O comportamento do gato siamês é muito diferente de outras raças de felinos, por serem muito apegados e afetivos aos seus donos, os especialistas comparam seu comportamento com os dos cães, pois se afeiçoam mais com os donos do que com a “casa” como as outras demais raças de gatos.
Cuidados e atenção
Devemos estar cientes quanto a escolha de um gato siamês como animal de estimação, pois o gato siamês requer muitos cuidados e atenção e gastar uma boa parte do seu tempo se dedicando as suas manias.
Conhecidos como gato curioso, o gato siamês tem a característica de adorar entrar e mexer onde não são chamados, por esta razão os donos do gato siamês precisa redobrar a atenção para evitar que acidentes possam ocorrer.
Temperamento do gato siamês
O comportamento do gato siamês também é marcado por seu temperamento exigente e possessivo, com uma alta inteligência que faz dele um gato bastante trabalhoso para domesticação.
Com frequentes mudanças de humor própria da sua natureza sensitiva, seu comportamento é pouco previsível, de um dia para outro, sua maneiras de brigar, reagir com outros animais e pessoas da família, de amar ou de conceber a vida pode mudar radicalmente.
Todavia, o comportamento do gato siamês também é marcado por ser um animal e extraordinário, vivaz, exuberante, corajoso, domesticável, invejoso, intrometido, bastante amável e arisco.
O gato siamês faz parte da família?
Em geral, o gato siamês dedica todo seu afeto apenas a um membro da família, mostrando até indiferença pelos outros, ao escolher um dono a ele se apega firmemente, demostrando muito ciúme e aborrecimento diante das atenções dispensadas a outros gatos ou pessoas. Separado do dono, seria capaz de morrer, mostrando uma total dependência dele.
O gato siamês deve ser tratado com muita doçura, pois é muito sensível, quando adulto dificilmente tolerará a presença de outros animais de estimação, apesar de não faltar casos de boa convivência do gato siamês com outros pets.
Convivência com estranhos
Deve-se tomar muito cuidado com visitas e pessoas estranhas, pois o comportamento do siamês não costuma ser sociável e afetivo com pessoas que não conhecem, com fêmeas a atenção deve ser dobrada ainda mais na época do cio, que elas tendem a ficar bem manhosas e histéricas e isso exige mais que atenção é paciência por isso recomenda-se que o quanto antes faça o animal acasalar ou castre-o. Evitando assim estresse para dono e animal.
Voz do gato
Outro comportamento do gato siamês muito marcante é a sua “voz”, o siamês tem uma linguagem bastante desenvolvida e com grande variedade de miados e gritos para uso em diferentes ocasiões e os usam para conseguir a atenção do seu dono.
Fêmeas do cio costumam ser mais ainda barulhentas, miados e uivos poucos graciosos, parecido com o choro de um recém-nascido devem ocorrer. Apesar de ser um gato muito falante, odeia ruídos altos e gritos produzidos por outros. Também não gostam de ser deixados só ou ignorados.
Elegância
A elegância do corpo e a graça dos movimentos conquistaram para o siamês o título de príncipe dos gatos, mas é o miado forte e a personalidade incomum que realmente os diferenciam de outros felinos.
Em relação ao dono, ele se comporta mais como um cão do que como um gato, pode passear em uma coleira e chega a exibir o comportamento típico de “ir buscar”. É fiel e ciumento, mas adora ser acariciado, especialmente na zona do pescoço.
Mas, como todo gato, ele às vezes age de modo estranho, num instante é capaz de passa da maior frieza às mais vibrantes expressões de afeto, este é o comportamento do gato siamês.
Eu sou Gabriel, tenho 28 anos e sou veterinário. Eu adoro animais e vivo no interior de São Paulo. Meu objetivo é compartilhar conhecimentos sobre animais com as pessoas que se interessam por eles.