Quem está por dentro do mercado pet, provavelmente já deve ter se deparado com a palavra Groomer, que apesar de ter a tradução para “tosador” não se refere somente a essa profissão.
A função de Pet Grooming faz referência aos profissionais especializados em diferentes técnicas de banho e tosa, atendendo uma maior variedade de bichinhos.
A profissão engloba diversos serviços que visam a higiene e o bem estar dos animais de estimação, envolvendo além da higiene, a estética e a saúde preventiva do animal.
Grande parte das pessoas acreditam que o Pet Grooming é um profissional com título de reconhecimento e inúmeras vitórias em competições. Entretanto, isso não é verdade. De fato existem groomers que possuem um maior conhecimento, enquanto outros, não.
Você conhece todas as características e a importância dessa profissão? Ainda não? Então fica ligado neste artigo, pois apresentaremos uma visão mais abrangente desse assunto.
A profissão Pet Grooming
O mercado pet é uma área que tem crescido muito, isso porque a maioria das pessoas têm investido cada vez mais na qualidade de vida dos seus animais de estimação, e isso engloba higiene e bem estar.
Com esse crescimento, os pet shops têm investido em novidades, como é o caso do SPA para cães e gatos que contam com massagem e aromaterapia. Há também salões de beleza, nos quais são oferecidos os tratamentos estéticos como cortes de unha, penteados e tipos diferentes de tosas.
Para essa quantidade de atualizações é necessário que mais profissionais façam parte da equipe, e para isso, os Pet Groomers são bem visados.
Você deve pensar então, que por essa precisão, o mercado está cheio de profissionais nesse ramo, mas é justamente ao contrário. Ainda existe muita procura de conhecedores do assunto, e se você é um deles, aqui traremos uma série de dicas para você saber por onde começar.
O que faz um Pet Grooming?
O trabalho de um Pet Grooming vai muito mais além do banho e tosa. Ele é conhecido por “cabeleireiro dos animais”, sendo responsável por definir a tosa de acordo com as exigências da raça e pode inovar por meio de cortes e colorações que agradem o tutor.
A rotina de trabalho se assemelha a de um tosador, porém existem alguns diferenciais como a especialização em tosas para concursos que recebem prêmios.
A capacitação profissional é fundamental, mas durante o tempo de atuação na área o profissional precisa se atualizar, pois sempre surgem novas demandas e inovações. Por esse motivo, é muito importante buscar informações sobre o comportamento e necessidades dos clientes.
O groomer é muito mais que estética. Por meio da tosa e do corte é proporcionado o bem estar do animal, diminuindo o calor que sentem, fornecendo maior cuidado com a pele e realizando cortes nas unhas que evitarão que os pets se machuquem.
Além disso, como o Pet Grooming está sempre em contato direto com o bichinho e seu tutor, pode identificar possíveis feridas ou doenças de pele durante o banho. Podendo encaminhar para uma avaliação com o veterinário.
O trabalho do Pet Grooming também envolve o desembaraçar dos pelos, aplicar produtos, limpar os ouvidos e até mesmo colocar acessórios que combinam e deixam o animal ainda mais bonito, como lacinhos, gravatas e bandanas.
É necessário ter o conhecimento com a pelagem para saber quais são as tinturas compatíveis, procedimentos de banho e escovação.
Quais são as habilidades necessárias para se tornar um Pet Grooming?
Para se tornar um Pet Grooming, algumas dicas podem ser muitos válidas, como:
- Gostar verdadeiramente de animais;
- Ter força física e resistência;
- Não possuir asma ou alergias que dificultem o trabalho;
- Ter familiaridade com o comportamento dos animais;
- Possuir conhecimento sobre a saúde dos pets;
- Ser especializado em tosas apropriadas para cada raça.
A maioria das habilidades destacadas são adquiridas por meio de cursos de especialização, isto é, é fundamental que o estudo sobre o mundo dos bichinhos não cesse.
Além dessas dicas, você pode encontrar um pequeno manual de como se tornar um Pet Groomer, do blog Pet Grooming.
Como funciona o mercado de trabalho dos Pets?
Nos dias atuais, os tutores estão mais exigentes e dispostos a pagarem valores mais altos apenas para sentirem mais segurança em deixar seus pets nas mãos de um profissional qualificado e experiente.
Por essa razão, os pets shops têm investido na contratação de Pet Grooming que se especializaram e estão sempre em busca de novidades e tendências do mercado.
Uma outra forma de adentrar nesse mercado e faturar ainda mais, é ganhar experiência e acumular certificações, e depois disso empreender no ramo, abrindo o próprio negócio, que pode ser um espaço como o próprio pet shop ou até mesmo um centro de estética para o animal.
Além disso, o profissional que deseja entrar na área também pode trabalhar com o sistema de deslocamento para cuidar do animal na casa do dono. Para isso, ele pode contar com uma van que ofereça esse serviço.
Independentemente da forma escolhida para o trabalho, é muito importante lembrar que além de todo o planejamento necessário para administrar um negócio, também é preciso se preocupar com documentação e alvará de funcionamento.
Qual a importância do Pet Grooming?
A estética do animal é a área que trata do embelezamento dos pets de maneira geral. No entanto, algumas abordagens auxiliam muito na saúde e no bem estar do bichinho.
Todas as raças possuem um padrão estético e o especialista em grooming trabalha para proporcionar a segurança que cada uma delas necessita, isso porque, é fundamental conhecer todos os aspectos antes de uma tosa, tingimento e até mesmo um corte.
O Pet Grooming está sempre atento aos cuidados do animal e a todas as necessidades dele. Normalmente, são muito dedicados e precisos.
É pelo zelo, desde acalmar o pet, até realizar o corte correto da pelagem, que o groomer se especializa. Ele precisa conquistar a confiança do animal e o deixar bem mais confortável, pois até mesmo para um penteado, o animal precisa ser respeitado e se sentir bem.
Agora que você já sabe o que faz um Pet Grooming e como funciona esse mercado, deixe um comentário sobre o assunto ou tire suas dúvidas se ainda existirem. Até a próxima!
Eu sou Gabriel, tenho 28 anos e sou veterinário. Eu adoro animais e vivo no interior de São Paulo. Meu objetivo é compartilhar conhecimentos sobre animais com as pessoas que se interessam por eles.