Olá, hoje o assunto é Latir.
Ter cachorros que latem em demasia trás muito desconforto e é muito chato não e verdade? Seja latindo por comida ou atenção. Se nós, seus tutores, ficamos chateados imagina nosso vizinho que não tem nada a ver com a história.
Casos de envenenamento muitas vezes acontecem por causa desse comportamento disfuncional. Ok. Disso tudo você já sabia, mas, como nós podemos domar o apito infernal que vive dentro do nosso melhor amigo?
– Como o fazer parar de latir?
É o que nós vamos ver! Só que para saber fazê-lo parar, precisamos entender o porquê de ele latir tanto!
Entendendo seu cachorro.
É importante que saibamos. Nossos cachorros são espertos, muito espertos. E para conseguir o que querem eles nos infernizam. E você é o culpado.
Sempre digo que cachorros são que nem crianças. É simples, se o seu cachorro late e consegue o que quer você está estimulando seu comportamento errôneo. Que nem uma criança no supermercado esperneando por um brinquedo.
Se você dá a ela o brinquedo as chances de ela fazer tudo de novo são muito grandes certo? Pegue por exemplo hora do almoço. Se ele fica parado ao seu lado latindo, pedindo comida e você dá; É dizer a ele que esse comportamento é o correto.
“- Há, mas eu dou porque ele me inferniza”.
É verdade, mas a atitude correta é repreendê-lo, retira-lo do lado da mesa e depois com ele calmo dar o petisco. Assim você estimula o comportamento correto.
Como repreender o seu cachorro da maneira correta
A repreensão tem que ser associado ao comportamento errôneo, que nesse caso é latir. Para isso toda a repreensão, para o cachorro, tem que ser feito no ato da ação. Não adianta fazer três minutos depois, ou antes, dela ocorrer.
Para cada cachorro é recomendado uma repreensão diferente. Isso mesmo.
Se o seu cachorro for do tipo medroso é importante que não se exagere no “castigo”. Por exemplo, se o seu cachorro for medroso o ideal é usar o esguicho de água para que ele tenha um leve desconforto, associando assim o ato de latir como algo ruim. Assim ele aprenderá que, quando latir, receberá um esguicho de água, sem correr o risco de traumatiza-lo.
Por outro lado, cachorros um pouco mais sapecas, por assim dizer, precisam de um castigo maior, caso a água não apresente os resultados esperados. Podendo se usar um objeto para fazer barulho quando o seu cãozinho tiver o comportamento inadequado. Ou seja, latiu jogue o objeto barulhento perto dele.
Lembrando que o objetivo é repreendê-lo, não machucá-lo. Nunca jogue objetos em cima do cachorro.
Repreender não é tudo
Cachorros com esse tipo de comportamento querem chamar sua atenção. E se não conseguem de um jeito capaz de tentarem de outro. Para que eles não desenvolvam outros problemas é importantíssimo, e digo “ISSIMO”, que ele tenha rotinas de exercícios físicos diários.
Cachorros precisam de exercícios físicos para aliviar o stress do dia a dia. Exercício para ele é como trabalhar para você. Se você não trabalha e fica o dia inteiro coçando em casa é muito provável que fique estressado e comece a “latir” para todo mundo.
Então coloque-se no lugar do seu melhor amigo e saiba que cachorros nasceram para o trabalho. Digo, nasceram para fazer exercícios. Eles simplesmente adoram passear não e mesmo?
Procure estimular o comportamento correto.
Pode parecer “clichê” e é mesmo. Se você não quer ele latindo, procure fazer carinho quando ele não latir. Faça várias repetições nos lugares em que ele normalmente latia e se ele não latir recompense-o com petiscos, carinho, brinquedos e palavras de afeto. Isso é estimular o comportamento correto. Fazê-lo, fará de seu cachorro muito mais feliz. Além disso, seu vizinho agradece.
É isso qualquer dúvida, sugestão por favor use os comentários 😀 Se gostou compartilhe 😀
Eu sou Gabriel, tenho 28 anos e sou veterinário. Eu adoro animais e vivo no interior de São Paulo. Meu objetivo é compartilhar conhecimentos sobre animais com as pessoas que se interessam por eles.