Devido ao aumento da conscientização sobre o bem-estar dos animais, a busca pelo serviço de Pet Grooming vêm crescendo gradativamente no Brasil. No entanto, a defasagem ainda é grande, uma vez que não existem muitos especialistas na área.
Em contrapartida, mesmo com a falta de profissionais, os petshops continuam se destacando, afinal, deixar o animal de estimação sem cuidados não é uma opção. Diante dessa linha tênue, investir em Estratégias de Marketing para Pet Grooming é fundamental para se diferenciar dos tosadores e esteticistas.
A grande verdade é que, não há nada mais valioso no mercado do que ter o nome reconhecido por meio do seu talento. Contudo, nem sempre é possível alcançar esse reconhecimento apenas trabalhando.
É nesta perspectiva que as Estratégias de Marketing para Pet Grooming entram e, com elas, é mais simples alcançar clientes e oportunidades. Por isso, neste artigo, iremos falar sobre a importância dessa prática e ainda destacar algumas ideias para você investir e ter bons resultados. Continue com a gente!
Antes de tudo, o que são Estratégias de Marketing?
Se você chegou até este conteúdo, é provável que saiba o que faz um Pet Groomer, não é mesmo? Entretanto, pode ter dúvidas sobre o que são Estratégias de Marketing e, por isso, vamos responder.
As Estratégias de Marketing, são ações pensadas para promover uma marca, seus produtos ou serviços. Para se ter uma ideia desse conceito, é quase impossível conhecer uma grande empresa que não invista nessa prática.
Em outras palavras, as Estratégias de Marketing são fundamentais para o sucesso de qualquer negócio, isso porque, por meio delas, é possível atrair, envolver e fidelizar clientes. Assim, a marca em questão se diferencia da concorrência e ainda consegue alcançar metas e ampliar os resultados.
As Estratégias de Marketing dispõem de uma série de elementos, desde a pesquisa de mercado até as ações que atendem as necessidades do público-alvo. Nesse sentido, existem diversas formas de implementá-las, tanto no ambiente físico, quanto no digital.
A escolha dos meios usados dependerá de um planejamento que considere as características do negócio, bem como seus objetivos e resultados almejados.
Por que as Estratégias de Marketing para Pet Grooming são importantes?
Agora que você já sabe o que são Estratégias de Marketing, chegou o momento de entender por qual razão elas são importantes para o serviço de Pet Grooming.
Primeiramente, é válido destacar que os Groomers são os responsáveis pelo cuidado e bem-estar de um pet e, por isso, o seu trabalho é de extrema importância. Depois, é preciso salientar que um tutor, normalmente, faz uma série de pesquisas antes de escolher o profissional que irá tratar do seu bichinho, mesmo que seja apenas um processo estético.
Nessa perspectiva, é fundamental entender que dispor de um serviço como esse não garante o sucesso de um Pet Grooming. Abaixo, você verá algumas razões pelas quais as Estratégias de Marketing para Pet Grooming são essenciais. Acompanhe e veja o que você pode fazer para conquistar espaço e se diferenciar!
1. Constrói e divulga o seu negócio
Embora pareça simples construir e divulgar um negócio, sem as Estratégias de Marketing para Pet Grooming a tarefa pode ser bem difícil. Isso porque, quanto mais ações forem colocadas em prática, mais a marca será conhecida pelas pessoas.
Além disso, o reconhecimento de um negócio o torna único e desperta maior confiança para os futuros clientes. Uma prova disso, é pensarmos na marca Petlove, por exemplo. As Estratégias de Marketing usadas por ela levou o negócio a se tornar um dos maiores petshops on-line do país.
O fundador da Petlove começou com uma clínica veterinária simples, mas devido a sua curiosidade por tecnologia investiu em ações e posicionamentos no ambiente virtual, que levaram a marca ao que ela é atualmente.
2. Atrai e fideliza clientes
As Estratégias de Marketing para Pet Grooming são fundamentais para atrair e fidelizar clientes. Seja um anúncio em uma rede social ou um outdoor indicando os serviços disponíveis, as ações costumam chamar a atenção das pessoas que logo buscam mais informações sobre o negócio.
Além disso, as Estratégias de Marketing para Pet Grooming também são essenciais para manter os clientes já existentes. Aqui, os programas de fidelidade e as promoções para quem contrata os serviços com frequência costumam dar muito resultado.
3. Prova a autoridade sobre o assunto
Sabe aquela história de ser o melhor na sua área? Os profissionais e os estabelecimentos que provam que entendem tudo sobre o seu nicho de atuação se destacam dos concorrentes. Isso porque, quanto mais autoridade se tem em um assunto, melhor serão as soluções ofertadas.
As Estratégias de Marketing para Pet Grooming tendem a criar uma demanda contínua por esse tipo de serviço. Ou seja, ao apostar na criação de conteúdos sobre o assunto, o negócio demonstra autoridade e conhecimento sobre os cuidados com os animais.
4. Destaca-se da concorrência
Conforme mencionado anteriormente, por mais que não haja tantos profissionais de Pet Grooming, os petshops estão em alta, mesmo sem esse tipo de serviço. Isso porque, embora não encontrem sempre as opções desejadas, os tutores não descuidam de seus pets, ou seja, contratam o que estiver disponível.
Nesse sentido, investir em Estratégias de Marketing para Pet Grooming fará com que o seu negócio se destaque da concorrência, não apenas pela opção Groomer, como também pelas ações que o tornarão diferenciado dos demais.
Estratégias de Marketing para Pet Grooming: conheça 10 ações
Conheça agora 10 Estratégias de Marketing para Pet Grooming para impulsionar o seu negócio.
1. Crie um site profissional
Quando falamos em Estratégias de Marketing para Pet Grooming, obviamente não frisamos apenas as ações realizadas na internet. No entanto, se pensarmos na atualidade, não ter um site é o mesmo que não existir no mundo virtual. E sabemos que estar on-line hoje é essencial.
Ter um site atraente e informativo, no qual os clientes possam ter acesso aos seus serviços, valores e informações de contato, é fundamental para uma melhor experiência. Lembre-se também que a página deve estar otimizada para dispositivos móveis, uma vez que a maioria das pessoas busca por serviços pelo smartphone.
2. Posicione-se nas redes sociais
Além do site profissional, é necessário se manter ativo nas redes sociais. No entanto, não basta apenas ter uma página no Facebook ou Instagram, por exemplo, é preciso se posicionar como um Pet Groomer.
Para isso, compartilhe fotos dos animais que você atendeu, imagens de “antes e depois”, conteúdos informativos sobre os assuntos que envolvem a área, e assim por diante. Não se esqueça também de interagir com os seguidores, isso é muito importante.
3. Produza conteúdos educativos
Seja no site ou nas redes sociais, uma das melhores Estratégias de Marketing para Pet Grooming é a produção de conteúdos educativos. Isso significa que, elaborar artigos ou vídeos que falem sobre os cuidados com os pets e a importância do serviço Groomer é uma excelente forma de demonstrar autoridade no assunto.
Além disso, como já mencionado, mostrar o conhecimento na área de atuação, faz com que os clientes tenham mais confiança na marca e queiram conhecê-la mais de perto.
4. Implemente programas de fidelidade
Quando o assunto são Estratégias de Marketing para Pet Grooming não podemos esquecer dos clientes já existentes. Em outras palavras, os programas de fidelidade costumam ser excelentes formas de manter a clientela.
Esse tipo de ação é simples e pode ser feita por meio de cartões personalizados, nos quais são marcados um X a cada serviço realizado no animal. Assim, ao completar um número específico, o bichinho ganha um procedimento totalmente grátis.
5. Busque por parcerias
Além das ações feitas exclusivamente por você, sua equipe ou seu estabelecimento, as parcerias são de grande valia. Isso quer dizer que, colaborar com outros petshops, fazer lives com veterinários ou indicar e ser indicado pelos hotéis de animais pode atrair ainda mais os clientes.
No mundo virtual, por exemplo, se uma pessoa acompanha um profissional no Instagram e gosta dos conteúdos dele, provavelmente seguirá o local que ele indica ou a pessoa que ele apresenta em seus stories e conteúdos. Inclusive, oferecer descontos para quem chega por intermédio dessas parcerias é uma excelente forma de captação de clientes.
6. Aposte no marketing de relacionamento
Apostar no Marketing de Relacionamento é, sem dúvida alguma, umas das mais importantes Estratégias de Marketing para Pet Grooming. O Marketing de Relacionamento, como o próprio nome sugere, faz referência a relação que você tem com os seus clientes.
Isso significa que, de nada adianta investir em tudo destacado até agora se a sua comunicação com o cliente não for bacana. Um cliente bem atendido, além de se sentir satisfeito com o serviço, ainda divulga a marca para outras pessoas.
Por isso, incentive os seus clientes a deixarem avaliações positivas para o seu negócio sempre que se sentirem satisfeitos. As avaliações são uma excelente forma de atrair pessoas e crescer o negócio.
7. Invista em publicidade paga
Outra forma de destacar o seu negócio de Pet Grooming é investir em publicidade paga. Em outras palavras, apostar em anúncios on-line em redes sociais ou por meio do Google Ads tende a trazer muitas pessoas interessadas no seu serviço.
Além disso, por meio da publicidade paga, você consegue ganhar mais visibilidade e fazer com que a marca alcance melhores resultados de posicionamento.
8. Ofereça promoções especiais
Muita gente não sabe, mas as promoções fazem parte das Estratégias de Marketing para Pet Grooming. Por isso, considere oferecer promoções especiais para quem já é cliente e outras para atrair pessoas novas.
Você pode apostar em sazonalidades como o Dia Nacional dos Animais, comemorado em 14 de março ou datas em que as pessoas costumam viajar e tirar férias, precisando, assim, de cuidados extras com seus pets.
9. Participe de eventos locais
Embora não pareça, participar de eventos locais também é uma forma de investir no Marketing para Pet Grooming. Isso porque, em eventos como feiras de adoção de animais, por exemplo, você pode divulgar seus serviços e ainda conseguir diferentes parcerias.
Ao participar de eventos locais, também é possível interagir com mais pessoas, inclusive com os próprios tutores que podem construir uma relação de amizade e confiança com você.
10. Promova experiências únicas aos clientes
Por fim, mas não menos importante, você deve sempre promover experiências únicas aos clientes. Afinal, o melhor Marketing sempre será um serviço diferenciado.
O bom atendimento ao cliente e o suporte durante e após o serviço é o que faz com que os tutores voltem e recomendem os seus serviços a outras pessoas. Por isso, assim como no Marketing de Relacionamento, é fundamental que você coloque o consumidor a frente do seu negócio para que ele se sinta acolhido e especial.
Aposte nas Estratégias de Marketing para Pet Grooming!
Até aqui, foi fácil perceber que as Estratégias de Marketing para Pet Grooming estão em todo lugar, não é mesmo? Muita gente acredita que fazer Marketing é apenas promover o negócio nas redes sociais e fazer anúncios. Embora ambas ações sejam fundamentais, existem muito mais estratégias que se mostram eficientes.
Conforme destacamos no decorrer do conteúdo, o Marketing desempenha um papel essencial para os serviços de Pet Grooming, não apenas por se destacar da concorrência, como também para levar conhecimento aos tutores dos animais.
Nessa perspectiva, não basta atrair clientes, é importante fidelizá-los e educá-los quanto àquilo que é importante para o bem-estar dos pets. Afinal, isso também é ser Pet Groomer, transmitir conhecimento para que os animais possam ser bem tratados em qualquer ambiente e sob qualquer proteção.
Por fim, esperamos que você coloque as Estratégias de Marketing para Pet Grooming em prática e destaque ainda mais o seu negócio. Lembre-se também que não basta investir apenas em ações, é necessário priorizar o cliente e ter um atendimento excepcional.
Se você gostou deste conteúdo, deixe as suas impressões e não se esqueça de compartilhá-lo para que mais pessoas conheçam as Estratégias de Marketing para Pet Grooming. Caso esteja na área de petshop e queira saber como se tornar um Groomer, acesse o nosso conteúdo sobre o assunto. Até a próxima!
Eu sou Gabriel, tenho 28 anos e sou veterinário. Eu adoro animais e vivo no interior de São Paulo. Meu objetivo é compartilhar conhecimentos sobre animais com as pessoas que se interessam por eles.