A otite canina é uma inflamação no canal auditivo do animal, muito semelhante ao dos humanos. Se não tratado pode levar a surdez, mudança de comportamento e o animal anda em círculos.
Causas
Há diversas causas da otite canina. Entre os mais comuns estão:
- Produção excessiva das células de descamação;
- Presença de bactérias e fungos e ectoparazitas Demodex canis e Otodectes cynotis;
- Desordem sistêmica, Hipotiroidismo e alergias;
- Cães com a orelha pendular são mais propensos a ter otite pois seu ambiente é favorável.
Diagnóstico
O diagnóstico é feito pelo dono que percebe alguns pontos comuns em caso de otite como:
- Alterações de comportamento;
- Coceira excessiva na região da orelha;
- Algus animais deixam de se alimentar e;
- Ficam agressivos;
No consultório veterinário é possível detectar a doença por meio do otoscópio que por sua vez detecta a presença de ácaros como o (O. cynotis) e avaliar a situação da membrana timpânica
O uso de medicamentos inadequados, prescritos sem diagnóstico definitivo, é uma das causas mais comuns de tratamentos falhos, sendo assim, o exame citológico é primordial para o tratamento da doença. Podemos, ainda, solicitar o exame de cultura e antibiograma, para maior segurança e eficácia do tratamento, porém, somente após a realização do exame citológico que indique a presença de bactérias.
O proprietário é um dos responsáveis em causar o problema e é o primeiro a evitar. Durante o banho dos animais, devemos sempre colocar algodões nos condutos auditivos, para evitar a entrada de água, evitando um ambiente ideal para proliferação de bactérias e fungos. Por mais que você não deixe cair água ou não molhe a cabeça do animal, o risco de entrar uma pequena quantidade ainda é grande.
Atenção
Não tente adivinhar qual é o agente etiológico, o causador, da otite. Antigamente era comum escutar que a cera de coloração escura, oriunda de conduto auditivo, estava relacionada à otite fúngica, e a cera de cor marrom, relacionada à otite bacteriana, mas isso não corresponde à realidade encontrada.
Encontramos, em algumas lojas (Pet Shops), produtos utilizados para auxiliar a retirada dos pêlos auriculares. Isso é terminantemente proibido em cães, principalmente nos animais com otite.
Eu sou Gabriel, tenho 28 anos e sou veterinário. Eu adoro animais e vivo no interior de São Paulo. Meu objetivo é compartilhar conhecimentos sobre animais com as pessoas que se interessam por eles.