedbacks e recomendações dos seus clientes. Não esqueça também de disponibilizar fotos de qualidade que mostrem bem a estrutura do espaço, organização, higiene etc.

Pode fazer a tosa higiênica em casa?

Diversos tutores, com a intenção de economizar ou mesmo por faltar tempo, acabam tentando fazer a tosa higiênica em casa e isso é bastante perigoso.

Deve-se considerar que esse tipo de tosa é feito próximo a lugares bastante sensíveis no animal, como os seus genitais e os olhos. Portanto, qualquer corte que seja feito pode causar grandes problemas, como dor ao cachorro e até infecções.

Isso não é diferente quando se fala de cortar os pelos entre as almofadas das patas: também se pode deixar a área sensível e até mesmo atrapalhar o andar do animal.

Vale sempre dizer que o próprio cachorro pode se assustar com o processo de tosa higiênica feito pelo tutor e acabar mordendo.

Tendo todas essas coisas em mente, não dá para negar que a tosa higiênica com um profissional é a melhor saída. Como Pet Groomer, você precisa saber até onde cortar os pelos, além de ter acesso aos equipamentos mais apropriados, como as tesouras groomer, e conhecer profundamente todas as técnicas para não machucar, estressar ou assustar o animal.

Sendo assim, fazer a tosa higiênica em casa é algo perigoso e completamente desaconselhado pelos veterinários. A exceção é se você, como Pet Groomer, fizer atendimento a domicílio.

 

Curtiu saber mais sobre como funciona a tosa higiênica? Comente abaixo se você já fez essa tosa nos cães dos seus clientes e como ficou! Aqui no blog Pet Grooming você tem acesso aos temas mais importantes e atualizados para os profissionais da área. Até a próxima!

Deixe um comentário