Você sabe o que é Pet Grooming? Essa profissão, já bastante conhecida em alguns lugares da Europa e também nos Estados Unidos, está se tornando uma forte tendência por aqui.
Apesar de ser o principal responsável pela tosa dos pelos do cachorro, o Pet Groomer não é somente um tosador, nem um banhista, nem apenas um esteticista animal. Existem muitas outras responsabilidades envolvidas no desempenho dessa profissão. Pronto para descobrir tudo sobre o que é Pet Grooming? Vamos lá!
O que é Pet Grooming: o que faz o profissional da área
O profissional de Pet Grooming é aquele responsável pela aparência, estilo e bem-estar do animal. Sendo assim, é natural que isso inclua o banho e a tosa, além da limpeza das orelhas e dos ouvidos, e dos cuidados com as unhas. Mas um bom Pet Groomer faz muito mais!
Além dos cuidados com a higiene e com a estética animal, o Groomer de cães e gatos passa a conhecer profundamente seus clientes – tanto os humanos quanto os animais visando atender e superar suas expectativas.
Sendo assim, é alguém que sabe que tipo de penteado fica melhor, se há alguma alergia ou alteração imprevista na pelagem, como está o senso de humor no dia do atendimento e até quais os petiscos favoritos.
Um bom Dog Groomer domina as habilidades técnicas da profissão, que inclusive precisam estar sempre em atualização e desenvolvimento, e ao mesmo tempo é aquela pessoa que se torna o braço direito do tutor nos cuidados com seu pet tão querido, juntamente com o médico veterinário. O profissional de Pet Grooming é um observador atento e dedicado, sempre pronto para surpreender.
Existem alguns pontos em comum entre o especialista em Pet Grooming, o banhista, o tosador e também o esteticista animal. Mas a principal diferença entre eles é a abrangência das atividades: o Pet Groomer precisa ser um profissional completo.
Como é o dia a dia do especialista em Pet Grooming
Na rotina de trabalho, o Pet Groomer precisa estar atento a tudo o que envolve a aparência e a higiene do pet. Sendo assim, dentre suas atividades estão:
- limpar a área dos olhos;
- limpar e secar orelhas e ouvidos;
- aparar ou cortar os pelos, utilizando equipamentos adequados para isso (como tesouras próprias para Grooming);
- cortar e lixar as unhas, também com instrumentos próprios para isso;
- dar banho;
- secar e escovar os pelos dos animais.
A limpeza dos dentes deve ser feita diariamente pelo próprio tutor, utilizando escovas de dente e cremes dentais para uso veterinário. Também é possível utilizar palitinhos e brinquedos que, quando são roídos, ajudam a remover a placa bacteriana e prevenir o mau hálito.
As limpezas mais profundas, para remoção da placa e do tártaro, por exemplo, além de resolver questões como cáries e outros problemas bucais, devem ser tratadas somente por um médico veterinário.
Resolvidas as questões básicas de higiene, o profissional de Pet Grooming poderá fazer intervenções estéticas no pet, sempre em concordância com seu tutor. Entre elas, podemos citar:
- pintar as unhas;
- tingir os pelos;
- fazer penteados;
- escolher roupas e acessórios, que podem ser de uso diário ou específicos para uma determinada ocasião.
Vale ressaltar que unhas e pelos somente devem ser pintados utilizando materiais próprios para animais, pois só assim é possível minimizar o surgimento de alergias e de outros problemas de saúde que podem até mesmo se tornar graves.
Como se tornar um Pet Groomer de sucesso?
Para quem deseja trabalhar como especialista em Pet Grooming, é possível encontrar no mercado algumas boas formações, que ensinam tanto as técnicas básicas, como cortes mais adequados para cada raça, como montar um serviço de banho e tosa, e até como calcular o valor a ser cobrado pelo que vai oferecer como Groomer.
Mas tão importantes quanto as habilidades práticas são as competências emocionais para trabalhar na área. Isso porque a pessoa vai atender tanto seu cliente pet quanto o humano, e sabemos que nem sempre é fácil lidar com nenhum dos dois.
Dentre as principais qualidades de um Pet Groomer de sucesso, separamos algumas para você conhecer. Veja a seguir.
Organização e limpeza
Além da organização da agenda, para evitar que dois clientes sejam marcados no mesmo horário, ou que o horário de um pet se estenda demais, atrasando o próximo da fila, é preciso ter muito cuidado com a preparação, limpeza e praticidade do ambiente.
Se você for trabalhar sozinho, isso se torna ainda mais importante, pois não poderá deixar o pet sozinho enquanto busca aparelhos e equipamentos que ficaram fora da sua área de alcance durante o atendimento.
A higiene e limpeza do local são fundamentais para prevenir doenças e outros problemas. Lembre-se de que, assim como acontece com os seres humanos, muitos cãezinhos podem estar doentes sem sintomas visíveis de problemas. Por isso, é preciso fazer uma higienização completa do ambiente entre um pet e outro, para evitar contaminação cruzada.
Atualização constante
Com o aumento da procura pelo serviço, o grau de exigência dos clientes tende a crescer também. Assim, é fundamental que o Pet Groomer fique atento ao que o mercado oferece, procurando por capacitações e especializações que possam diferenciá-lo da concorrência.
Se você domina as principais técnicas de banho e tosa, que tal se aprofundar no processo de coloração dos pelos e penteados? Sonhe grande! O mercado de shows, apresentações e competições entre cães de raça, por exemplo, é muito amplo e pode ser excelente para quem se destaca como Dog Groomer.
Responsabilidade
Além de tomar todos os cuidados com o pet, para que ele não fique estressado, não tente fugir, não caia e não se machuque enquanto estiver sob seus cuidados, é muito importante ter responsabilidade para cumprir o que foi acordado com o cliente.
Então, imagine que o tutor de um cachorro contratou você para fazer uma tintura em seus pelos imitando as manchinhas de uma girafa, por exemplo. Se você nunca fez esse serviço antes, é melhor dizer que vai se informar e praticar primeiro do que topar a demanda pensando apenas no dinheiro que pode ganhar, sem considerar os riscos.
Cachorros e gatos não são bichinhos de pelúcia, e geralmente são muito importantes para seus tutores. Para alguns, chegam a ser como filhos! Tenha isso em mente ao conduzir o seu trabalho.
Paciência e determinação
Assim como para qualquer outra coisa na vida, iniciar uma carreira em Pet Grooming requer paciência, determinação e persistência. Você vai precisar estudar sempre para se manter atualizado, se dedicar a conhecer produtos, equipamentos e técnicas variadas, conquistar uma boa carteira de clientes e, mais importante, descobrir como mantê-los fidelizados.
O começo pode ser difícil, mas não desista! Procure possíveis estágios em clínicas veterinárias e pet shops que oferecem o serviço para ganhar confiança e conhecer as “manhas” da atividade.
Amor pelos animais
Se você ama animais em geral, principalmente cachorros, as chances de se tornar bem sucedido como especialista de Pet Grooming são potencialmente maiores. Isso porque esse sentimento poderá fazer você lidar melhor com imprevistos que podem sempre acontecer quando estamos lidando com animais, como bagunça, xixi (e cocô) fora de hora, teimosia e até mordidas.
Trabalho é sempre trabalho, e em alguns dias você estará com menos energia e entusiasmo. Tudo bem! Isso faz parte. Mas sentir amor e afeto genuíno pelos animais é importante para estabelecer uma conexão sincera com os tutores, que percebem de longe quem gosta do que faz.
Quando ganha um Pet Groomer por mês
A resposta para essa pergunta pode variar muito, especialmente se forem considerados os serviços oferecidos pelo profissional, sua experiência na área, cartela de clientes e qualificações. Mas se considerarmos o serviço prestado em um pet shop ou clínica veterinária já estabelecidos, por exemplo, um especialista em Pet Grooming pode faturar em média R$ 1.600 por mês no começo da carreira.
Agora, se em vez de prestar serviço em algum estabelecimento a sua ideia for abrir um negócio próprio, existem alguns fatores bem importantes a serem considerados, como:
- o valor inicial de investimento em espaço, máquinas, equipamentos e produtos de higiene e limpeza;
- manutenção periódica e preventiva de máquinas e equipamentos;
- o público potencial nas imediações de onde o serviço será prestado;
- serviços prestados e valores praticados pela concorrência;
- cursos e oficinas de atualização.
O que é preciso comprar para trabalhar com Pet Grooming?
Para começar um negócio como Pet Groomer, é necessário adquirir alguns equipamentos e materiais essenciais. Veja alguns deles a seguir:
- Máquina de tosa pet: existem diferentes tipos, que podem ser mais ou menos adequadas, de acordo com a pelagem do animal e com o tipo de tosa que se deseja realizar.
- Tesouras pet: existem tipos diferentes, que geralmente são usados para aparar o pelo nas áreas que a máquina de tosa não consegue alcançar, como orelhas e patas.
- Soprador e secador pet: o soprador é usado para remover o excesso de água do pelo do animal após o banho, enquanto o secador é usado para secar completamente o pelo e principalmente a pele, evitando proliferação de fungos e bactérias.
- Escovas e pentes pet: escovas e pentes são usados para desembaraçar e pentear o pelo do animal, além de remover nós, fios soltos e sujeirinhas.
- Produtos de higiene pet: shampoo, condicionador, cremes, pomadas, hidratantes e vários outros produtos são necessários para manter o animal limpo e cheiroso. A escolha depende do tipo de animal e das características da pelagem.
- Lavatório: é a cuba, tanque ou banheira onde o animal é colocado para tomar banho. Precisa ter um ralo próprio e uma torneira com mangueira.
- Mesa de tosa: a mesa de tosa é onde o animal é colocado para ser tosado e aparado.
- Coleiras e guias: são usadas para manter o animal sob controle durante o processo de tosa.
- Focinheira: pode ser necessária nos casos em que o animal fica nervoso ou agressivo no momento do banho.
- Produtos de limpeza pet: são necessários para manter o espaço de trabalho limpo e higienizado entre um pet e outro.
Além disso, é importante considerar também os equipamentos de uso individual, como botas, luvas e avental, protetor auricular e óculos.
Não esqueça de verificar a legislação local para obter todas as licenças e permissões necessárias antes de começar a operar seu negócio como especialista em Pet Grooming.
Apaixonada por cães desde criança, tem uma vasta coleção mental de informações aleatórias sobre várias raças. É do tipo que atravessa a rua para cumprimentar um cãozinho que está na outra calçada, e que sabe o nome dos pets, mas esquece o das pessoas.