Uma coisa é fato: não se deve precificar o trabalho de ninguém, independente do ramo de atuação. No entanto, se você chegou até este artigo é por que está em dúvida do quanto cobrar pelo serviço de Pet Grooming, não é verdade? Por esta razão, vamos falar abertamente sobre o assunto.
A verdade é que não existe uma estratégia única para essa questão, uma vez que diversos aspectos devem ser considerados antes de estipular o preço de qualquer serviço. Fatores como localização, tipo de negócio, serviços oferecidos, espaço próprio ou alugado, entre outros precisam ser muito bem avaliados antes de definir quanto cobrar.
Contudo, a definição de preços é parte fundamental para o sucesso de um empreendimento, além de ser importante para a configuração do modelo de negócios. Por isso, no artigo de hoje, vamos falar um pouco mais sobre os pontos que devem ser analisados, antes da estipulação de valores. Desta forma, você poderá definir os seus com mais clareza e cuidado. Acompanhe!
O que é Pet Grooming?
Antes de falarmos sobre os valores, é fundamental deixarmos claro o que é um pet grooming.
Os groomers, também chamados de cabeleireiros dos animais, são profissionais altamente capacitados para a realização de penteados e tosas na pelagem do pet. Além disso, prestam cuidados ao nível de higiene e estética, conhecendo todas as particularidades e necessidades de cada raça.
Por regra, o Groomer está associado a cães e a gatos e, em razão disso, precisa ter a compreensão sobre a anatomia e fisiologia das mais diferentes espécies de animais. Também é fundamental que saiba as técnicas de limpeza, cuidados básicos e tenha conhecimento dos mais diversos tipos de pelagem de cada um deles.
Assim como todos os profissionais que atuam com o cuidado dos animais, o groomer tem que saber como se posicionar com os diferentes bichinhos. Ou seja, como lidar com um cãozinho feroz, bem como, com um gatinho assustado, por exemplo.
A profissão foi regulamentada no ano de 2020, porém já existia há mais tempo. O groomer, na prática, é conhecido como um profissional que desempenha o mesmo papel que o tosador. No entanto, costuma possuir mais cursos, especialidade em áreas de tosa e até prêmios de reconhecimento do trabalho.
Em razão disso, o Groomer tem o seu nome em evidência e é mais buscado pelos tutores, especialmente os que possuem bichinhos de raça. São procurados por oferecerem um serviço de qualidade e sofisticação.
Há pets shops que trabalham apenas com groomes, o que torna o estabelecimento mais reconhecido, e ainda existem profissionais que trabalham como prestadores de serviços ou ainda por meio do próprio negócio.
Quais são os serviços oferecidos por um groomer?
Ainda que groomer seja apenas a tradução inglesa para “tosador”, no Brasil esse profissional faz muito mais que o serviço de banho e tosa. Dentre os principais serviços oferecidos por um groomer, podemos destacar:
- diferentes técnicas de banho e tosa, tanto para o cotidiano quanto para competições;
- avaliação da pelagem, ou seja, diagnóstico dos pelos para saber se estão oleosos, ressecados ou se precisam de tonalização;
- cortes e penteados diferentes;
- aplicação de tintura nos pelos;
- desembaraçamento de fios.
O principal benefício da realização dos serviços de pet grooming está no fato de que, com ele, não ocorrerão alergias em animais com pele sensível, o que costuma acontecer em tosas inadequadas.
De que forma é possível cobrar pelo serviço de pet grooming?
Cobrar pelos serviços de pet grooming pode parecer uma tarefa complicada. Entretanto, para se chegar em um bom valor é necessário colocar no papel uma série de perguntas como:
- Quantos serviços serão oferecidos?
- O valor será diferente pelo tamanho do animal?
- Você terá combo ou serão serviços individuais?
Estas são apenas algumas das perguntas que precisam ser respondidas antes de definir um valor de serviço. Além delas, é preciso analisar outros pontos que você conhecerá agora.
Avalie os preços locais dos serviços de pet grooming
Não somente para os serviços de pet grooming, mas para qualquer outro, avaliar a concorrência é fundamental. Isso não quer dizer que você deva cobrar a mesma coisa, ou abaixar o preço para atrair mais clientes, de forma alguma! Contudo, saber o quanto os adversários cobram pode abrir a sua mente na hora de estipular o seu valor.
Além disso, verifique as avaliações locais, saiba o que os clientes pensam dos serviços dos lugares próximos e se estão satisfeitos com o que estão pagando. Essa é uma excelente oportunidade para não errar na hora de precificar o seu serviço.
Após as suas pesquisas, use o conhecimento adquirido para elaborar a sua estratégia. No entanto, não se esqueça que em todo serviço de sucesso, o diferencial não está no valor, mas sim na qualidade, profissionalismo e técnica.
Calcule aquilo que você oferece
Para determinar o preço dos seus serviços de pet grooming, é importante considerar tudo o que você oferta aos clientes. Isto é, pense nas soluções que oferece e no quanto as pessoas estão dispostas a gastar com elas.
Se você não sabe por onde começar, inicie por aquilo que o diferencia, ou seja, você é um especialista em alguma raça? Tem algum conhecimento especial em determinada área? Possui alguma técnica específica? Sabe fazer uma higienização profunda nos dentes dos animais ou dispõe de opções de spa que não se encontram em qualquer lugar?
Agora reflita o quanto esse tipo de serviço pode ser importante para uma pessoa que quer o melhor para o seu pet. Depois disso, calcule os seus custos pessoais para reunir os suprimentos necessários para a realização desse trabalho e ainda a sua mão de obra.
Não se esqueça de colocar em jogo o quanto você acredita que valham os seus serviços, o quanto de tempo você gastará com eles e ainda as questões de energia elétrica e despesas com os recursos, como manutenção de máquinas, por exemplo.
Reforme e decore o ambiente para agregar valor
Se você tem o seu próprio pet shop ou espaço de trabalho, é fundamental saber da importância de manter o ambiente sempre bonito e decorado. Afinal, em qualquer lugar, as pessoas costumam dar muito valor à ornamentação.
O pet shop não pode ser apenas um local com balcão de atendimento, prateleiras e espaço para os animais. Ele precisa transmitir a sensação de aconchego para os tutores e seus pets, além de passar a impressão de que o bichinho está em boas mãos.
Para isso, busque por referências em decoração como painéis em MDF, pallets e madeiras. Isso garante um ar de rusticidade e aconchego, que fará com o que o bichinho se sinta em casa.
Considere os fatores críticos
Para garantir que os esforços e tempo sejam devidamente compensados, em alguns casos, você certamente terá que cobrar mais. Animais maiores, com temperamentos difíceis, ou até mesmo com mais serviços a serem realizados.
Um bom exemplo é: um Husky Siberiano deve custar mais do que um poodle, por exemplo, concorda? Isso porque, os cuidados são excessivamente maiores. Além disso, alguns bichinhos podem exigir mais devido ao temperamento, sendo estes muito agressivos ou extremamente medrosos. Casos como esses requerem maior atenção e até mesmo cuidados extras e, em razão disso, algumas taxas podem ser agregadas.
Por último, a quantidade de serviços a serem realizados é um dos fatores mais importantes para a definição de um preço. Se o animal estiver vindo apenas para banho, tosa e penteado o valor deve ser um. No entanto, se também precisa de um diagnóstico da pelagem, o custo será outro.
Neste contexto, você pode considerar trabalhar com pacotes de conjuntos que atendam os níveis básicos, médios e altos e ajustá-los com base em outros fatores como tamanho, raça e temperamento.
Dependendo da região, é possível ajustar o preço do serviço ou ainda oferecer um pacote premium. Tudo isso contará no seu lucro final.
Defina os padrões de preços
Conforme você configure os pacotes e taxas adicionais que sugerimos acima, é importante considerar se os seus valores serão definidos por serviço ou por hora. O pagamento por hora garante que você ganhe pelo seu tempo, visto que, cobrar pelo serviço pode estar sujeito a atraso do dono ou problemas que farão com que você trabalhe por um período a mais, sem cobrar por isso.
No entanto, caso você prefira cobrar pelo serviço, não deixe de levar em consideração o peso, o tamanho e a pelagem do animal.
Não se esqueça dos descontos e benefícios
Oferecer desconto ou benefícios especiais pode ser uma excelente opção, especialmente se forem clientes que sempre contratam os seus serviços. Contudo, não deixe de calcular o quanto você pode “perder” ou “ganhar” com isso.
Um agrado ou um desconto para pagamento à vista pode trazer muitas vantagens, inclusive a fidelidade dos clientes. Entretanto, tenha cuidado para não oferecer benefícios demais e lucrar “de menos”.
De que forma é possível cobrar pelo serviço de pet grooming?
Chegamos ao fim do conteúdo com a pergunta que não quer calar: quanto cobrar pelo serviço de pet grooming? Após tudo o que foi apresentado, você deve ter percebido que é impossível determinar um único valor, não é verdade?
A definição de preços deve ser feita depois de muita pesquisa e estudo de negócio, levando em consideração todos os fatores apresentados. Entretanto, para se ter uma ideia, é possível cobrar pelos serviços de pet grooming desde R$50,00 para os mais simples, como um banho, até R$500,00 em um pacote completo.
É importante considerar o seu tempo de mercado e carteira de clientes. Se você for um profissional já conhecido e cotado pelo público, vale a pena investir em valores maiores. Contudo, caso esteja começando, é interessante não elevar muito valor até que as pessoas conheçam o seu trabalho. Isso não quer dizer que precisa cobrar um valor abaixo do mercado, combinado? Apenas optar por melhores condições para fidelizar um público maior.
Caso você tenha alguma dúvida, comente aqui que será um prazer respondê-lo e não se esqueça de compartilhar este artigo para sanar as dúvidas de outras pessoas. Até a próxima!
Eu sou Gabriel, tenho 28 anos e sou veterinário. Eu adoro animais e vivo no interior de São Paulo. Meu objetivo é compartilhar conhecimentos sobre animais com as pessoas que se interessam por eles.