Sem dúvida, os hamster são alguns dos animais mais fofos que as pessoas podem criar, com aquele pelo bem macio e com as suas pequenas patinhas. Mas, sempre pode acabar surgindo as dúvidas de como cuidar de um hamster.
Aliás, quando os adultos querem que as crianças adquiram a responsabilidade de cuidar de um pequeno animal, o hamster tende a ser o escolhido por causa da ideia de que ele demanda menos cuidados.
Contudo, será que isso é mesmo verdade? Será que são poucos os cuidados necessários para que um hamster fique saudável? Será que esse pequeno animal também tem as suas particularidades?
A verdade é que aprender sobre como cuidar de um hamster é extremamente importante, principalmente porque esses são animais bem sensíveis.
Se você tem esse animalzinho e quer se informar sobre como cuidar de um hamster ou se está pensando em pegar um desses, confira agora todas as suas principais informações.
Índice
- Quais são as características de como cuidar de um hamster com relação a comportamento?
- Alimentação dos hamsters precisa de cuidados
- Algumas verduras e legumes que o hamster pode consumir
- Pode dar batata doce para o hamster?
- E a batata comum?
- Frutas que são liberadas para os hamsters
- Como higienizar corretamente as frutas antes de oferecer ao hamster
- Como cuidar de um hamster e forrar a gaiola corretamente
- Pode cobrir a gaiola com cobertor?
- É importante deixar a gaiola longe da parede e de correntes de ar
- Pode dar banho no hamster?
- Quando levar um hamster ao veterinário?
- Água: disponível o tempo todo
- Aprendeu sobre como cuidar de um hamster?
Quais são as características de como cuidar de um hamster com relação a comportamento?
Para falar sobre a forma de como cuidar de um hamster, é imprescindível que se conheça um pouco sobre a sua personalidade. Afinal, isso determina bastante o que fazer para que esse bichinho tenha qualidade de vida.
A primeira coisa que se deve saber a respeito de como cuidar de um hamster é que ele não gosta de viver em sociedade. Sendo assim, não se deve, por exemplo, colocar mais de um hamster na mesma gaiola, pois isso pode gerar um estresse enorme ao animal.
Na realidade, mais do que estresse, colocar dois hamsters para viver juntos pode fazer com que eles briguem a ponto de um ser morto (ou os dois). Mesmo quando se trata de mãe e filhotes, o ideal é que eles sejam separados assim que pararem de mamar.
Outro aspecto interessante dos hamsters é que são bichos noturnos. Isso quer dizer que é comum que eles durmam durante todo o dia, mas que tenham bastante energia à noite.
Dessa forma, não é de espantar que esses pequenos roedores brinquem muito em suas gaiolas durante a madrugada, principalmente correndo em rodinhas.
Algo que as pessoas tendem a querer saber quando surge a dúvida de como cuidar de um hamster é se são animais carinhosos e eles demonstram sim bastante apego aos seus tutores. Vale dizer que são animais com uma mordida bem dolorida, sobretudo devido aos dentes bem afiados.
Por isso, deve-se manter a boca dos hamsters longe do rosto e mesmo dos dedos.
Alimentação dos hamsters precisa de cuidados
Ao aprender sobre como cuidar de um hamster, é importante saber que existem determinados alimentos que são imprescindíveis para que o hamster tenha saúde e, mais do que isso, para que ele tenha uma vida longa.
Por outro lado, há alimentos que são altamente perigosos para esses bichinhos, podendo prejudicar a sua saúde de diferentes formas e até causar a sua morte. Portanto, é indispensável saber mais sobre como cuidar de um hamster e quais são as coisas que eles podem consumir e quais são contraindicadas.
Vale dizer que, além de saber dos alimentos recomendados para esse pet, também é preciso ficar atento com relação ao lugar onde eles são comprados. É muito mais seguro fazer a compra das verduras, legumes e frutas para ele em uma feira.
Algumas verduras e legumes que o hamster pode consumir
Se você quer saber como cuidar de um hamster e variar na alimentação do seu bichinho, veja opções de verduras e de legumes e entenda porque eles são saudáveis para esse animal:
1. Alface
Esse alimento faz com que o hamster fique mais forte, já que tem bastante ferro. Além disso, o alface também facilita o trânsito intestinal do hamster e ainda proporciona um envelhecimento saudável por ser antioxidante.
2. Repolho
A razão é que esse alimento tem importante poder anti-inflamatório, sendo perfeito para ajudar o hamster a sentir menos dor, inclusive quando ele está doente.
3. Vagem
Faz com que o sistema digestivo do hamster fique mais saudável, evitando incômodos gástricos. Além disso, proporciona ótima reposição de ferro.
4. Couve
Um dos melhores alimentos para se dar ao hamster, a couve gera bem-estar gástrico e ainda melhora a atividade cardíaca desses animais.
5. Espinafre
Alimento que ajuda o hamster a ter um sistema imunológico mais forte, além de conter bastante fósforo.
6. Cenoura
Representa uma ótima maneira de melhorar a visão do hamster, além de ajudar a corrente sanguínea a transportar vitaminas e outros tipos de substâncias.
7. Abobrinha
Ótimo alimento porque ajuda a aliviar qualquer incômodo gastrointestinal que o hamster possa ter.
Pode dar batata doce para o hamster?
Levando em conta que a batata é muito comum no Brasil, é claro que vários tutores se perguntam como cuidar de um hamster e se esse alimento é indicado aos hamsters.
A verdade é que a batata doce pode ser oferecida aos hamsters, mas existem contradições a respeito da necessidade de cozinhá-la antes. Por isso, o melhor é questionar o veterinário de confiança.
Cabe ainda especificar que esse é um legume que consegue proporcionar bastante minerais e fibras a esses pequenos pets.
E a batata comum?
A batata comum, por outro lado, não deve ser dada a esses animais porque existe o risco de eles se intoxicarem. O motivo para isso é a solanina, um composto encontrado na batata e que não é digerido pelo organismo desses roedores.
Infelizmente, existem pessoas que não sabem como cuidar de um hamster e acabam oferecendo esse legume ao bichinho, que pode acabar morrendo um pouco depois de comer e é interessante dizer que mesmo uma eventual fervura não acabaria com esse efeito.
Frutas que são liberadas para os hamsters
Assim como os humanos, os hamster também têm necessidade de consumir quantidades adequadas de frutas. Entretanto, é claro que não são todas as frutas que podem ser ingeridas por esses animais e algumas das que estão liberadas são:
1. Maçã
Uma das coisas positivas da maçã é que ela proporciona mais saúde à parte muscular dos hamsters, cuidando também do sistema nervoso.
2. Melância
Basicamente, essa fruta deve ser consumida pelos hamster por duas razões: a primeira é que ela hidrata muito esses pets, melhorando a saúde dos rins. A segunda é a sua importante quantidade de fibras.
3. Uva
Nem todos sabem, mas a uva é sim liberada para os hamsters e ela influencia positivamente na coagulação do sangue. Além disso, ela reduz o envelhecimento celular desses roedores por conter antioxidantes.
4. Pêra
Sem dúvida, faz parte das frutas que têm maiores níveis de vitamina, assegurando que o hamster esteja devidamente nutrido. Além disso, ela não aumenta o peso desse animal, ou seja, não existe o risco de ele ficar obeso por causa da pera.
5. Ameixa
Da mesma forma que para os humanos, a ameixa tem potencial para ajudar o intestino constipado. Entretanto, ela pode causar dor de barriga caso seja consumida sem controle. Por isso, não se deve dar ameixa sempre ao hamster.
6. Morango
Uma das frutas das quais os hamsters mais gostam é o morango, já que ele é refrescante e doce ao mesmo tempo. Além de ser gostoso, existe outra razão para dar essa fruta aos roedores: sua quantidade de vitamina C.
7. Banana
As fibras encontradas nessa fruta ajudam a evitar que o hamster fique constipado. Inclusive, o roedor fica com muito mais energia.
Uma vez que se sabe quais são os alimentos que os hamsters podem comer, é preciso ter controle para que esses animais não os comam em excesso.
Apesar de serem coisas naturais, é claro que não se deve exagerar na hora de oferecer esses legumes, verduras e frutas aos hamsters. Inclusive, não se deve esquecer de que o hamster tem um estômago menor que o de outros animais.
Como higienizar corretamente as frutas antes de oferecer ao hamster
É fundamental que os legumes e as verduras sejam oferecidos crus ao hamster, menos a batata doce. Desse modo, é igualmente importante que eles estejam higienizados a fim de evitar que os roedores contraiam qualquer doença.
O mesmo vale para as frutas: se os hamster vão comer a sua casca também, como no caso da pera, é necessário que se faça uma limpeza antes. Para a higienização adequada desses alimentos, a recomendação é que se use um dos métodos abaixo:
1. Vinagre ou bicarbonato
Basta que se deixe a verdura, o legume ou a fruta de molho em água com vinagre ou com bicarbonato de sódio por 20 minutos. Depois, será preciso que cada uma das coisas seja enxaguada de forma cuidadosa para que não fique nenhum resto de vinagre ou de bicarbonato. O ideal é que se use água corrente abundante.
2. Detergente
Muitos não sabem, mas dá para limpar legumes e frutas usando detergente, embora isso seja contraindicado para as verduras. Destaca-se que frutas de exterior mole, como o morango, não devem ser higienizadas dessa forma.
3. Hipoclorito de sódio
Forma mais comum de se higienizar esses alimentos. É só colocar 20 ml da substância em um litro de água e deixar a verdura, o legume ou a fruta lá por 20 minutos. Depois, basta fazer o enxágue.
Como cuidar de um hamster e forrar a gaiola corretamente
Normalmente, as pessoas costumam colocar serragem de madeira na gaiola dos hamsters com a intenção de deixá-la mais quente. Contudo, os tutores mais experientes sabem que essa escolha pode ser perigosa para a saúde desses animais, pois os hamsters têm pré-disposição a doenças respiratórias.
A explicação é que o pó que se solta naturalmente das serragens costuma causar desconforto respiratório, pneumonia e outros problemas a esses roedores. É mais seguro que se use o papel higiênico, que é muito macio e que também vai deixar o hamster bem aquecido. No entanto, cabe destacar que não se deve usar os papéis higiênicos perfumados porque eles podem desencadear alergias.
Pode cobrir a gaiola com cobertor?
Outro hábito muito comum de quem tem hamster é cobrir a gaiola com um cobertor nos períodos mais frios. De fato, é importante que esse animalzinho seja protegido da friagem, mas nem todos os cobertores são indicados.
Deve-se lembrar sempre de que o hamster é um roedor; sendo assim, é claro que ele vai tentar roer esse cobertor e isso pode fazer mal à sua saúde. Portanto, é indicado pedir ao veterinário a indicação de algum pano que esse hamster possa roer sem que os fiapos sejam prejudiciais a ele.
É importante deixar a gaiola longe da parede e de correntes de ar
Uma característica comum da natureza dos hamsters é sentir frio: tratam-se de animaizinhos muito friorentos e que ficam doentes facilmente no inverno.
Por isso, é fundamental que a gaiola sempre esteja protegida de correntes de ar e que ela não seja posicionada perto da parede. O motivo é que a parede, de forma geral, costuma ser mais fria e deixar o roedor mais gelado.
Pode dar banho no hamster?
Esse é um tema delicado, mas a primeira coisa que se pode ressaltar sobre como cuidar de um hamster é que o animalzinho nunca deve ser molhado! É extremamente perigoso para esse roedor receber água de qualquer jeito, mesmo que seja morna. Portanto, o banho “tradicional” é contraindicado para esses animais.
Porém, e o banho com pó de marfim? Essa seria uma forma viável de limpar o hamster? De fato, muitas pessoas aplicam esse pó de marfim nos hamsters e até a embalagem desse produto traz um animal desses ilustrado. Contudo, isso é uma irresponsabilidade das empresas, pois esse pó é recomendado apenas às chinchilas.
O pó de marfim não se desprende de todo da pele do hamster e pode causar intoxicação e até agravar a questão respiratória. Desse modo, nem mesmo esse “banho a seco” pode ser aplicado a esse pet.
Quando levar um hamster ao veterinário?
Todo mundo que deseja aprender sobre como cuidar de um hamster, precisa considerar que os gastos com veterinários vão acontecer em algum momento.
No caso dos hamsters, é primordial levá-los a um especialista em animais silvestres sempre que eles estiverem “espirrando”, fazendo barulho para respirar ou demonstrando desconforto respiratório (estar ofegante).
Se o hamster estiver prostrado demais e sem comer também é motivo para ir fazer uma visita ao veterinário.
Água: disponível o tempo todo
Uma última ressalva é que a água do hamster deve ser substituída diariamente, fazendo a limpeza do bebedouro com detergente neutro.
Aprendeu sobre como cuidar de um hamster?
Agora que você aprendeu tudo sobre como cuidar de um hamster, não deixe de mostrar este artigo aos seus amigos que já tem ou desejam ter esse bichinho!
Agora, se você tem cachorro ou gato, e tem algum tipo de dúvida, continue lendo nossos conteúdos aqui no blog!
Eu sou Gabriel, tenho 28 anos e sou veterinário. Eu adoro animais e vivo no interior de São Paulo. Meu objetivo é compartilhar conhecimentos sobre animais com as pessoas que se interessam por eles.