Também conhecido como Dachshund ou Teckel, o cão Salsicha é facilmente reconhecido pelo corpo alongado e pelas patas curtas. Brincalhão e cheio de energia, o cachorro dessa raça se dá super bem com crianças, pois adora uma bagunça.
Se você pretende ter um em casa, acompanhe a leitura e conheça as principais características dele, bem como os cuidados necessários para criá-lo. Vamos lá?
Características gerais da raça
Energia | 🐶🐶🐶🐶🐶 |
Obediência | 🐶🐶🐶🐶 |
Inteligência | 🐶🐶🐶🐶 |
Territorialismo | 🐶🐶🐶🐶 |
Apego ao dono | 🐶🐶🐶🐶🐶 |
Tendência a latir | 🐶🐶🐶🐶🐶 |
Relação com crianças | 🐶🐶🐶🐶🐶 |
Relação com outros animais | 🐶🐶🐶🐶🐶 |
Bom para apartamento | 🐶🐶🐶🐶 |
Peso | 3 a 9 kg |
Altura | 20 a 23 cm de altura |
Expectativa de vida | de 12 a 16 anos |
Origem da raça
Popularmente conhecido como Salsicha, o Dachshund surgiu na Alemanha, durante o século XV. Algumas evidências comprovam que a raça de corpo alongado e patas curtas era utilizada na caça de texugos.
No entanto, a partir do século XVI, o cão passou a ser criado para a companhia, conquistando o coração da realeza europeia. E embora, quase tenha sido extinto após duas guerras mundiais, foi preservado, tornando-se um dos pets mais populares entre as famílias americanas.
Um fato curioso é que o Salsicha pode ser encontrado em três tamanhos e pelagens diferentes. Além disso, foi o primeiro mascote olímpico oficial e uma estrela das telinhas devido aos seus comerciais publicitários e filmes como a trilogia Toy Story.
Cuidados de saúde
Mesmo que estejamos sempre atentos, é comum que o nosso cãozinho enfrente problemas de saúde ao longo da vida. No caso dos cães da raça Salsicha, a maior preocupação está relacionada às doenças do disco intervertebral.
Contudo, esse problema só se manifesta quando o cachorro está com obesidade. Algo que pode ser evitado com passeios regulares e atividades que promovam o gasto de energia constante.
Outro ponto de atenção é a luxação na patela, que pode surgir pelo cão ser de pequeno porte. Essa condição ocorre quando a patela, pequeno osso localizado na frente do joelho, se desloca de sua posição normal, causando dor e dificuldades de locomoção.
Nesses momentos, é importante ter calma e não tentar diagnosticar ou tratar o pet por conta própria. A indicação é sempre levá-lo ao veterinário. Inclusive, o profissional também é a melhor pessoa para orientar quanto à vacinação anual.
Isso porque, doenças como raiva, cinomose, leptospirose e parvovirose são evitadas por meio de vacinas. Além disso, é fundamental lembrar da administração de vermífugos e antipulgas e carrapatos.
- Leia também: Vacina de cachorro: um guia para cuidar do seu pet!
Higiene
Por ter três tipos de pelagem, é preciso escovar o Salsicha de maneiras diferentes. Assim, nos cães de pelos lisos, não é necessária a escovação. Para os cães de pelos curtos, a escovação deve ser feita, ao menos, uma vez por semana e a tosa sempre que houver necessidade.
Já nos pets de pelos longos, a atenção é maior, sendo indispensável escovar duas vezes na semana e levá-lo para tosas periódicas. Lembre-se de optar pelas escovas desenvolvidas para esse fim.
Em relação aos banhos, a recomendação é a mesma: sempre optar por shampoos e condicionadores específicos para animais. Isso porque, produtos de humanos podem fazer mal à pelagem e ainda prejudicar a saúde do pet.
É importante lembrar da higiene bucal, da limpeza das orelhas e do corte das unhas. Esses cuidados são imprescindíveis para garantir o bem-estar do bichinho. Inclusive, por falar nisso, no inverno é recomendado proteger o Salsicha do frio com cobertores e roupinhas confortáveis.
- Leia também: Banho em cachorros em excesso faz mal
Temperamento
Protetor, sociável e brincalhão, o Salsicha é o cãozinho que adora brincar, correr, cavar e esconder coisas. Seu temperamento amigável permite a convivência com adultos, crianças e até outros pets.
Entretanto, apesar de não ser agressivo, ele está sempre alerta, devido sua origem de caçador. Ou seja, ao notar uma situação diferente ou de perigo, ele chama a atenção de seu tutor.
Vale destacar também que o cão dessa raça não costuma lidar bem com a solidão. Por isso, é importante não deixá-lo por longos períodos sozinhos para ele não entristecer.
- Leia também: Como deixar um cachorro sozinho em casa sem traumas
Inteligência e adestramento
Conforme o ranking de inteligência canina, desenvolvido pelo Dr. Stanley Coren, o cão Salsicha ocupa o 49° lugar entre 79 raças. Assim, ele é considerado um pet de inteligência intermediária.
Isso significa que o seu adestramento não é uma missão impossível. Muito pelo contrário, por apresentar boa convivência com todos, inclusive as crianças, essa é uma tarefa simples, desde que feita por profissionais.
No entanto, é importante adestrá-lo desde filhote para um melhor equilíbrio e obediência. Isso porque, sem o adestramento, o Salsicha tende a se achar o “dono da casa” e ser intolerante a mudanças.
Alimentação
Assim como qualquer outro cão, o Salsicha deve seguir uma dieta balanceada para evitar o sobrepeso. Desde filhote, o recomendável é alimentá-lo de 4 a 5 vezes ao dia para a manutenção de glicose no sangue, uma vez que é uma raça agitada que gasta muita energia.
Entretanto, é importante apostar na ração correta, e nunca alimentar um filhote com o pacote indicado para cães adultos. Além disso, deve-se evitar oferecer comida de humanos e manter o pote de água sempre ao alcance do bichinho.
Cabe ressaltar que as rações mais adequadas são a Premium e a Super Premium, devido ao seu valor nutricional. Na dúvida, é sempre bom consultar um médico-veterinário para definir a quantidade conforme o peso e o tamanho do seu pet.
Brinquedos e passeio
Em razão de sua energia de sobra para brincar, pular, correr e sair para passear, os brinquedos mais recomendados para o Salsicha são as bolinhas. Isso porque a ação de lançá-las para ele buscar queima o excesso de gordura e fortalece as patas.
Contudo, se for necessário deixá-lo sozinho por algum período, o indicado é investir em brinquedos de mastigar barulhentos. Eles são essenciais para distraí-lo por algumas horas, e aliviar a tensão por meio da mastigação.
Já no que diz respeito aos passeios, a recomendação não poderia ser diferente. O ideal é levá-lo para passear na rua, em parques ou outros lugares abertos, pelo menos, duas vezes ao dia. Cabe ressaltar que 10 minutos de caminhada já é suficiente para satisfazer as necessidades e gastar a energia acumulada nele.
Como já mencionado, a convivência e a socialização com o Salsicha são as melhores possíveis, uma vez que ele se dá bem com todas as pessoas. É importante ressaltar que esse cãozinho é fiel ao dono e cria um vínculo muito forte com ele. Em outras palavras, está presente em todos os momentos.
No entanto, embora seja doce e brincalhão, ele também pode ser temperamental, devido ao seu instinto protetor. Isso significa que ele não mede esforços para defender a família e seu lema é proteger as pessoas que ama.
Portanto, conviver e socializar com o cão dessa raça é bem simples: basta dar atenção e garantir o bem-estar dele. Inclusive, se você tem filhos pequenos ou recebe visitas em casa com frequência, pode ficar tranquilo, o Salsicha é muito amigável.
Casa ou apartamento?
O Salsicha é um cão que se adapta bem a casa ou apartamento. Além disso, qualquer uma dessas moradias pode suprir as necessidades dele. Em uma casa grande, com quintal, a energia tende a ser gasta com mais rapidez do que em um apartamento.
Em contrapartida, num ambiente menor ele pode se sentir mais confortável quando precisar ficar sozinho por algum tempo. Nesse caso, também é importante levá-lo para passear com frequência para preencher a necessidade de espaço.
No que diz respeito à preservação dos móveis e outros itens do lar, o adestramento é a melhor garantia disso. Inclusive, é importante se mostrar enérgico ao dar as ordens para que o cão aprenda a ter limites.
Vale destacar que os latidos podem ser um impedimento para criar um Salsicha em apartamento. Contudo, o adestramento também pode ajudar nessa questão.
- Leia também: Cachorros para apartamento
Pronto para ter um filhotinho de Salsicha?
Chegamos ao fim e quero saber se você está pronto para ter um filhotinho de Salsicha? Entre tantas opções de raças, é inegável que essa é uma das mais recomendadas para quem busca um cão fiel, dócil e amoroso.
Inclusive, se você tem filhos pequenos ou recebe muitas visitas em casa, o Salsicha não é um empecilho, uma vez que se dá bem com todos. O único ponto de atenção diz respeito aos longos períodos sozinhos. Contudo, a verdade é que a maioria dos pets não gosta da solidão.
Por isso, pense bem antes de comprar ou adotar qualquer animal. Afinal, eles precisam de cuidados e atenção! Além disso, é importante atentar-se aos detalhes para ter a certeza de que é capaz de promover o bem-estar do bichinho.
Se você tiver ficado com alguma dúvida sobre o assunto, deixe o seu comentário. Lembre-se também de que a sua experiência pode ajudar um tutor que busca por informações. Não se esqueça de compartilhar o conteúdo para que outras pessoas saibam tudo sobre a raça Salsicha!
- Leia também: Guia de Raças | Basset: amoroso e companheiro
Até a próxima!