Como conseguir os primeiros clientes como Pet Groomer?

O setor pet está em ascensão há bastante tempo, seja na área de atendimento e cuidados de saúde, ou brinquedos, acessórios e lazer. Com isso, não é raro encontrar tutores que desejam proporcionar o máximo de conforto e bem-estar aos seus companheiros peludos, além de garantir que sua saúde e estética estejam em dia.

É justamente nesse contexto que surge o profissional de Pet Grooming, um especialista que vai muito além de realizar o corte dos pelos ou apenas dar banho no pet. Se você tem interesse em ingressar nessa área, ou se já está trabalhando mas quer ampliar sua carteira de clientes, fique atento ao nosso artigo. Preparamos dicas práticas de como conseguir os primeiros clientes como Pet Groomer e você não pode perder!

Entendendo o trabalho do Pet Groomer

A primeira coisa a se fazer é compreender bem todas as tarefas do Pet Groomer e qual é a sua diferença para um tosador comum.
Hoje, quando se vai a um pet shop, é possível encontrar o tosador, que é aquela pessoa que faz um corte básico nos pelos dos animais. Além disso, há o banhista dos pets também, que é responsável somente pela hora de lavar e condicionar os pelos dos cães.

O que o Groomer faz de diferente?

O Pet Groomer é um especialista que tem um nível mais alto de pesquisa e de conhecimento com relação a cada raça e às suas necessidades. Afinal, mesmo que muita gente não saiba, cada raça tem as suas particularidades relacionadas à tosa e aos cuidados com os pelos e com a pele.

Há cachorros que sentem mais calor que outros, há aqueles que têm maior tendência a apresentar nós nos pelos, outros que podem ter mais alergia na pele e por aí vai. Tudo isso faz com que seja necessário conhecer a raça para oferecer um tipo específico de tosa. Além disso, até o trabalho puramente estético do Pet Groomer é muito mais especializado: ele estuda quais são as tintas que podem ser usadas para colorir de forma segura os pelos do animal, como fazer penteados que sejam próprios para o tipo de pelagem e muito mais.

O conhecimento do Groomer com relação às variedades de tosas também é maior, sem contar que ele estuda técnicas para que o banho nos pets seja mais proveitoso e mais prazeroso para eles. Como se vê, o Pet Groomer é um especialista que se diferencia pela contínua capacitação e aprendizado, sendo cada vez mais comum encontrar profissionais que atuam de maneira autônoma.

Antes dos clientes: como está o espaço de trabalho?

Seja trabalhando como autônomo ou como colaborador em uma pet shop, é preciso que o Pet Groomer tenha certeza de que todo o espaço de trabalho está bem equipado, limpo e organizado. Caso esse profissional deseje trabalhar por conta própria, é imprescindível que ele verifique se já tem todos os equipamentos indispensáveis para realizar a atividade, e se esses equipamentos estão limpos e com a manutenção em dia. A segurança precisa vir sempre em primeiro lugar.

Já para os Pet Groomers que trabalham em pet shop, pode ser preciso conversar com os responsáveis e indicar a necessidade de providenciar algum equipamento específico, mais moderno ou que ofereça novas possibilidades de serviço para os clientes. Afinal, é uma experiência muito ruim quando um cliente traz seu pet querendo fazer um tratamento específico que não pode ser realizado por falta de material ou equipamento.

Como conseguir os primeiros clientes como Pet Groomer?

O Pet Groomer iniciante pode encontrar algumas dificuldades para conseguir conquistar seus primeiros clientes. Isso é normal, e não está relacionado com a capacidade técnica do profissional, mas sim com a construção de uma imagem de credibilidade perante o mercado. Para ajudar você a conquistar essa confiança, separamos algumas dicas que você pode começar a colocar em prática hoje mesmo.

1. Conhecer o mercado de Pet Grooming

Todo profissional precisa estar a par do que acontece no seu segmento. Isso quer dizer que o Pet Groomer que quer conquistar seus primeiros clientes ou aumentar ainda mais sua cartela tem de saber quais são as coisas valorizadas por esses clientes, mantendo-se sempre atualizado.

Aqui, estamos falando tanto das tendências em cuidados com animais, como um produto novo para peles sensíveis, novos equipamentos que facilitam a remoção de pelos soltos, tipos de tosa mais procurados, e estratégias de banho para animais que ficam nervosos, quanto cursos e formações em serviços específicos que podem vir a atrair o público.

Quanto mais o Pet Groomer souber o que atrai os clientes, mais fácil será oferecer justamente esse tipo de coisa ao mercado consumidor.

2. Saber qual é a faixa de preço de cada serviço

Normalmente, os profissionais que estão iniciando em algum segmento e buscando pelos seus primeiros clientes tendem a cobrar um valor mais baixo do que aquele praticado pelo mercado. Isso não é o mesmo que não se valorizar, e menos ainda do que cobrar menos do que o mínimo necessário para se manter. É apenas uma questão de adquirir experiência prática, ampliar o portfólio de serviços e conquistar visibilidade em meio aos concorrentes.

No entanto, qualquer definição de preço deve passar necessariamente por uma pesquisa de mercado: quanto estão custando os serviços de Pet Groomer no bairro em que você vai atender? Que tipo de serviços são esses? O profissional é experiente ou está começando agora?

Essas informações são fundamentais para evitar que você cobre um valor tão alto que faça com que os clientes fujam de você, e um tão baixo que leve as pessoas a desconfiarem da qualidade do seu serviço. Optando por um preço razoável, dentro das expectativas dos consumidores, é mais fácil conseguir os clientes.

3. Oferecer várias opções de pagamento

Ainda sobre os pagamentos, é preciso proporcionar aos clientes o máximo de praticidade possível. Por isso, é muito mais fácil conseguir os primeiros clientes quando se oferece opções como cobrança em cartão de crédito ou PIX.

Os profissionais que só recebem em dinheiro ou débito podem ter uma certa diminuição no número de clientes. Por isso, quem vai atuar como Pet Groomer deve apostar nessa informação sobre variedade de formas de pagamento para atrair mais consumidores do seu serviço.

4. Oferecer algum brinde

Uma das formas de conseguir os primeiros clientes é se destacar, de alguma forma, dentre os profissionais de Pet Grooming que já estão no mercado. Os brindes podem funcionar.

Vale a pena anunciar que os clientes que procurarem pelos seus serviços como Pet Groomer vão ganhar uma bolinha de presente, ou até uma amostra de petisco, por exemplo. O brinde pode ser também um serviço específico depois de completar dez sessões, como uma maneira de estimular a fidelidade da clientela.

Só tenha em mente que o brinde oferecido não pode ser algo caro a ponto de prejudicar seu o retorno financeiro. Portanto, faça um bom planejamento.

5. Apostar nas redes sociais

Hoje em dia, muita gente procura por recomendação de profissionais pelas redes sociais. Assim, o Pet Groomer que está começando pode criar um perfil no Instagram, por exemplo, apresentando-se, falando sobre seus conhecimentos, mostrando sua estação de trabalho, seus equipamentos etc.

É importante que esse perfil seja o mais atrativo e interessante possível. Para isso, não coloque somente informações a respeito do serviço de Pet Groomer, mas também curiosidades sobre as raças, sobre os cães que você já atendeu, declarações de clientes e parceiros etc.

6. Fazer parcerias

A divulgação mútua entre empreendedores é uma boa maneira de conseguir os primeiros clientes. Se você, como Pet Groomer, conhecer algum empreendedor da área pet, como alguém que forneça ração, petisco e brinquedos para cachorro, pode tentar fazer uma parceria.

Por exemplo: o cliente da pet shop tem 10% de desconto nos serviços de Pet Grooming, e seus clientes de Pet Grooming tem 10% de desconto em produtos vendidos pela pet shop.

7. Criar um portfólio gratuitamente

É comum ver Pet Groomers mais experientes postando fotos dos animais que já atenderam e resultados dos serviços prestados como uma maneira de divulgar seu trabalho e atestar sua competência. Porém, como o profissional iniciante pode fazer isso se ainda não tem clientes? Uma das soluções é a prestação gratuita de serviços com a finalidade de criar um portfólio.

Funciona assim: você anuncia que está realizando serviços de Pet Grooming de maneira gratuita (ou cobrando apenas pelos materiais que vai utilizar) e combina com os tutores a realização de fotografias para registrar o seu serviço. Em geral, são fotos do tipo antes, durante e depois. Isso gera bastante material para divulgar seu trabalho e, assim, conseguir seus primeiros clientes pagantes.

8. Apostar em avaliações positivas

Diversas pessoas só confiam os seus animais a um Pet Groomer que tenha boa avaliação por outras pessoas. Isso realmente traz uma certa segurança, e não deve ser desconsiderado por você.

Então, sempre que você atender um novo cliente, ou mesmo durante o processo de criação do portfólio, que mencionamos, solicite ao tutor que dê um feedback por escrito dizendo o que acharam da experiência, do que mais gostaram, o que acham que poderia melhorar etc.

Peça autorização para divulgar esse feedback, preservando a identidade da pessoa, e coloque em suas redes sociais. Assim, o público vai ver que quem contratou seu serviço de Pet Groomer ficou satisfeito, encorajando quem ainda não conhece a experimentar.

E uma dica importante: aproveite as sugestões de melhoria dos clientes e invista em aprimorar seus serviços! Essa é uma maneira de conquistar clientes e fazer com que eles retornem, pois se sentiram ouvidos e valorizados.

9. Atenda os tutores com paciência

Praticamente todo tutor tem uma história de profissional que não era atencioso e não tinha paciência para explicar os serviços. Isso, é claro, afugenta a clientela.

Quando algum cliente em potencial entrar em contato para perguntar sobre os serviços, é imprescindível que você, como especialista em Pet Grooming, seja o mais atencioso possível, tendo paciência de explicar o que for preciso, quantas vezes for necessário. Caso contrário, o tutor pode não sentir confiança em você e deixar de contratar seus serviços como Groomer e, pior, falar para outros clientes em potencial que a experiência foi ruim.

10. Demonstrar carinho pelos pets

Ter carinho pelos pets é uma das coisas mais importantes para quem atua como Pet Groomer e, certamente, para conquistar clientes.
O tutor precisa sentir que esse Groomer se importa com o seu cãozinho, que os tratará bem e com todo cuidado durante o atendimento. Portanto, trate de cada pet como se fosse seu, com o máximo de paciência, gentileza e afeto, pois são esses sentimentos que vão transparecer para o tutor que você ama aquilo que faz, inspirando-os a retornar mais vezes.

E aí? Gostou das dicas para conquistar seus primeiros clientes como Pet Groomer? Não deixe de compartilhar este material com outras pessoas que estão iniciando nessa profissão e ajude a fortalecer o mercado pet!

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