O Chow Chow é uma raça que chama a atenção por qualquer lugar e uma das principais razões é justamente o seu pelo bastante comprido. Graças a isso, uma das grandes dúvidas é: Chow Chow pode ser tosado? Existe alguma forma mais recomendada para se fazer a tosa? Quais são os cuidados ao tosar um Chow Chow?
O formato do focinho e a língua de coloração azulada são outros pontos que ajudam a identificar quase de pronto esse cachorrinho de origem chinesa. Sem dúvida, ele é considerado bem fofo pela maioria das pessoas, mas quem tem um Chow Chow sabe bem que se trata de um cão trabalhoso de cuidar. Mais uma vez, os seus enormes pelos são uma das causas.
Se você tem um cachorro dessa raça e está perdido nos seus cuidados ou tem o desejo de possuir um Chow Chow, não deixe de ler este artigo para aprender tudo!
Chow Chow pode ser tosado?
Para quem estava preocupado porque queria fazer uma tosa no seu melhor amigo, pode-se ficar em paz: o Chow Chow pode sim ser tosado! Aliás, fazer isso é muito benéfico para o cão por diversas razões, como o calor: devido à sua pelagem tão densa, é comum que esse cachorrinho sofra com as temperaturas elevadas.
Por isso, fazer uma tosa vai ajudá-lo a se sentir mais confortável e ter mais disposição para brincar, mesmo nos dias de mais calor. Além disso, os pelos em grande comprimento podem fazer com que surjam nós, o que é bastante ruim. Afinal, quem já tentou pentear cabelos com nó sabe bem como é dolorido e o mesmo ocorre com os cãezinhos.
Vale dizer que o pelo muito longo também causa desconforto no cão para andar, além de aumentar a probabilidade de infestação de pulgas. Portanto, além de tosar o Chow Chow ser permitido, isso é bastante recomendado para que o animal tenha muito mais conforto.
É preciso usar tesoura na tosa
Além de saber que a tosa é permitida, é muito importante que as pessoas saibam que ela tem, obrigatoriamente, de ser feita com uma tesoura. É bastante comum que cachorros, de uma forma geral, sejam tosados com o uso de uma máquina, mas isso faz com que os pelos fiquem baixos demais. É algo bem semelhante ao que se faz com o cabelo das pessoas ao raspar.
Apesar de isso ser liberado para muitas raças e para os SRD, a verdade é que existe uma contraindicação, no caso do Chow Chow. O motivo é que os pelos ajudam a deixar o cachorro confortável nas mudanças de temperatura. Nos períodos mais frios, por exemplo, são os pelos que fazem com que o Chow Chow fique mais quentinho. Mesmo nos períodos mais estáveis, sempre pode haver variação térmica e os pelos dessa raça os deixam aquecidos.
Dessa forma, dá para resumir dizendo que o Chow Chow deve ter o seu pelo apenas aparado, mas não pode ficar “baixo” demais. É por causa disso que o melhor é que se use tesoura para fazer a tosa dessa raça. Com ela, consegue-se retirar o excesso de pelo, mas sem que haja exageros e sem que o controle térmico desse animal seja prejudicado. Vale dizer que, do ponto de vista estético, não se pode negar que aparar usando apenas a tesoura faz com que o efeito fique muito mais bonito.
Profissional experiente em tosa de Chow Chow é o melhor caminho
Justamente pelo fato de haver algumas particularidades na tosa do Chow Chow, o ideal é que se vá em busca de um profissional que tenha experiência tosando essa raça. Quando a pessoa que faz a tosa não tem conhecimento de como é a pelagem do Chow Chow, existe o risco de a tosa não ficar bonita e mesmo de a quantidade de pelo retirada não ser a exata.
Afinal, é preciso que se corte o pelo o suficiente para o cachorro ficar mais confortável, mas não tanto a ponto de ele passar frio. Portanto, vale reforçar que a pessoa que faz a tosa do Chow Chow precisa ter experiência nisso. É interessante ainda dizer que o Chow Chow é um cachorro de grande personalidade e que se recomenda que o profissional já tenha tosado outros Chow Chow por essa razão.
Quatro tosas para deixar seu Chow Chow incrível!
Nem todo tutor desse cachorro sabe disso, mas existem algumas opções de tosa para que seu melhor amigo fique lindo e, melhor ainda, que fique confortável. São elas:
1. Puppy Cut
A tradução literal é “corte de filhote” e, afinal, quem não fica completamente derretido ao ver um filhotinho, não é mesmo? A ideia desse corte é fazer com que o seu Chow Chow fique parecido com quando ele era um neném e, além da beleza, essa é uma tosa considerada bastante prática.
Para conseguir esse visual, o profissional precisa que o pelo do animal fique com até 2,5cm, que é o tamanho da pelagem comum dos filhotes dessa raça. Outra questão importante é que, para esse corte ficar perfeito, essa medida tem de se repetir por todo o corpinho.
2. Ursinho
O nome dessa opção de tosa é bem autoexplicativo: quando se faz a tosa ursinho em um Chow Chow, ele fica parecendo mesmo um lindo ursinho de pelúcia! Para conseguir esse efeito, é necessário que o corte seja arredondado, o que vai ajudar a criar a impressão de que o cachorro é bem fofinho. Isso é especialmente importante no focinho do cão.
3. Tosa higiênica
A tosa higiênica é adotada pelos tutores de diversos cachorros e, no caso do Chow Chow, ela é ainda mais recomendada. O foco dessa tosa é eliminar os pelos nos quais é mais comum o acúmulo de secreção e de sujeira, como os pelos que ficam ao redor dos olhos.
Outras áreas que tendem a ser aparadas quando se escolhe a tosa higiênica é a barriga, a área genital do Chow Chow, as almofadinhas das patas e o ânus. Fazer a tosa nessas áreas é muito importante porque é comum que as fezes e a urina acabem sujando os pelos dessas regiões, sem contar que os pelos das patas também costumam ficar bem sujos. A ideia da tosa higiênica é manter o Chow Chow limpo, evitar proliferação de bactérias e impedir que o cão fique com um odor desagradável.
4. Leão
Levando em conta que o Chow Chow é um cachorro bastante peludo, é claro que a tosa leão é bem apropriada e faz com que ele fique bem charmoso. Para que essa tosa seja feita, os pelos do corpo do cachorro ficam um pouco mais curtos, enquanto se tem os pelos da cabeça em um comprimento maior. Com isso, o efeito proposto é que o Chow Chow fique mesmo com uma juba e, especialmente para as crianças, essa é uma das tosas mais bonitas para essa raça.
Queda de pelo é comum nesse cachorro
Quem adota um Chow Chow precisa estar preparado para encontrar muito mais pelos em sua casa. O motivo é que, como esse é um cão extremamente peludo, também é compreensível que ele perca uma quantidade maior de pelos. Cabe salientar que a tosa periódica ajuda até mesmo a reduzir essa queda de pelo. Da mesma forma que acontece com os humanos, a tosa traz mais força aos pelos desse cachorro.
Higiene regular do Chow Chow é primordial
É claro que a tosa, especialmente a higiênica, ajuda a deixar o Chow Chow com uma aparência bem mais limpa e cuidada. Entretanto, a verdade é que existem outros cuidados que os tutores desse cão precisam ter a respeito da sua higiene:
1. Banho
Mesmo com a tosa, é esperado que o Chow Chow fique com o pelo mais sujo do que de outros cachorros e, por isso, banho é indispensável. No geral, a recomendação é que esse cão seja banhado uma vez por mês ou de acordo com o que o seu veterinário indicar. Deve-se ressaltar que o banho com um profissional é muito mais seguro do que dar banho sozinho no Chow Chow, em casa.
2. Escovação
A escovação é o que vai impedir que o Chow Chow acumule pelos que já estão mortos, além de reduzir a ocorrência de nós. O indicado é que o cachorro seja escovado até três vezes na semana e que se use uma escova que seja específica para esse tipo de animal, com dentes mais largos.
Secar o Chow Chow é fundamental até no calor
Com a enorme quantidade de pelos que essa raça possui, é fundamental que se use um secador depois de o Chow Chow tomar banho. Isso porque, ao deixar o cachorro secar “sozinho”, podem ocorrer ainda mais nós nos seus pelos, sem contar que ele receberá friagem e poderá ficar doente com mais facilidade. Portanto, deve-se fazer a secagem minuciosa do Chow Chow, principalmente a área das suas orelhas, para evitar dores!
Você gostou dessas informações? Compartilhe este material com quem é apaixonado por essa raça!
Eu sou Gabriel, tenho 28 anos e sou veterinário. Eu adoro animais e vivo no interior de São Paulo. Meu objetivo é compartilhar conhecimentos sobre animais com as pessoas que se interessam por eles.