Se tem uma coisa que costuma interessar bastante aos tutores são novas formas de tosar os seus pets e é por isso que a tosa asiática ou japonesa tem conquistado a tantos.
Indicada para quem deseja que o seu animalzinho fique com uma aparência bem específica, essa é uma tosa que demanda um profissional experiente para fazer. Será que você, como Pet Groomer, já adquiriu experiência suficiente?
O nome “tosa asiática ou japonesa” não é à toa: de fato, esse corte de pelos foi criado no Japão e tem uma influência incrível de desenhos que são bem comuns no país: os animes.
Assim, quem é apaixonado por esses desenhos e quer aproveitar para ver o seu melhor amigo com um estilo parecido precisa saber tudo sobre a tosa asiática ou japonesa. Para isso, criamos este artigo informativo! É fundamental que você, enquanto especialista em Pet Grooming, se mantenha bem informado para atender seus clientes com o que há de mais atual no mercado.
Do que se trata a tosa asiática?
Provavelmente, a forma mais adequada de se definir essa tosa é mesmo “semelhante a um anime”. A ideia geral é que os pelos dos cachorros ganhem um formato que lembre os traços característicos desses desenhos japoneses.
É claro que, para isso ser possível, a tosa asiática ou japonesa precisa ser feita em um animal de pelos mais longos. Caso contrário, seria impossível “moldar” a pelagem de maneira apropriada para se ter o formato esperado.
É verdade que a razão principal para que os tutores queiram fazer essa tosa é o fato de ela deixar o cachorro bem bonito, em especial nos casos em que as pessoas gostam dos desenhos japoneses.
Entretanto, não se pode negar que a tosa asiática ou japonesa também tem o efeito de deixar o animal mais confortável, principalmente em dias de calor.
Há mais de um tipo de tosa asiática ou japonesa!
Esse estilo de tosa tem algumas variações e estas têm ficado mais conhecidas atualmente, o que faz com que mais pessoas o procurem quando contatam Pet Groomers.
A seguir, os detalhes dos principais tipos de tosa asiática ou japonesa para que você escolha com mais segurança, de acordo com as necessidades e desejos do seu cliente, e possibilidades de acordo com a pelagem do animal.
1. Barbra Streisand
Nessa forma de tosa, o profissional evita reduzir muitos pelos das orelhas. O resultado é um cachorro com orelhas bem peludas enquanto o restante do seu corpo e rosto ficam mais pelados.
Sem dúvida, para quem gosta de um visual fofo em seu cachorro, esse tipo de tosa asiática é a que mais agrada e ela fica melhor quando o cachorro é bastante peludo.
2. Bedlington
Imagine um cachorro usando maria-chiquinha? Pois é, quem nunca tentou fazer isso com os pelos do animal que atire a primeira pedra, não é? Com essa técnica de tosa asiática, a Bedlington, esse efeito é possível e fica fantástico!
Para que a tosa Bedlington seja feita, é necessário que o Groomer deixe os pelos das orelhas um pouco maiores, mas em um formato específico: o de triângulo.
Com isso, vendo de longe, o efeito que se tem é de que o cão está mesmo com duas marias-chiquinhas, sendo essa uma tosa especialmente recomendada para as fêmeas.
Mesmo assim, há tutores de cachorros machos que acham esse tipo de corte muito fofo e que não abrem mão de tosar o seu melhor amigo dessa forma.
3. Cupcake
Para imaginar como é o resultado dessa tosa, basta pensar mesmo em um cupcake: o bolinho costuma ter uma cobertura mais alta, não é mesmo?
Pois algo semelhante acontece com o cachorro nesse tipo de tosa asiática ou japonesa: ele adquire um topete fabuloso, enquanto o restante dos seus pelos fica mais curto.
Assim, a impressão que se tem é de que o topete do cãozinho é mesmo uma cobertura de cupcake, dando um ar mais divertido a esse pet.
4. Amendoim
Mais uma opção de tosa asiática ou japonesa para quem gosta de topete nos cachorrinhos é a tosa amendoim. Nela, além de um grande topete, esses cães também ficam com pelos compridos em suas orelhas!
Sem dúvida, esse é um visual que faz o cachorro ficar bem diferente e que o torna uma atração por onde passa. Além disso, para quem curte anime, é claro que a tosa amendoim faz parte das preferidas.
Em quais raças é melhor fazer a tosa asiática?
Sendo essa uma tosa específica para a beleza do animal (embora também proporcione outros pontos positivos), é necessário que haja certo comprimento do pelo.
Portanto, não são todas as raças que podem receber uma tosa asiática ou japonesa, sendo importante especificar aquelas que aderem melhor a esse estilo, como:
1. Maltês
O maltês é bastante famoso pelos seus longos pelos lisos, que são uma sensação nos pet shops! Afinal, dá para escovar, dá para fazer penteados e, com certeza, dá para aproveitar e fazer uma belíssima tosa asiática!
2. Poodle
Mesmo que os pelos dos cachorros dessa raça sejam um pouco mais encaracolados, a verdade é que esses cãezinhos também ficam fantásticos com a tosa asiática ou japonesa! Inclusive, pode-se tentar várias formas de tosa.
3. Pequinês
Normalmente, o pequinês tem um pelo um pouco mais denso e ondulado, mas que continua sendo fantástico para explorar as possibilidades da tosa asiática.
4. Lulu da Pomerânia
Apesar de o Lulu da Pomerânia não ter pelos tão longos quanto os demais, ele tem um pelo bem “espetadinho” e macio, proporcionando efeitos muito bonitos quando se opta pela tosa Bedlington, por exemplo.
5. Lhasa Apso
Mais uma raça de cães que tem um pelo bem comprido e um pouco mais grosso, permitindo que se teste as várias opções da tosa asiática ou japonesa.
6. Shih Tzu
Esse é um cão no qual a tosa Barbra Streisand tende a ficar incrível, justamente porque os seus pelos lisos tendem a ser mais volumosos na região das suas orelhas.
Cabe salientar que outros cachorros que tenham pelos longos também podem se beneficiar da tosa asiática ou japonesa.
Já para os cães de pelo curto, isso é mais difícil e indica-se explorar outros tipos de tosa para os melhores amigos menos peludos.
Quais são os cuidados mais importantes na tosa asiática?
Como acontece sempre que se faz uma tosa em um cachorro, deve-se ficar atento a coisas como quem a realiza. Você, como Pet Groomer, pode buscar um curso específico sobre tosa asiática para ter oportunidades de praticar antes de atender a um cliente real. Mesmo que não seja uma formação apenas sobre tosa asiática, você pode buscar informações sobre como realizar tosas com os mais variados efeitos, inclusive o que remete aos animes japoneses.
Além disso, como Groomer é importante você saber quais são as principais características do pelo de cada raça, podendo indicar qual é a tosa asiática que vai ficar melhor em cada animal. Outra coisa importante é que o cachorro deve estar sereno para que a tosa seja feita, seja de qual tipo for. Se for um animal agitado, ou que esteja bravo por estar sendo tosado, será preciso utilizar técnicas específicas de Pet Grooming para conseguir realizar o trabalho sem machucar nem o animal, nem a si mesmo.
Como saber que aquele profissional é indicado para a tosa asiática?
Mesmo que a tosa asiática ou japonesa seja uma tendência famosa entre os amantes dessa cultura (e amantes de cachorros, em geral), é preciso escolher um Pet Groomer de confiança.
Tendo isso em mente, você pode buscar se posicionar nas redes sociais, que são uma excelente vitrine de serviços. Se possível, disponibilize avaliações positivas de seus outros clientes, e inclua algumas fotos de qualidade do espaço, dos equipamentos, da limpeza e organização que você oferece. Isso conta muitos pontos!
Na primeira tosa que se faz do cachorro, é comum que o pet shop ou o Groomer permita que o tutor fique presente, mesmo que a uma distância, para que o cão fique mais calmo. Essa é uma chance de você estabelecer laços próximos e de confiança com seus clientes, para que eles voltem mais vezes e recomendem o seu serviço.
Vantagens de optar pela tosa asiática ou japonesa
De uma forma geral, a tosa é sempre um presente para o cachorrinho, principalmente em dias mais quentes. Isso porque os pelos, apesar de ajustarem na regulagem de temperatura, também podem fazer seu melhor amigo passar calor.
Uma consequência bem grave de quando não se faz uma tosa periódica no animal é que os pelos podem acumular fungos, ocorrendo doenças de diversos tipos.
Levando tudo isso em consideração, aqui estão algumas das vantagens de se realizar a tosa asiática ou japonesa.
1. Menos pelos grudados e sujos
Se essa tosa abrange os pelos do focinho, o cachorro não terá tufos grudados por secreção lacrimal e nem mesmo por sujeira que saia do seu nariz.
Esteticamente, isso deixa o focinho do cão muito mais bonito, além de proporcionar muito mais conforto para o pet dormir, brincar, comer e mais!
2. Menos calor
Os pelos extremamente longos, apesar de serem bonitos para alguns tutores, podem causar enorme mal-estar nos cachorros, especialmente quando se está em uma estação mais quente.
Por isso, a tosa asiática ou japonesa tem como vantagem trazer muito mais conforto térmico ao animal.
3. Facilidade para locomoção
Nem todos os tutores imaginam isso, mas há cachorros que deixam de brincar, de querer correr etc., porque estão incomodados devido ao pelo longo!
Afinal, basta imaginar pelos compridos demais tomando conta das patas do animal e das suas pernas: com certeza, causa bastante dificuldade para se locomover.
A tosa asiática ou japonesa vem trazer muito mais conforto para que o cachorro possa correr sem dificuldade, possa brincar e se divertir!
4. Menos nós
Apenas um tutor que já teve de desembaraçar os pelos do seu cachorro sabe o quanto esses nós são prejudiciais. Além de afetarem a beleza do animal, ainda podem causar dor.
Com esse tipo de tosa, o comprimento dos pelos é drasticamente reduzido em várias partes, fazendo com que haja menos probabilidade de nós.
5. Menos riscos de doenças respiratórias
Quem é apaixonado por cachorro quer o melhor para a sua saúde também, não é? Pois é nos pelos que muitos fungos acabam se proliferando e isso pode causar doenças do trato respiratório.
Com a tosa asiática, a incidência dos fungos é menor e o cãozinho tem a sua saúde preservada!
Vale dizer que esses mesmos fungos também poderiam causar alergia e outros tipos de doenças mais sérias na pele do animal, como as incômodas dermatites.
E você? Já teve oportunidade de fazer a tosa asiática em algum cachorro? Conte para nós nos comentários o que você achou! Lembre-se de compartilhar este conteúdo para mostrar essa técnica de tosa a outros Pet Groomers, e aproveite para navegar em nosso site e conhecer outros artigos como esse. Até breve!
Eu sou Gabriel, tenho 28 anos e sou veterinário. Eu adoro animais e vivo no interior de São Paulo. Meu objetivo é compartilhar conhecimentos sobre animais com as pessoas que se interessam por eles.