Começou a chover e você não tem nada para fazer? Ou é um daqueles dias em que não tem a menor chance de levar o peludo na pracinha ou no parque? Veja como brincar com cachorro dentro de casa, de maneira a garantir um gasto mínimo de energia para deixar o pet tranquilo enquanto você interage e se diverte com seu melhor amigo.
Motivos para brincar com cachorro dentro de casa
Os exercícios físicos e mentais são fundamentais para manter o cachorro saudável e equilibrado. Mesmo nos casos em que o pet é pequeno, e teoricamente poderia fazer suas necessidades no tapete higiênico, os passeios e as brincadeiras são imprescindíveis para evitar o surgimento de problemas comportamentais como latir demais, roer e roubar objetos da casa, lamber e morder suas próprias patas e outras partes do corpo, e fazer xixi e cocô fora do lugar.
Isso acontece porque os cachorros, da mesma maneira que nós, ficam entediados e acabam “inventando moda” para gastar energia. Cachorro feliz é cachorro cansado! Por isso, é fundamental exercitar seu pet para que ele consiga ficar tranquilo em casa, além de fortalecer os vínculos entre vocês.
Como em alguns dias pode acontecer de não dar mesmo para levar o cão até a praça, parque ou mesmo dar uma voltinha no quarteirão, separamos algumas dicas de como brincar com cachorro dentro de casa para você colocar em prática na primeira oportunidade. Pronto para conhecer? Vamos lá!
5 maneiras de brincar com cachorro dentro de casa
Para começar hoje mesmo a brincar com cachorro dentro de casa, mesmo que seja um dia de sol em que você consegue levar o peludo para passear, confira as dicas que preparamos.
Buscar objetos
Uma das brincadeiras mais populares entre os cães também pode ser feita em casa: atirar e buscar objetos pode manter seu cãozinho entretido e feliz por bastante tempo. Pode ser uma bolinha ou até um bichinho de pelúcia, e você nem precisa de muito espaço: basta um corredor, um espacinho pequeno na sala ou no quarto e pronto, a brincadeira já pode começar.
Uma dica importante para você ficar atento: pisos lisos e escorregadios podem acabar com a brincadeira e provocar lesões nos cães, especialmente os que estão acima do peso, com as unhas ou pelos entre os pelos compridos demais e os que têm a coluna longa, como o Corgi e o Dachshund, mais conhecido como salsicha. Para evitar problemas, você pode colocar um tapete antiaderente, do tipo emborrachado, para facilitar a tração do cão e evitar quedas e escorregões.
Caso você more em uma casa ou apartamento com escada, essa brincadeira pode ser ainda mais desafiadora: jogar a bolinha pela escada vai cansar o pet ainda mais. Mas, faça uso do bom senso: cães idosos, com dificuldade de locomoção, filhotes e aqueles mais levados, que podem correr e não voltar quando chamados, devem brincar somente dentro de casa mesmo.
Esconder
Toda criança adora brincar de esconde-esconde, e com os cães isso não é diferente. Além de ser um bom passatempo, é uma brincadeira do tipo inteligente, pois estimula o intelecto dos cachorros fazendo com que ele exercite outros sentidos (o faro, além da visão e da audição) e instintos (o da caça).
Você pode pedir para alguém segurar o cãozinho enquanto você se esconde, chamando por ele em voz alta quando estiver pronto para começar a brincar. Se o cachorro já conhecer o comando “fica”, ou “place”, você dá a orientação para que ele fique parado enquanto você se esconde, e depois começa a brincadeira.
Não esqueça de fazer bastante festa quando seu cachorro te encontrar, para que ele entenda o propósito da brincadeira e participe com bastante animação.
Caça ao tesouro
Achar você pode até ser fácil, mas encontrar objetos escondidos vai ser bem mais trabalhoso. A premissa é bem parecida com a do esconde-esconde, a diferença é que o cachorro precisa conhecer o item pelo nome. Pode ser um bichinho de pelúcia, uma bolinha ou um daqueles brinquedos que podem ser recheados com petiscos, pois isso com certeza vai facilitar a localização, bem como servir de incentivo para o pet.
Cabo de guerra
Cachorros de maneira geral adoram brincar de cabo de guerra. Para isso, brinquedos do tipo corda são ideais por terem a resistência adequada, mas você também pode usar brinquedos de roer. Não use outros objetos, como chinelos, camisas, toalhas e afins, pois futuramente o cachorro pode pegá-los como uma maneira de chamar você para brincar.
A orientação mais importante aqui é que você deve ser sempre o vencedor da brincadeira. Lembre-se de que essa é uma disputa de força, e você, como “líder da matilha”, não pode perder para o seu cachorro. Caso fique cansado, encerre a brincadeira primeiro com algum comando básico, como solta, deita e fica, e depois entregue o brinquedo para o seu cachorro.
Comandos básicos
E, por falar em comandos básicos, podemos dizer com tranquilidade que poucas coisas fortalecem tanto o vínculo entre tutor e cachorro quanto a obediência. Por isso, fazer exercícios que fortaleçam esse comportamento no seu cachorro é fundamental para que você fique cada vez mais tranquilo e seguro de que o pet irá atender quando você chamar ou mandar que ele faça alguma coisa.
Aproveite os dias em que você não pode ou não quer sair para reforçar comandos básicos como uma maneira de brincar com cachorro dentro de casa. Ordens como fica, senta, deita, place, solta e outras tantas são essenciais para o bom convívio entre vocês, e podem fazer toda a diferença para a segurança do próprio cachorro.
E então, gostou das nossas dicas de como brincar com cachorro dentro de casa? Conte para a gente, aqui nos comentários, que outras brincadeiras você consegue fazer com o seu pet nos dias em que está chovendo e não é possível passear na rua. Até a próxima!
Apaixonada por cães desde criança, tem uma vasta coleção mental de informações aleatórias sobre várias raças. É do tipo que atravessa a rua para cumprimentar um cãozinho que está na outra calçada, e que sabe o nome dos pets, mas esquece o das pessoas.