A banana é uma das frutas das quais as pessoas mais gostam e pode ser uma surpresa descobrir que os cachorros também costumam amar essa fruta!
Porém, levando em conta que há muitos alimentos que são tóxicos para os amigos de quatro patas, sempre surge a dúvida: cachorro pode comer banana?
Existe algum risco de envenenamento? Não é doce demais? Qualquer raça de cachorro pode consumir a banana? E qual é a banana mais indicada para dar aos cães?
Se você também é tutor de um pet e quer acabar com as suas dúvidas sobre cachorro pode comer banana ou não, é só continuar lendo aqui!
Índice
Cachorro pode comer banana ou não?
Para começar a falar sobre essa fruta, o principal é esclarecer se o cachorro pode comer banana ou não, e, ela é sim liberada!
A razão é que a banana tem muitos nutrientes que ajudam a deixar os cachorros bem mais saudáveis, além de ser livre de qualquer substância que possa ser tóxica.
Desse modo, mesmo os cachorros mais velhos, assim como os filhotes e os adultos, podem receber banana periodicamente. No entanto, é claro que se deve conhecer mais sobre as particularidades do consumo dessa fruta por parte dos cãezinhos.
O que a banana faz pelos cachorros?
Os veterinários ressaltam a existência de diversos benefícios para o cachorro que pode comer banana, sendo eles:
1. Grande quantidade de potássio
O potássio é fundamental para a longevidade e a banana é muito eficiente para repor esse nutriente. Uma das coisas que o potássio faz é ajudar no controle do sódio, mantendo a pressão dos cachorros mais baixa e também favorecendo os seus ossos.
Conforme os cachorros ingerem mais banana, mais os seus ossos ficam saudáveis, lembrando que o potássio é indispensável para que os animais fiquem mais cheios de energia, mais dispostos.
2. Cuida do sistema gastrointestinal
Mais uma razão para que os tutores sempre deem banana aos seus cachorros é que ela ajuda na saúde gastrointestinal!
Colocando a banana na dieta do cão, ele tem uma digestão bem mais saudável e mais fácil, reduzindo os gases e qualquer mal-estar.
O fato de a banana ser repleta de fibras também é positivo porque ajuda o cachorrinho a evacuar, acabando com a prisão de ventre e com todos os incômodos decorrentes dela.
3. Ajuda o sistema imunológico do cachorro
Apesar de nem todo mundo se lembrar disso, a verdade é que a banana tem bastante vitamina C, o que é muito bom para deixar o sistema imunológico do animal mais forte.
Vale dizer que, além do sistema imunológico, a vitamina C também colabora para que a pressão arterial do pet fique controlada, reduzindo problemas de coração e outros.
4. Diminui o risco de inflamações
Uma das vitaminas que estão presentes na banana é a B6 e ela tem uma função muito especial: a de diminuir as inflamações.
Por isso, se o cãozinho já tem um quadro desse em andamento, o consumo da banana vai ajudar bastante no seu controle. Além disso, ter bastante vitamina B6 no organismo faz com que seja mais difícil que as inflamações se instalem.
Se o cachorro pode comer banana, qual é a forma certa de dar ao cachorro?
Além de saber se o cachorro pode comer banana, é indispensável saber como essa fruta pode ser ofertada.
A forma mais recomendada pelos veterinários é em pedaços, ou seja, o ideal é que se corte a banana e que eles sejam disponibilizados em um pote para o cão. Se o tutor preferir, ele também pode dar a banana para o cachorro usando-a como petisco.
Vale dizer ainda que há tutores que dão a banana inteira para o animal e deixam que ele mesmo a morda. Essa também é uma forma viável, mas deve-se ter cuidado com os filhotes, que podem engasgar.
Deve-se retirar a casca!
Mesmo que a banana seja uma das principais frutas liberadas para os cachorrinhos, é importante tomar cuidado com a sua casca. A maior preocupação dos tutores é se existem toxinas nessa casca e a resposta é “não”. Contudo, existem outros tipos de perigos, como de o animal engasgar.
O maior problema de oferecer a banana com a casca ao pet é que ele pode ter incômodos gastrointestinais por causa disso. Afinal, o estômago do cachorro não vai digerir a casca da banana e isso poderá gerar muito desconforto. Uma das coisas que os cãezinhos sentem nesses casos é a dor pelo acúmulo dos gases, além de dor no estômago devido à indigestão.
Se o sistema gastrointestinal não está bem, é esperado que esse cachorro pare de se alimentar e isso gera um alerta muito sério para os veterinários, sendo preciso levar o pet a uma clínica.
Portanto, não se deve esquecer, de maneira nenhuma, de retirar toda a casca da banana!
E o “fiapo” da banana? Pode dar?
Todos sabem que existe uma espécie de fiapo grudado na banana. São vários deles e eles tomam todo o seu comprimento, apesar de nem sempre as pessoas o comerem.
Para os cachorros, esse fiapo é extremamente positivo porque é onde fica a maior quantidade de fibras dessa fruta!
Desse modo, não existe necessidade de tentar retirar esse fiapo antes de dar a banana ao cachorro, devendo-se ter atenção somente à casca.
Banana não pode ser oferecida com frequência
É sabido que a banana é uma das frutas mais doces da natureza, sendo esse o motivo pelo qual os cãezinhos não devem abusar dela.
Quando o tutor dá banana em excesso para os cachorros, existe a possibilidade de que ele tenha um aumento de glicemia e que isso se torne até mesmo uma diabetes crônica.
Para ajudar, uma sugestão é pedir ao veterinário para orientar a frequência durante a qual a banana deve ser oferecida aos pets.
No caso dos cachorros que tenham de consumir banana mais frequentemente, de acordo com os veterinários, a quantidade não pode ser superior aos 10% de toda a caloria prevista para o dia.
Cachorro pode comer banana em caso de dor de barriga?
Infelizmente, não faltam crenças populares a respeito da forma como cuidar dos animais. É por causa disso que muitos acham que, se o cachorro tiver dor de barriga, é só dar banana a ele.
No entanto, a verdade é que a banana pode até soltar mais o intestino do cão por causa da sua quantidade de fibras. Portanto, isso não é recomendado.
Sempre que o cachorro tem algum mal-estar, o ideal é que se procure um veterinário em vez de usar a banana como uma forma de “medicar” o animal.
Qual tipo de banana é mais indicada para os cães?
Agora que sabemos que cachorro pode comer banana, existe uma série de bananas e muitos não sabem quais são as melhores para o seu cachorro. A banana-da-terra, por exemplo, não é recomendada porque ela é mais adstringente, ou seja, ela é a banana que mais “amarra” a boca.
Por outro lado, a banana nanica é considerada a mais doce, sendo mais provável que o cachorro a aceite. Entretanto, para evitar diabetes, ela deve ser ingerida em baixas quantidades pelo animal.
Também existe a banana maçã, que é bem fácil de ser localizada e pode ser fornecida aos cachorros sem risco.
Cabe salientar que toda banana oferecida aos animais precisa sempre estar fresca. Ela tem de estar madura o bastante para estar docinha, mas não muito preta.
Já sabia que cachorro pode comer banana?
Você sabia que seu cachorro pode comer banana? O seu já consome essa fruta? Conte nos comentários!
Lembre-se de compartilhar este artigo com mais pessoas que também tenham um cachorro e queiram se informar sobre a alimentação natural para cães!
Eu sou Gabriel, tenho 28 anos e sou veterinário. Eu adoro animais e vivo no interior de São Paulo. Meu objetivo é compartilhar conhecimentos sobre animais com as pessoas que se interessam por eles.