Bichon Frisé

Origem da ilha Canário, França. Esse cão é um pedacinho de algodão alegre, atento, educado, limpo, sempre satisfaz quem o escolhe como companhia, apesar de sua necessidade de manutenção que inclui banhos e tosas específicas freqüentes, para ter essa aparência limpa, cândida e de pompom.

Se você não tem tempo, não adianta escolher porque ele sempre terá a aparência desfigurada e pode até ser confundida com outras raças.

O Bichon Frisé é um cão de porte pequeno e pelagem fina e sedosa. São animais de estimação populares, e muito semelhantes com os poodles em aparência.

Temperamento

É um cão alegre, afetuoso, ativo, divertido e amistoso, muito sociável com pessoas e com outros cães e muito usado como auxiliar em terapias humanas que envolvem a presença de animais. Adora estar na companhia de seres humanos e outros cães, principalmente, mas também de outros seres vivos, jamais desprezam o calor de um colo ou uma boa brincadeira.

Tem aparência semelhante a de bichinhos de pelúcia. Ativo, traz alegria ao ambiente, mas não exige atenção constante para brincar. Respeita a eventual indisposição do dono para brincadeiras ou carícias.

Aparência

A sua aparência quando filhote é um pêlo tosquiado e com manchas rosadas em algumas partes do corpo. Tais manchas podem ou não sumir, dependendo de sua genética. O Bichon Frisé quando adulto tem o pêlo normalmente branco puro, com vestígios ou não das manchas.

A aparência de um bichinho branco e de pequeno porte, com pêlos de caráter cheio leva muitas pessoas a confundir com um Poodle. Na verdade o Bichon é resultado do cruzamento do Poodle e o Maltês.

O porte é assemelhado ao do Maltês, como a textura de seu pelo macio. Entretanto, o pêlo cheio e encaracolado o levou a ser chamado como seu nome atual. Bichon Frisé, em francês é algo como “Bicho Encaracolado”.

Ideal para pequenos espaços, o pouco pêlo que solta acaba ficando retido na escova e não suja o ambiente. Ele é muito dependente de seu dono. Muito carinhoso mesmo

História

O Bichon Frisé tem origem muito antiga pois já existia no antigo Egito e na Fenícia, 1400 anos antes de Cristo. Na Europa a raça foi se moldando, especialmente na França e na Bélgica. Porém, a popularização da raça se deu nos Estados Unidos, sendo reconhecida em 1973.

Resumo da Raça Bichon Frisé

Indicação: companhia
Ambiente: dentro de casa, de preferência
Compatibilidade: pessoas adultas, crianças não muito novas, e idosas
Aparência geral: pequeno, muita quantidade de pelo que é sempre enrolado, tem rabo, olhos redondos, escuros, orelhas inseridas na direção do olho, nariz preto. Pelo sempre branco
Temperamento: carinhosos, adora a convivência com humanos, nunca se zanga, tem espírito independente
Tamanho: ideal em torno de 30 cm
Pelo: comprido, encaracolado. Tem tosa especifica
Cores: branco

Deixe um comentário