Todo mundo sabe que ter um animal de estimação é o mesmo que ganhar mais um membro na família. É por esse motivo, que o mercado pet é o segmento que mais tem crescido no Brasil.
É possível notar que cada vez mais tutores têm demonstrado preocupação com a saúde e bem estar de seus bichinhos, isso sem contar no investimento para que a higiene seja realizada por meio dos banhos e tosas frequentes.
Com toda essa cautela, é de se esperar que mais profissionais da área se especializem para dar conta da demanda. Além do mais, a diferenciação estimula a procura e deixa os clientes mais satisfeitos.
Dentro de um pet shop, encontramos groomer, tosador e esteticista. Mas você sabe qual a diferença entre eles? Apesar da maioria das pessoas acreditar que são os mesmos profissionais, na realidade não são.
Acompanhe a leitura para entender qual a função de cada um.
Tosador, esteticista e groomer – Como diferenciá-los?
De acordo com a CBO (Classificação Brasileiras de Ocupações), a profissão tosador e esteticista é caracterizada por quem tosa os pelos e higieniza os pets por intermédio do banho, isso quer dizer que, segundo eles, não há nenhuma diferenciação entre as duas profissões.
Entretanto, mesmo que possam desempenhar as mesmas funções, existem algumas especializações que levam o profissional esteticista a aplicabilidades distintas, como por exemplo, maiores cuidados com a pelagem, corte de unhas, hidratação e até mesmo penteados.
O tosador, como a maioria das pessoas já sabem, é o profissional responsável pela tosa, ou seja, ele garante o corte e os aspecto saudável dos pelos. Já o esteticista, é conhecido pelas manobras estéticas, como destacar a beleza do animal.
A capacitação é o que vai determinar o campo de atuação, ou seja, quanto mais o tosador investir em cursos de aprimoramento estético, mais ele se adequa a função de esteticista.
O groomer, termo originário da língua inglesa, tem a tradução definida por “tosador”, ou seja “groomer” é a terminologia usada para definir um tosador ou esteticista, isso quer dizer que ambos podem desenvolver a mesma função.
Algumas pessoas afirmam que o chamado “tosador premium” também se denomina como groomer, portanto, entra no mesmo aspecto mencionado anteriormente: quanto mais especialização, maior o desempenho.
Essa diferenciação normalmente é usada para dar um ar mais sofisticado ao pet shop, apresentando ao cliente que todos os profissionais são especialistas em algum tipo de tarefa, o que motiva uma maior confiabilidade e qualidade dos serviços oferecidos.
Um pouco sobre a estética dos animais
A estética animal, apesar de parecer, não é uma novidade no mercado. Ela existe desde quando os tutores passaram a buscar por algo além da higiene do bichinho.
Atualmente, algumas técnicas de beleza e até mesmo procedimentos cirúrgicos estão inclusas nesses tratamentos.
Muito além do banho e tosa, que é necessário para manter a higiene do animal, hoje já existe o aperfeiçoamento desse procedimento que consiste em cuidados especiais que vão desde a aplicação de produtos químicos para deixar a pelagem mais brilhante até o uso de chapinhas.
Alguns tipos de tratamento prometem até mesmo a realização da hidratação dos pelos e proteção que foram perdidos pelo calor provocado pelo uso dos secadores, incluindo escovação, cauterização e outras técnicas para obter o efeito de pelo mais macio.
Não é somente nos pelos que os cuidados estão redobrados, os dentes e as unhas dos animais também estão na fila por mais atenção. Alguns lugares já dispõem de manicures para cães e gatos.
Os tratamentos estéticos já são bem parecidos com os dos humanos, isso porque drenagens, laser para a pele e cirurgia plástica já estão sendo realizados para a correção de imperfeições em cães e gatos.
No entanto, assim como nos humanos, os procedimentos estéticos devem ser realizados com cautela e somente quando necessário. Por isso, é importante consultar um veterinário de confiança para saber quando é o momento correto para isso.
Principais funções do profissional do pet shop
Muito embora exista a diferenciação do tosador (ou groomer) e o esteticista, algumas funções são bem claras. Vamos destacá-las:
- Banho dos animais;
- Tosa de acordo com a raça, estado do pelo ou de acordo com as recomendações do tutor;
- Limpeza dos ouvidos;
- Escovação dos dentes;
- Corte de unhas.
Em alguns casos, pode-se enfeitar os animais com laços, penteados e tinturas especiais. O mais importante é informar aos cuidadores caso sejam encontrados problemas na pelagem ou pele do bichinho.
Se você está pensando em se tornar um groomer, temos uma série de dicas que podem facilitar esse processo.
Quer saber mais sobre o mundo encantador dos pets e como adentrá-lo? Fique ligado nos próximos posts.
Eu sou Gabriel, tenho 28 anos e sou veterinário. Eu adoro animais e vivo no interior de São Paulo. Meu objetivo é compartilhar conhecimentos sobre animais com as pessoas que se interessam por eles.