Ter uma boa embalagem para produtos de pet shop é algo muito importante para quem quer conquistar espaço no mercado e se destacar entre os clientes. É por meio dela que o público tem um primeiro contato com o produto.
Dessa forma, apostar em frascos e tampas personalizadas é algo que irá ajudar muito o seu negócio. Nessa hora, é preciso ter algo bonito, mas que também seja prático.
Acompanhe a leitura conosco e entenda mais sobre o papel da embalagem para ajudar nas vendas de um produto e fatores essenciais na hora de construir algo perfeito!
Mercado pet coleciona bons resultados
Um dos mercados que está se expandindo cada vez mais é o de produtos pet. Não é por acaso que, em 2021, o faturamento do setor cresceu 27%, segundo dados do Instituto Pet Brasil.
Ao todo, essa movimentação chegou a R$51,7 bilhões, com uma grande variedade de produtos. Neste segmento, existem os alimentos para pet, produtos de higiene e cuidados, serviços gerais, acessórios e muito mais.
E tudo isso só nos mostra uma tendência forte entre pessoas que investem no bem-estar e conforto dos seus animais de estimação. Mesmo com tantas opções de produtos e serviços necessários, esse público não deixa de gastar com os bichinhos.
No entanto, é sempre importante ressaltar que estamos falando de um público exigente. Por isso, para se destacar no mercado é essencial contar com produtos diferenciados, que sejam de qualidade e com apresentações atrativas.
O papel das embalagens para produtos de pet shop
Aquele ditado que diz que “a primeira impressão é a fica”, nunca fez tanto sentido quanto no caso de produtos. Afinal de contas, um fator que pode influenciar muito na percepção do cliente é a embalagem.
Você já parou para pensar como uma embalagem bem pensada e de qualidade pode ser bem atrativa? O mesmo ocorre com uma embalagem ruim: pode gerar uma má impressão e até impedir a conclusão de uma compra.
No caso dos produtos de pet shop isso não seria diferente. Contar com uma boa embalagem é fundamental para ter sucesso. Veja a seguir alguns pontos que podem ser favorecidos com embalagens de qualidade.
Fortalecimento da marca
Um dos pontos positivos que as embalagens podem oferecer é justamente o fortalecimento da marca. Isso porque, com um material de qualidade e bem pensado, com certeza, transmite mais credibilidade.
Ao mesmo tempo, apostar em algo que possa transmitir ao cliente todo o valor e posicionamento da empresa é um diferencial.
Com isso, temos outro detalhe que irá reforçar a imagem da marca, mostrando ao cliente que tudo é muito bem planejado. Logo, é possível trabalhar com slogans, símbolos e ideias que vão reforçar o branding do negócio.
Credibilidade ao produto
Assim como a embalagem é capaz de transmitir credibilidade para a marca, isso também serve para o produto. Isso porque, estamos falando de algo que o cliente terá contato direto e com materiais de qualidade, o produto tende a ser ainda mais valorizado.
Por isso, é muito importante investir em boas embalagens, com designs atrativos e que estejam de acordo com a marca e seu público. Além disso, invista em cores e elementos de fácil identificação e que transmitam uma imagem positiva do produto.
Proteção contra contaminação
Além de uma embalagem de produtos de pet shop que seja atrativa, é bom escolher uma que garanta a proteção do conteúdo. Afinal, não adianta ter algo bonito, se o cliente encontrar o produto contaminado ou com defeitos.
Dessa forma, tudo deve ser planejado para oferecer uma proteção ideal, mantendo o interior o mais conservado possível para que os clientes não tenham decepções.
Previne desperdícios
Outro ponto muito interessante sobre uma embalagem é a forma como ela pode ajudar o cliente a evitar desperdícios.
A ideia é que na hora em que a pessoa for abrir ou utilizar o produto, ela possa lidar com a embalagem com facilidade sem ter o risco de desperdiçar o produto em si.
Como escolher a embalagem ideal para produtos de pet shop
Depois de entender a importância da embalagem para produtos pet shop, é bom entender o que analisar na hora de escolher algo para acompanhar o produto.
Qualidade da embalagem
O primeiro ponto a se avaliar na embalagem é a sua qualidade. Afinal, como pontuamos, o cliente terá contato direto com ela, sendo um fator essencial para transmitir confiança.
Logo, é ideal que o material seja resistente e seguro, oferecendo uma boa experiência de compra para o público.
Capacidade do fornecedor
Na hora de pensar em uma embalagem, deve-se considerar também a capacidade do fornecedor. Isso porque, para finalizar todo o produto para colocar à venda, você vai depender de várias matérias-primas.
Então, é preciso avaliar se o fornecedor consegue entregar os materiais que você precisa de forma periódica e no prazo adequado para que tudo seja produzido.
Design
Na hora de pensar na embalagem a preocupação com o design deve ser grande. Por meio dele é possível criar algo que chame a atenção do cliente e transmita os valores da sua marca.
Sendo assim, é interessante utilizar cores e formatos que vão ser atrativos e que combinam com a proposta do produto.
Inovação e personalização
Um ponto que pode ser decisivo para que um cliente escolha seu produto é a criatividade presente na embalagem. Algo que surpreende a pessoa, sem dúvidas, ganha um destaque em relação aos concorrentes.
Nesse sentido, é preciso apostar em embalagens personalizadas e que sejam inovadoras. Algo que vá realmente diferenciar seu produto no mercado e atrair o cliente.
Conclusão
Ao longo do texto, foi possível notar como a embalagem em produtos de pet shop é algo importante para o fortalecimento da marca e a venda dos produtos.
É por meio da embalagem que o cliente terá um contato inicial com o produto e ela pode ser um fator decisivo na hora da compra. Logo, é essencial investir em algo de qualidade, que proteja o produto e seja atrativo.
Eu sou Gabriel, tenho 28 anos e sou veterinário. Eu adoro animais e vivo no interior de São Paulo. Meu objetivo é compartilhar conhecimentos sobre animais com as pessoas que se interessam por eles.