Saber como acabar com o carrapato no quintal é algo muito importante para os tutores de pets. Isso porque, além de causarem doenças nos animais, esses parasitas também podem ser uma ameaça para a família quando presentes no ambiente.
Se você está passando por esse problema, deve, antes de tudo, entender um pouco mais sobre o assunto. Inclusive, adiantamos que, infelizmente, esse tipo de coisa é muito comum para as pessoas com gatos e cachorros em casa.
No entanto, embora não seja algo incomum, todo cuidado é pouco, uma vez que carrapatos são os responsáveis por complicações sérias. Neste contexto, é fundamental saber como se livrar do problema.
Para lhe ajudar com essa questão, neste conteúdo, você vai conhecer um pouco sobre esses parasitas e aprender como acabar com o carrapato no quintal. Continue a leitura!
- Leia também: Cachorro se Coçando Muito: O Que Pode Ser?
O que são carrapatos e quais as complicações causadas por eles?
Os carrapatos são parasitas externos que vivem na pele e no pelo dos animais e se alimentam de sangue. Eles podem ser encontrados em animais domésticos como cães e gatos, nos de grande porte como cavalos e bois, nas aves e, ainda, em seres-humanos.
No Brasil, existem diversos tipos de carrapatos, sendo nas áreas urbanas o “carrapato vermelho do cão” o mais comum deles. Já em áreas rurais, o carrapato-estrela é o mais popular.
Embora esses parasitas se hospedem nos animais, é habitual encontrarmos muitos deles no ambiente, especialmente naqueles onde vivem os bichinhos. No entanto, devido ao seu tamanho minúsculo e coloração marrom ou acinzentada, podem passar, muitas vezes, despercebidos a olho nu.
Aí é que está o grande problema!
Os carrapatos são transmissores de muitas enfermidades como a febre maculosa e a doença de Lyme, por exemplo. Inclusive, essas complicações podem ser letais tanto para o animal, quanto para o ser-humano se descoberta tardiamente ou mal tratada.
Em razão disso, detectar e tratar animais e ambientes com parasitas é fundamental para evitar esse tipo de problema. A seguir, saiba como eliminar os intrusos do seu pet e como acabar com o carrapato no quintal.
- Leia também: Doença do Carrapato
Como eliminar os carrapatos do seu pet?
Para eliminar os carrapatos do seu pet é necessário, antes de tudo, buscar pelo auxílio de um veterinário. Os profissionais da área são as melhores pessoas para lhe ajudar a lidar com o problema e recomendar uma maneira de não passar por isso novamente.
Algumas das medidas indicadas para prevenir ou extinguir as ameaças, são:
- coleira anti pulga: trata-se de um acessório com substâncias próprias para eliminar carrapatos;
- shampoo e spray: são produtos aplicados diretamente na pelagem do animal com fórmulas próprias para acabar com os parasitas;
- medicamentos orais: são normalmente indicados pelos veterinários em casos de infestações maiores.
Vale dizer que os profissionais da área não indicam a prática de tirar os carrapatos do animal com as mãos. Isso porque, o contato direto com o inseto facilita a transmissão de doenças para os humanos, além de lesionar ainda mais a pele do pet.
É importante destacar que ao notar a presença desses parasitas em seu bichinho, as chances do ambiente onde ele vive também estar infestado é grande. Por isso, no próximo tópico vamos descobrir como acabar com o carrapato no quintal.
- Leia também: Como acabar com as pulgas?
Como acabar com o carrapato no quintal?
A nossa primeira dica de como acabar com o carrapato no quintal, é apostar na dedetização do local. No entanto, esse tipo de procedimento exige um grande conhecimento, ou seja, é necessário contratar uma empresa especializada no assunto.
Assim, o ideal é buscar por um especialista em dedetização contra insetos e parasitas. Vale dizer que o seu animal vai precisar se afastar do ambiente em questão por, aproximadamente, 24 horas. Após esse período, é recomendado lavar o local antes de liberá-lo para o pet.
Contudo, se o seu quintal dispõe de um jardim, todo cuidado é pouco. Isso porque, lugares com muita plantação são os preferidos dos carrapatos. Inclusive, esses insetos costumam montar ninhos próximo às plantas, sem que ninguém perceba, devido ao tamanho.
Em razão disso, o ideal é realizar a dedetização mensal. Embora seja um processo trabalhoso e que demande custos, é o mais indicado para proteger o ambiente, o pet e toda a família.
A segunda sugestão, e não menos importante do que a primeira, é apostar em uma boa faxina. Inclusive, fazer a limpeza dos itens dispostos no quintal e dos brinquedos do pet é fundamental. Os carrapatos costumam se infiltrar onde menos esperamos, por isso, nada melhor que a água morna para eliminá-los.
Além da dedetização e da faxina, algumas receitas caseiras também podem ser boas alternativas de como acabar com o carrapato no quintal. Vamos conhecer as principais, a seguir!
Como acabar com o carrapato no quintal? Conheça as principais receitas caseiras!
Como mencionado, além da dedetização e da limpeza, algumas receitas caseiras podem ser benéficas quando o assunto é como acabar com o carrapato no quintal. Em outras palavras, nem sempre é necessário investir em produtos caros para se livrar dos parasitas no ambiente.
Para provar isso, separamos 7 receitas caseiras para eliminar esses insetos do seu quintal. Acompanhe, abaixo!
1. Receita de vinagre de maçã com bicarbonato de sódio
Uma boa forma de acabar com o carrapato no quintal é apostar na receita de vinagre de maçã com bicarbonato de sódio.
Assim, basta colocar duas xícaras do vinagre de maçã na água morna e adicionar meia colher de bicarbonato de sódio. Misture tudo, coloque em um borrifador e espirre no ambiente contaminado pelos parasitas.
Repita o processo por, pelo menos, 3 x na semana.
2. Receita com vinagre
Além da receita com bicarbonato, você também pode investir apenas no vinagre para combater os carrapatos do seu quintal. Isso significa que não é necessário adicionar nenhum outro ingrediente além da água.
Após essa junção, coloque a mistura em um borrifador e espalhe por todo o quintal.
3. Óleo de Neem
Se você ainda não conhece, o Neem é uma árvore que surgiu na Índia. Assim, o óleo de Neem é um produto funcional e eficiente quando o assunto é como acabar com o carrapato no quintal.
O melhor de tudo é que você não precisa misturá-lo a nenhum ingrediente, basta adquiri-lo e passá-lo no ambiente com ajuda de um pano.
4. Receita com óleos essenciais
Além do óleo de Neem os óleos essenciais são excelentes para eliminar parasitas do quintal. Basta diluir uma gota de óleo de sésamo, limão, rícino ou canela em água e aplicar no ambiente.
É importante mencionar que os animais não podem ter contato com o óleo de rícino, devido a seu cheiro muito forte.
5. Receita com cravo da índia
O cravo da índia, por si só, já é um antibacteriano natural que ajuda a repelir insetos como pulgas, moscas e mosquitos. Contra os carrapatos ele também vem se mostrando eficiente.
Para usá-lo, você deve ferver as folhas da planta ou misturar o próprio cravo a uma fruta cítrica. Após o processo, basta aplicá-lo no ambiente com ajuda de um pano ou borrifador.
6. Receita com limão e frutas cítricas
Outra receita muito eficaz para acabar com o carrapato no quintal é colocar duas xícaras de água para ferver e acrescentar dois limões – ou laranjas – cortados ao meio. Deixe a mistura no fogo baixo por, pelo menos, 1 hora, e após esse período, retire os limões, deixando apenas o líquido.
Com a ajuda de um borrifador, aplique no ambiente, com cuidado para não passar perto do animal, pois pode provocar irritação nos olhos.
7. Receita com camomila
Por fim, a camomila, que também serve como repelente natural, é uma excelente forma de acabar com o carrapato no quintal.
Para isso, basta ferver a planta e passar no ambiente. Inclusive, essa receita também serve para curar os machucados provocados por parasitas no seu pet.
Entendeu como acabar com o carrapato no quintal?
Até aqui, podemos concluir que saber como acabar com o carrapato no quintal é algo muito importante, concorda? Além de preservar o bem-estar do animal, manter o ambiente sem parasitas é contribuir com a saúde de toda a família.
É importante deixar claro que, como dissemos no decorrer deste conteúdo, ter um pet com carrapato, embora seja uma situação difícil, é algo comum. Inclusive, muito se engana quem pensa que somente animais das áreas rurais contraem parasitas.
Vale ressaltar que ao descobrir um carrapato no seu bichinho, as chances de os insetos já terem se espalhado pelos espaços da casa são enormes. Em razão disso, os cuidados precisam ser redobrados. Indicamos até uma limpeza profunda na casa toda e a lavagem das roupas com água morna.
Os carrapatos são muito pequenos, podem se acomodar em diferentes lugares e normalmente não são vistos a olho nu. Por isso, toda cautela é pouco ao se deparar com esse tipo de problema.
Esperamos que as nossas recomendações tenham sido úteis. No entanto, não se esqueça de contar com a ajuda de um profissional veterinário, para auxiliar na eliminação dos parasitas no seu bichinho de estimação.
Não se esqueça também de compartilhar este artigo para que mais tutores saibam como acabar com o carrapato no quintal. Até a próxima!