Guia de Raças | Akita: companheiro e protetor

Se você já assistiu ao filme “Sempre ao seu lado”, já conhece a raça Akita. Afinal, o cachorro Hachiko era um deles. Assim como na história, esse cão tem o poder de te conquistar à primeira vista. Leal, amoroso e companheiro, ele é um ótimo pet para a família.

No entanto, antes de apostar nesse cãozinho é importante conhecer algumas características dele. Inclusive, saber se é melhor criá-lo em casa ou em apartamento. Para isso, continue a leitura do artigo e saiba se a raça é a melhor escolha para você!

Características gerais da raça

Energia 🐶🐶🐶🐶
Obediência 🐶🐶🐶
Inteligência 🐶🐶🐶🐶🐶
Territorialismo 🐶🐶🐶🐶🐶
Apego ao dono 🐶🐶🐶🐶🐶
Tendência a latir 🐶
Relação com crianças 🐶🐶🐶
Relação com outros animais 🐶
Bom para apartamento 🐶🐶🐶

 

Peso 30 a 60 kg
Altura 58 a 30 cm de altura
Expectativa de vida de 10 a 15 anos

Origem da raça

A raça Akita ou Akita Inu teve origem no Japão, no século XVII, em uma região chamada Honshu, localizada na província de Akita. Antes de seu surgimento, as raças japonesas eram de tamanhos médio e pequeno. Assim, os Akitas se diferenciam pelo seu grande porte.

Tal característica foi fundamental para um cão criado para lutar e caçar animais como ursos, veados e javalis. Contudo, com o passar dos anos a raça sofreu diversas variações em suas características. Inclusive, as lutas de cães foram proibidas.

Apesar disso, os Akitas sofreram muito durante a Segunda Guerra Mundial. Junto a outras raças, eles eram perseguidos e capturados para servir como pele de vestimenta para militares. Em 1937, chegaram ao continente americano, mas sua popularização ocorreu apenas em 1972.

Cuidados de saúde

Assim como os demais cães, os da raça Akita também precisam de cuidados para evitar problemas de saúde. Embora algumas condições sejam hereditárias, é possível evitar algumas condições como dermatite, adenite sebácea e displasia de cotovelo fazendo acompanhamento com o veterinário.

Além das doenças citadas, algumas geram mais preocupação, como a displasia de quadril e a atrofia progressiva de retina. No entanto, quando são diagnosticadas e tratadas com rapidez é possível retardar a progressão e melhorar a qualidade de vida do animal.

Outro ponto importante é a vacina. Os cães da raça Akita precisam ser vacinados anualmente com as vacinas V10 ou V8, após completarem 1 ano. Desta forma estarão protegidos contra doenças graves como cinomose, leptospirose.

Além disso, é importante lembrar da vacina antirrábica e dos cuidados relacionados a pulgas, carrapatos, vermes e afins. Também é válido apostar em vermífugos e antipulgas para manter o cão sempre saudável.

Vale dizer que os passeios com o Akita devem ser feitos diariamente. Isso porque a caminhada torna o cão mais saudável e evita o sedentarismo.

Higiene

O Akita é um cão que se encarrega da própria higiene. Isso significa que os banhos podem ser dados a cada três meses. Em contrapartida, há alguns cuidados especiais com a pelagem do animal que, por ser volumosa, não seca com facilidade.

Além disso, é necessário escovar os pelos de maneira regular para evitar embaraços e higienizar os dentes com produtos próprios. A escovação mantém a saúde bucal do cachorro, evitando tártaro, bactérias e mau hálito.

Por fim, é importante não esquecer de cortar as unhas. Os cães dessa raça costumam se movimentar o suficiente para mantê-las no tamanho adequado. Contudo, se houver necessidade, é recomendado apará-las uma vez ao mês com auxílio de um profissional.

Temperamento

Leal e dedicado, o Akita tem uma personalidade dócil com as pessoas com quem convive. Entretanto, pode ter uma postura mais reservada com estranhos e até se tornar um cão possessivo na ânsia de proteger a família. Isso significa que não é a melhor raça para as pessoas que recebem visitas com frequência.

Vale dizer que embora seja um cão seguro para quem tem filhos pequenos, a raça não é do tipo “brincalhona”. Por isso, pode haver dificuldades se ele não for criado com crianças, sendo importante supervisionar os momentos com elas. Já com outros cães ele pode ser muito intolerante e agressivo.

Inteligência e adestramento

A inteligência do Akita é fundamental para o processo de adestramento dele. Inclusive, o cão dessa raça costuma apreciar os treinos com atividades mais complexas. Assim, a recomendação é iniciar o adestramento com comandos básicos, e ampliar conforme a aceitação.

Cabe ressaltar que os acertos devem ser recompensados com carinho e petiscos. Isso porque o agrado é um ponto-chave para o aprendizado dessa raça. Além disso, é importante ter paciência e repetir as ordens quantas vezes forem necessárias.

Alimentação

O cão da raça Akita precisa ser alimentado com ração de alta qualidade e deve ter água fresca sempre disponível. Assim, como todo pet, o Akita necessita de uma dieta balanceada e saudável, especialmente quando está na fase de crescimento.

Para isso, a linha “super premium” é a mais indicada, uma vez que proporciona alta digestibilidade e densidade energética. No entanto, é recomendado consultar um médico-veterinário para seguir a dieta ideal conforme a faixa etária dele.

Brinquedos e passeio

Embora não seja a raça mais brincalhona, o Akita gosta dos momentos de diversão. Por ser um cão com o passado de caçador, as cordas e pneus são os brinquedos preferidos dele. Inclusive, são itens que auxiliam no gasto de energia.

Além dessas opções, o Akita também aprecia pelúcias e brinquedos de morder. Entretanto, é importante apostar em borrachas resistentes, pois a mordida dele é muito forte. Convém mencionar que a bolinha também encanta a raça e proporciona a interação com a família.

Em relação aos passeios, eles são indispensáveis. Assim, se não for possível levá-lo para corridas ou caminhadas longas, é necessário ter um espaço em casa para suprir essa necessidade.

Convivência e socialização

Tanto a convivência quanto a socialização do Akita não costumam ser problemas. Entretanto, como já foi dito, é importante ter atenção ao comportamento dele, quando há proximidade de estranhos. Além disso, o contato com crianças deve ser supervisionado, já que ele não reage bem a certas brincadeiras.

Sobretudo, quando o assunto é a convivência com outros cães, o ideal é evitá-la. Isso porque nem os machos, nem as fêmeas se dão bem com os outros cachorros, pois possuem instinto de caça.

A socialização também pode ser aprimorada por meio do adestramento e da definição de hierarquia em casa. Em outras palavras, se houver muita permissividade, o cão pode se tornar possessivo.

Casa ou apartamento?

A raça Akita pode ser criada tanto em casas quanto em apartamentos. No entanto, é importante fazer algumas considerações.

Por ser um cão que precisa se exercitar e caminhar, uma casa com espaço amplo pode ser a melhor opção. Contudo, se você puder fazer passeios ao ar livre, o Akita pode se adaptar ao dia a dia no apartamento.

É fundamental lembrar que trata-se de uma raça muito silenciosa, ou seja, os latidos não serão um problema. Inclusive esse cãozinho só late quando recebe estímulos para isso. Além disso, a bagunça também não é uma característica dele.

Assim, é possível criá-lo em apartamento sem nenhum problema. Entretanto, é uma raça ideal para uma casa com grande espaço.

Pronto para ter um filhotinho de Akita?

E então, tudo pronto para ter um Akita? Até aqui ficou claro que o cãozinho é dócil e amável, ou seja, é uma excelente escolha de pet. Porém, é importante avaliar as características e necessidades dele para ter a certeza de que você consegue atender as demandas.

Cabe ressaltar que a recomendação é sempre apostar em canis seguros para a compra ou adoção. Inclusive, se notar situações de maltrato aos animais, denuncie! Infelizmente isso ainda é algo muito comum, especialmente vindo de pessoas que só se importam com o lucro da venda.

Por isso, pesquise bastante e dê preferência a locais indicados por conhecidos. Ao encontrar, forneça as melhores condições de vida para o seu novo amigo e volte aqui para contar como tem sido a experiência. Combinado?

Não esqueça de compartilhar o conteúdo para que outros interessados saibam tudo sobre a raça Akita!

Até a próxima!

Deixe um comentário