Um dos principais cuidados que os tutores precisam ter é com os tipos de tosa dos cachorros. Afinal, eles estão longe de terem papel apenas estético: os pelos têm a finalidade de proteger o animal e até ajudar a manter a sua temperatura.
Pensando assim, é claro que não basta fazer qualquer corte no pelo, achando que a única coisa que importa é o visual. Aprender sobre tipos de tosa é indispensável porque permite escolher aquela que vai trazer benefícios ao cachorro.
Se você tem um cão e está em dúvida sobre qual é a tosa perfeita para ele, acompanhe este artigo que nós elaboramos para explicar tudo!
Por que escolher os tipos de tosa certo é tão importante?
Até pouco tempo, as pessoas costumavam achar que a tosa servia apenas para evitar que os pelos do cachorro se embaraçassem ou até que eles arrastassem no chão, dependendo do tamanho e do porte do animal.
Outra coisa que costumava motivar quem fazia a tosa nos cachorros era a beleza: dependendo de qual fosse o corte, o animal ia ficar mais bonito. Era assim que se escolhiam os tipos de tosa.
Hoje, as pessoas têm um pouco mais de conhecimento: sabe-se que a tosa correta ajuda a evitar que o animal sofra com o calor, por exemplo. Entretanto, há raças que precisam de um pelo mais longo para poder manter sua temperatura.
Quando não se escolhe corretamente dentre os tipos de tosa, o resultado pode ser um cachorro que não fica bonito, além de um animal que sofre com o calor ou frio.
Outro detalhe é que determinadas raças têm uma propensão maior a lacrimejar ou mesmo a liberar sujeira pelo nariz. Nesses casos, é muito importante que se esteja atento aos tipos de tosa indicados para as raças em questão.
Quais os tipos de tosa que ficam melhor para cada raça?
Como mencionado antes, existem algumas tosas que ficam mais apropriadas para determinadas raças e, a seguir, será possível ver algumas delas:
-
Lhasa Apso
Quem nunca ficou encantado ao ver o pelo extremamente longo desse animal, não é? Com certeza, o Lhasa Apso é um dos mais belos cachorros que se tem e grande parte disso está ligada aos pelos enormes que ele ostenta.
Entretanto, é justamente a existência de pelos tão compridos que faz com que a higiênica seja um dos melhores tipos de tosa para esse animal. Assim, evita-se que o seu pelo acabe sujo pelos detritos da rua mesmo e pelas suas próprias fezes.
Vale lembrar que, com pelos tão longos, existe a possibilidade de o Lhasa Apso acabar com um odor desagradável de urina se a tosa higiênica não for realizada com regularidade.
-
Poodle
Mais um cão que chama a atenção de todos por causa dos seus belos pelos é o poodle. Inclusive, essa é uma raça de cão bastante popular e existem dois tipos de tosa que ficam melhores nela.
A primeira é a tosa bebê, que tende a ser a escolhida por quem deseja que seu cachorro esteja sempre com aquela aparência de filhote. Geralmente, os profissionais deixam o pelo do animal com um toque mais arredondado, remetendo à fofura.
Isso faz com que até os cachorros mais velhos fiquem bem mais parecidos aos filhotinhos, especialmente por causa do seu ar gracioso.
Mais um dos tipos de tosa que podem ser aplicados ao poodle é a tosa padrão. Neste tipo de tosa, o groomer deixa os pelos da cabeça do cachorro mais arredondados, com o aspecto de um pompom.
Cabe ressaltar que, de todas as possibilidades de tosa que se vê nos poodles, não há dúvida de que a tosa padrão é uma das mais escolhidas.
-
Shih Tzu
Essa é a raça de cachorro dos sonhos de muita gente. Afinal, quem não fica encantado ao ver aqueles longos pelos lisos que os cães dessa raça ostentam?
Há quem faça hidratação nos pelos do Shih Tzu, que faça longos rabos de cavalo e até coloque presilhas, mas é importante aprender a tosa que vai dar mais qualidade de vida e beleza a esse animal.
Por causa do comprimento dos pelos, é possível que o Shih Tzu sinta um pouco mais de calor e, sendo assim, a tosa japonesa acaba sendo uma boa opção.
Nesse tipo de tosa, os pelos ficam apenas na cabeça do animal, como se fosse um cabelo comprido mesmo. O restante do corpo fica com os pelos mais curtos, deixando que o animal se mexa com mais conforto e sinta menos calor.
É claro que, com a tosa japonesa, os tutores de Shih Tzu também não precisam se preocupar tanto com a sujeira que possa grudar nos longos pelos.
É importante mencionar ainda que os pelos de maior comprimento costumam incomodar um pouco o focinho e os olhos dos cães dessa raça. Portanto, a tosa de rosto também tende a ser uma boa opção.
-
Yorkshire
De todos os cachorros de pequeno porte, é sabido que muita gente tem verdadeira paixão pelo Yorkshire. Inclusive, muitas pessoas chamam essa raça de “cachorrinho de bolsa” pelo fato de ele ser bem pequeno.
Entretanto, os pelos de um Yorkshire podem ficar bastante longos, inclusive no seu focinho, e isso causa transtorno para ele e para o tutor.
Uma das opções para essa raça é a tosa higiênica, que vai deixar as partes genitais do cachorro mais livres. Com isso, os riscos de resíduos de fezes e de urina grudados nesses pelos são muito reduzidos.
Para quem quiser algo mais estiloso, é possível deixar o Yorkshire com o rabo mais peludo e a sua cabeça também. Isso é o que se chama de tosa japonesa e é um dos tipos de tosa que ficam mais bonitos em cães muito peludos.
No entanto, para aqueles que fazem questão que o seu melhor amigo esteja parecendo um filhote, mesmo quando ele já é um pouco mais velho, a melhor opção é a tosa bebê, que fica muito bem nos Yorkshires.
-
Schnauzer
Uma tosa que fica fantástica no cachorrinho Schnauzer é aquela que se chama carneirinho. O nome, é claro, é bastante sugestivo: essa é uma tosa na qual o animalzinho fica mesmo com o aspecto de um carneiro.
Para isso, são deixados os pelos das suas patas ligeiramente mais compridos, enquanto o restante dos pelos fica mais curto. Além de ser um dos tipos de tosa mais legais para essa raça, uma vantagem da tosa carneirinho é reduzir o calor do animal.
-
Maltês
Mais um cachorrinho que chama a atenção sempre é o maltês, que tem a capacidade de encantar com os seus pelos compridos.
Normalmente, os tutores costumam optar pelo que é chamado de tosa ursinho: neste estilo, o groomer usa a tesoura para fazer o corte dos pelos faciais do animal, deixando seu focinho e seus olhos mais livres.
Os pelos que ficam nas costas do maltês podem ser aparados usando a tesoura mesmo ou até a maquininha. De qualquer forma, o cachorrinho fica com um aspecto muito fofo e, melhor que isso, mais confortável nas altas temperaturas.
-
Lulu da Pomerânia
Sem dúvida, o Lulu da Pomerânia faz parte dos cãezinhos considerados mais fofos por todo mundo e ele pode ficar ainda mais gracioso com os tipos de tosa corretos.
O melhor para os cachorrinhos dessa raça é a tosa leão, que tem um nome bem autoexplicativo: nessa tosa, o objetivo é deixar o cachorrinho parecendo mesmo um leão.
Para conseguir isso, é importante que os pelos da cabeça do lulu fiquem mais compridos, enquanto o restante do corpo é tosado um pouco mais. Dessa forma, o cãozinho fica com uma juba!
-
Chow Chow
Considerando os tipos de tosa que se pode escolher para o Chow Chow, a opção leão também é a mais indicada. Isso porque essa tosa valoriza bastante a beleza do cachorro, fazendo com que ele fique ainda mais gracioso.
Os seus pelos extremamente macios ficam muito mais bonitos com a tosa leão, mas é muito importante que se tenha cuidado: não é qualquer pessoa que pode fazer essa tosa em um Chow Chow.
Vale lembrar que esse é um cachorro de muita personalidade e de temperamento volátil, ou seja, somente pessoas experientes devem fazer a tosa em cães dessa raça.
-
Border Collie
Muitas pessoas acham que apenas os cães de menor porte devem ser tosados, mas não é assim. De fato, o Border Collie, que é um cão um pouco maior, também deve ter os seus pelos aparados.
O ideal é que se faça uma tosa básica, ou seja, que apenas se abaixe um pouco os pelos desse animal, em especial os da orelha. A recomendação geral é que sempre se use a tesoura e que não se corte demais do pelo desse cão.
Na dúvida, vale a pena perguntar ao veterinário
Nem todo mundo imagina, mas os tipos de tosa podem ser indicados pelo veterinário, que é quem mais vai conhecer as necessidades daquela raça.
Portanto, quem tem um cachorro e quer saber se deve tosá-lo e mesmo qual é a melhor tosa pode contatar o seu veterinário de confiança. Isso evita equívocos, como os que fazem com que as pessoas tosem o Galgo Alemão, algo que não é recomendado.
Vale dizer que, além do veterinário, também se pode pedir sugestões de tosa ao Pet Groomer, que é a pessoa especializada em cuidados com os pelos dos cachorros!
O Pet Groomer tende a possuir bastante conhecimento sobre as tosas que ficam mais bonitas em cada raça de cachorro. Outro detalhe é que o Pet Groomer tem um treinamento completo para atender aos cães de diferentes temperamentos e necessidades.
Variar as tosas para explorar mais estilos!
É claro que, assim como ocorre com os cortes de cabelo nos humanos, os tutores acabam ficando apegados a um dos tipos de tosa, deixando o cão sempre daquela mesma forma.
Porém, se a raça do cachorro permitir que se faça mais de uma forma de tosa, por que não testar todas elas? Às vezes, os tutores ficam surpresos por perceberem que seu melhor amigo ficou ainda mais lindo com aquela tosa diferente!
Entretanto, independentemente dos tipos de tosa que se experimente, é importante ressaltar que se deve pesquisar a reputação do Pet Groomer antes de contratá-lo. Assim, há garantias de que o cachorrinho estará seguro e ficará lindo!
Gostou deste artigo? Então, comente sobre o seu tipo de tosa preferido e compartilhe este texto com seus amigos que têm cachorros!
Eu sou Gabriel, tenho 28 anos e sou veterinário. Eu adoro animais e vivo no interior de São Paulo. Meu objetivo é compartilhar conhecimentos sobre animais com as pessoas que se interessam por eles.