As férias chegam e junto com elas, aquela vontade de viajar toma conta de você? Sair do mesmo ambiente, conhecer pessoas novas ou mesmo descansar da rotina pesada da cidade é tudo o que sua família deseja.
Arrumar as malas, comprar um passaporte e reservar um local para ficar, é o menor dos seus problemas. O que te preocupa mesmo é onde deixar o seu cãozinho neste momento, não é verdade?
Por essa razão, você precisa conhecer o Hotel para cães, que como o nome já entrega, é o espaço onde o seu pet vai ficar, enquanto você está fora de casa.
Nesta hospedagem, seu cãozinho vai ter muito além de um abrigo e comida no pote, ele vai poder socializar com os outros bichos e ainda irá realizar muitas atividades.
Quer saber como funciona esse ambiente e quais as vantagens de contar com ele? Então, fica ligado neste conteúdo que te explicaremos direitinho.
O que é um hotel para cães?
Para que você possa entender de maneira simplificada, o hotel para cães é uma organização que oferece como serviço principal a hospedagem e o cuidado com os cães durante um período pré-determinado.
Normalmente, esse local é procurado por tutores que precisam viajar com frequência ou que vão passar uma temporada longe de casa e não dispõem de uma pessoa para arcar com os cuidados do cachorro.
Além disso, muitas pessoas buscam por esse tipo de instituição quando desejam oferecer ao cão um final de semana diferente dos habituais, isto é, com atividades novas e socialização com outros cachorros.
Outro motivo pelo qual o hotel para cães é bastante buscado, é para poupar o cãozinho em uma possível troca de casa Não é à toa que o .ditado diz: “mais perdido que cachorro em dia de mudança”, visto que, os pets não costumam ficar confortáveis neste tipo de situação.
Por essa e pelas razões já mencionadas, o hotel para cães é uma excelente alternativa se você deseja deixar o seu bichinho em um local seguro e ainda contar com o apoio de pessoas altamente preparadas para cuidar e zelar pelo bem estar do seu bichinho.
Quais são os serviços oferecidos no hotel para cães?
Além da hospedagem e alimentação, o hotel para cães também dispõe de outros tipos de serviço que deixarão o seu cãozinho ainda mais satisfeito. Dentre eles estão:
- Quartos individuais: o seu cãozinho não irá dormir junto de outros cães desconhecidos, grande parte dos hotéis oferecem suítes privadas para que o pet tenha um espaço só dele;
- Programa de animais na TV: como forma de entretenimento, os hotéis disponibilizam programas de animais para que seu bichinho se distraia enquanto assiste televisão;
- Espaço para lazer: nada de ficar apenas trancado vendo TV. Os cães que estão hospedados no hotel também usam áreas de lazer, como playgrounds adaptados para a necessidade deles. Além de servir como gasto de energia, ainda se divertem;
- Passeio: não é só em casa que seu cãozinho pede para passear. Nos hotéis existe um horário específico para que o profissional leve o pet para dar um passeio e conhecer melhor o espaço.
Além dos serviços destacados, alguns hotéis contam com atividades personalizadas por um instrutor e de acordo com o porte de cada cão. Elas servem para que os pets socializem e aprendam coisas novas.
Como funciona o hotel para cães?
Diferentemente do que muitas pessoas pensam, o hotel para cães é muito semelhante aos hotéis que conhecemos Por isso, é importante estar .atento aos horários de atendimento, o que é particular de cada estabelecimento, e as regras para reservar a hospedagem do seu cão.
O funcionamento do hotel para cães é simples e depende da reserva no local desejado, por meio de informações, como dias e horários em que seu pet permanecerá no local.
Após a reserva e a escolha dos serviços que você irá adquirir, é importante levar o cãozinho no dia e horário marcado para evitar problemas. Você também pode verificar se o hotel dispõe de carros para buscar e trazer o pet, se for necessário.
É fundamental destacar que na maioria dessas instituições é possível deixar o animal por algumas horas apenas, caso você precise passar um curto período fora e seu cachorro não está acostumado a ficar sozinho.
O que devo levar na mala do meu cão?
Caso o seu cachorro for passar mais do que algumas horinhas no hotel, é de extrema importância se preocupar com os pertences dele. Assim como você não se sentiria bem em viajar sem sua mala, o pet também merece esse cuidado.
Algumas coisas são essenciais na hora de preparar a mala do seu cão, como por exemplo:
- Brinquedos favoritos: se o seu cachorro só dorme na companhia de um urso de pelúcia ou se brinca toda manhã com determinada bola, é fundamental que esses objetos estejam dentro da mala dele, pois isso o fará se sentir “em casa”;
- Coleira: não se esqueça de colocar junto aos pertences a coleira com identificação do cãozinho, esse é um item que não pode faltar;
- Comida especial: alguns cãezinhos comem comidas especiais, ou por terem alguma alergia, ou por simplesmente terem se adaptado a uma determinada marca. Caso o hotel não disponha do mesmo alimento, coloque na mala e avise o profissional.
Não se esqueça de comunicar ao hotel se houver alguma coisa diferente na mala, como é o caso de comidas específicas. É fundamental identificar os pertences para que não haja nenhum tipo de confusão durante a estadia do seu bichinho.
Como escolher um hotel para cães?
Apesar de existirem diversos hotéis para cães, nem todos dispõem de serviços e comodidades que o seu bichinho precisa.
Por essa razão, é ideal sempre optar por um lugar que atenda as necessidades e tenha profissionais capacitados.
Para que você tenha mais segurança de que seu companheiro de 4 patas está sendo hospedado no hotel correto, listamos algumas dicas essenciais que irão te auxiliar na hora de escolher o melhor hotel.
1. Avaliações dos clientes
Normalmente, os hotéis para cães possuem sites na internet, bem como as redes sociais, e por meio delas é possível verificar as avaliações das pessoas que já utilizaram a instituição.
Desta forma, você consegue ter uma boa dimensão dos serviços ofertados e da qualidade de cada um deles. Isso sem contar, que poderá observar questões como: atendimento, disponibilidade e cuidado.
Por essa razão, antes de escolher um hotel, procure pelas avaliações anteriores, elas são uma ótima aliada.
2. Espaço adequado
Antes de optar pelo hotel para cães, é necessário que você faça uma visita ao local para averiguar o espaço onde seu pet será hospedado. Dentre as coisas que você precisa se atentar, estão:
- Como é feita a higienização dos ambientes;
- Se há fornecimento de água limpa aos animais;
- Se os pets que estão no local parecem confortáveis;
- Qual o tamanho dos ambientes individuais;
- Se o lugar é seguro.
Além disso, é importante tirar todas as dúvidas e verificar se o hotel possui área de lazer, ou seja, um espaço adequado para o seu bichinho interagir com os outros cãezinhos.
3. Comprometimento e seriedade do hotel
Após analisar as avaliações e instalações do local, é hora de avaliar o comprometimento e a seriedade do hotel. Para isso, é necessário verificar quais as exigências que eles possuem para hospedar o animal.
Se o hotel não dispor de nenhum requisito, exclua da sua lista! Afinal, caso ele não te peça nenhuma documentação, certamente não pedirá a nenhuma outra pessoa, colocando o seu pet em risco de contrair diversas doenças e conviver com cães agressivos.
De forma geral, os hotéis para cães costumam fazer exigências como:
- Caderneta de vacinação e vermifugação;
- Garantia da não agressividade do cachorro;
- Informações como número de telefone e contato de emergência;
- Perguntas sobre rotina, alimentação, saúde e comportamento do animal.
Todas as informações e documentações reunidas são essenciais para garantir uma estadia mais segura e oferecer o mais conforto possível ao cãozinho.
Quais são os benefícios do hotel para cães?
Agora que você já sabe como escolher o melhor hotel para cães e o que deve ser levado em consideração antes de hospedar o seu pet, é o momento de compreender melhor quais são os benefícios para o bichinho.
Entre os principais benefícios, o hotel para cães:
Estimula a socialização
É fundamental que os cães socializem para evitar problemas como depressão e mau comportamento.
Durante a estadia no hotel, eles podem brincar e interagir com outros cães de maneira segura e saudável e com isso, se tornam mais serenos e sociáveis com os tutores e outras pessoas.
Auxilia no gasto de energia
Nem sempre é possível passear com o pet todos os dias, não é verdade? Contudo, manter o cãozinho preso pode interferir na saúde e bem estar deles. Isso porque, sem gasto de energia, o animal pode ganhar peso.
Hospedar o seu fiel companheiro em um hotel para cães é uma ótima opção para que ele gaste toda a energia acumulada, podendo brincar à vontade na companhia de outros pets.
Melhora a saúde do animal
Muitas vezes, em razão da rotina agitada, os tutores não percebem quando alguma coisa não está certa com o pet, isto é, acabam não notando rapidamente o surgimento de alguma doença.
Quando o cãozinho está no hotel, os profissionais acompanham de forma criteriosa o comportamento dele, e conseguem perceber rapidamente se ele apresenta qualquer ação diferente da habitual.
Por meio de uma observação mais atenta, o tratamento de uma possível enfermidade pode ocorrer em tempo hábil, evitando complicações.
Assegura maior comodidade ao pet
Quando você sabe que o seu pet está em um ambiente seguro e confortável, você consegue realizar as suas tarefas com mais tranquilidade, incluindo a tão sonhada viagem de férias.
Durante a estadia no hotel, o seu cãozinho terá comodidade e segurança, sob a supervisão de profissionais capacitados que irão oferecer tudo o que ele precisa.
E aí? Curtiu as nossas dicas para aproveitar os seus compromissos, sabendo que o seu pet está sendo bem tratado? Então, não deixe de conferir os nossos próximos conteúdos sobre essa temática, para oferecer sempre o melhor para o seu amigo de 4 patas.
Eu sou Gabriel, tenho 28 anos e sou veterinário. Eu adoro animais e vivo no interior de São Paulo. Meu objetivo é compartilhar conhecimentos sobre animais com as pessoas que se interessam por eles.