O Yorkshire, também chamado de Yorkie, é um cachorro pequeno, porém de pelagem longa, muito admirado pelas pessoas. Isso porque, além de ser um mini-cãozinho, ele também possui pelos com características específicas, o que o torna diferente da maioria.
No entanto, assim como qualquer outro pet, ele precisa de cuidados para a preservação da sua saúde e bem-estar. Um desses cuidados é a Tosa Yorkshire que, além de ser uma excelente maneira de deixá-lo mais bonito, ainda zela por sua pelagem diferenciada.
Assim, além da escovação diária, que é uma recomendação que os tutores de Yorkshire conhecem bem, a tosa também deve ser uma das prioridades. Isso porque os pelos desse pet provocam muitos nós e acumulam sujeiras indesejadas.
Dito isto, é importante destacar que a tosa é uma grande aliada para evitar problemas como esse. Além disso, a pelagem do Yorkshire cresce muito rápido, sendo esse procedimento uma solução para manter os pelos aparados com certa frequência.
Contudo, existem diferentes tipos de Tosa Yorkshire e, neste conteúdo, vamos falar detalhadamente sobre 7 delas. Desta forma, você poderá escolher a que mais combina com o pet dos seus clientes. Vamos lá?
Qual a importância da Tosa Yorkshire?
Antes de destacarmos os tipos de Tosa Yorkshire, vamos falar sobre a importância desse procedimento.
Diferentemente do que muitos pensam, a tosa em raças como Shih Tzu e Yorkshire não são importantes apenas pela estética. É claro que, no que diz respeito à beleza desses cãezinhos, ela ajuda demais. No entanto, existem fatores muito maiores para que a tosa seja prioridade nesses pets.
O primeiro deles é a higiene do animal. Se pensarmos no Yorkshire, por exemplo, a tosa evita a sujeira que se acumula facilmente nos pelos, devido ao seu comprimento. Além disso, ainda que muita gente acredite que a tosa seja responsável apenas por aparar os pelos, ela vai mais longe. É nesse procedimento que os profissionais como você conseguem extrair pelos mortos, auxiliando na prevenção de fungos, eliminando os nós e ainda identificando possíveis feridas na pele.
Outro ponto importante é que a Tosa Yorkshire também proporciona mais leveza aos movimentos do pet. Isso porque o excesso de pelo pode pesar na hora de corridas e caminhadas. Além disso, o procedimento auxilia no bem-estar do animal, uma vez que a pelagem pode prejudicar a visão e causar outros desconfortos.
Contudo, assim como qualquer outro cuidado, é necessário prestar atenção para não exagerar na tosa. Os pelos dos cachorros servem como isolante térmico. Isso significa que eles tanto auxiliam para o aquecimento no frio, quanto para moderar a absorção do calor em excesso.
Entretanto, isso não quer dizer que um tutor não deva tosar um pet no verão para que ele se sinta mais confortável. A tosa nos dias mais quentes não tem a função de “refrescar” o cãozinho, mas sim de focar em seu bem-estar. Ou seja, deixá-lo limpo e cheiroso em todas as estações.
Em outras palavras, a tosa higiênica, não só apara os pelos do corpo e das patas, como também os do rosto e região íntima. Desta forma, o acúmulo de fezes e urina não ocorre e ele pode aproveitar o dia a dia de forma mais tranquila e higiênica.
Primeira Tosa Yorkshire: quando fazer?
Outra questão muito importante sobre a Tosa Yorkshire é quando é o momento certo de iniciá-la. Assim, ao cuidar de um cãozinho bebê, é importante dizer que o procedimento deve ser realizado apenas após a conclusão do ciclo vacinal do animal.
Isso porque com as vacinas em dia, o risco de contrair doenças pelo uso de máquinas de tosa ou mesmo tesouras é bem menor. Além disso, é necessário considerar a troca de pelagem do pet. Essa troca ocorre, normalmente, na transição do filhote para a fase adulta, ou seja, entre o sétimo e décimo quarto mês de vida.
Na transição de fase, é preciso ter cuidado, pois a queda da pelagem é muito grande. Em razão disso, o ideal é contar com a orientação de um médico veterinário para saber se o pet já pode ser tosado.
Leia também: Tosa bebê – Todos os cuidados que você precisar ter!
Tosa Yorkshire: conheça 7 tipos
Até aqui, falamos sobre a importância da Tosa para Yorkshire, e qual o melhor momento de atender um cãozinho cujo tutor pretende realizá-la. Agora, é o momento de você conhecer 7 tipos de Tosa Yorkshire e escolher aquela que combina mais com o estilo de vida do cachorro que você, como Pet Groomer, irá atender. Confira!
1. Tosa Yorkshire de raça (Tosa de exposição)
A tosa de raça, também conhecida como tosa de exposição, é muito usada pelos tutores que levam os seus cãezinhos para concursos de beleza. Logo, podemos salientar que se trata de um procedimento que visa muito a estética do animal.
Nela, além de aparar os pelos, o tosador, esteticista ou Groomer também apostam em penteados, laços e outros mimos que deixam o pet mais bonito.
2. Tosa Yorkshire bebê
Embora pareça um procedimento apenas para filhotes, ocorre ao contrário. A tosa bebê pode ser feita para cães de todas as idades. O nome carrega a referência de bebê, pois o procedimento deixa o pet com carinha mais jovem, ou seja, com a aparência de um filhotinho.
Para que essa atribuição seja feita, o profissional apara os pelos do corpo do animal bem curtinho, da forma que são ao nascer.
3. Tosa Yorkshire West
Esse é um tipo de tosa muito procurada pelos tutores de Yorkshire. Além de ser ideal para o dia a dia, também é utilizada para concursos. Isso porque, com ela, o cãozinho fica parecido com outra raça de cães, a West Highland 20White Terrier.
Ou seja, o Yorkshire fica com os pelinhos espetados e com a carinha de um cachorrinho West.
4. Tosa Yorkshire Schnauzer
Com um objetivo semelhante à tosa anterior, a Tosa Schnauzer deixa o Yorkshire parecido com os cachorros da raça Schnauzer. Assim, para ocorrer a semelhança, o tosador raspa os pelos do dorso do pet, deixando-os mais compridos nas laterais.
Além disso, a raça Schnauzer é muito conhecida pelos seus “bigodes” longos. Essa também é a proposta da tosa Yorkshire Schnauzer.
5. Tosa Yorkshire japonesa
A tosa japonesa não tem um padrão como as citadas anteriormente. Ou seja, ela dispõe de técnicas mais livres que se adaptam ao estilo do cachorro. Assim, diferentes aparências são criadas, como pelos longos, coques, tranças e assim por diante.
Nela, a criatividade é quem manda. Entretanto, é fundamental considerar o conforto do pet, pois não adianta ele estar bonito, mas não se sentir bem ou não conseguir realizar suas atividades.
6. Tosa Yorkshire verão
Como o nome sugere, a Tosa Yorkshire verão é ideal para deixar o cãozinho mais confortável nas estações mais quentes. Para isso, o profissional raspa uma parte considerável de pelos, deixando somente a pelagem da cabeça, rabo e patas em um tamanho maior.
Vale lembrar que não é necessário tosar o cão por completo para que ele se sinta bem no verão. Porém, caso você note que esse tipo de tosa o deixa mais confortável, pode apostar sem receios.
7. Tosa Yorkshire higiênica
A tosa Yorkshire higiênica se preocupa muito mais com a limpeza do cão do que com seu estilo. Nesse tipo de tosa, o Groomer corta os pelos com a tesoura, priorizando aqueles com maior probabilidade de acumular sujeiras.
Assim, as regiões como olhos, boca e genitais são as mais favorecidas. É importante destacar que todos os cachorros precisam de tosas higiênicas.
Como fazer a Tosa Yorkshire?
Agora que você conheceu os principais tipos de Tosa Yorkshire, precisa saber que fazer o procedimento não é tão simples assim.
Neste contexto, o recomendado é que o tutor busque por um Groomer, tosador, ou esteticista de confiança. Isso porque, além da experiência no assunto, também é indispensável que se tenha paciência, cuidado e precisão para não machucar o pet.
Para fazer a Tosa Yorkshire diferentes tesouras e maquininhas são necessárias. Essa é outra razão para contar com um profissional experiente no assunto. Afinal, não é qualquer instrumento que pode ser usado e na maioria é preciso habilidade para não ferir o animal. Seja você esse profissional de referência!
Leia também: 10 Técnicas de Banho e Tosa para Groomers e Esteticistas pet
Dicas para cuidar da higiene do Yorkshire
Além da Tosa Yorkshire, outros cuidados são necessários para manter a higiene do seu pet. Esses cuidados podem ser realizados pelo próprio tutor e são muito simples. Confira!
- escove os pelos do Yorkshire diariamente para eliminar nós e extrair sujeiras acumuladas;
- dê banhos usando produtos indicados pelo veterinário e que contribuam com o brilho e maciez da pelagem;
- limpe os ouvidos do cãozinho regularmente com solução própria e corte as unhas regularmente;
- conte sempre com a ajuda do veterinário para o acompanhamento da saúde do bichinho.
Ficou alguma dúvida sobre a Tosa Yorkshire?
Esperamos que, com este conteúdo, você não tenha mais dúvidas sobre a Tosa Yorkshire. No entanto, sempre indicamos que você consulte um veterinário e um tosador de confiança antes de realizar o procedimento no seu pet.
Vale lembrar que a tosa não se trata apenas da estética do cãozinho, ainda que ajude muito nesse quesito. O procedimento auxilia em muitos outros fatores como higiene e conforto do animal.
Em razão disso, é necessário que ela seja feita mensalmente, pois assim, você colabora para a saúde e bem-estar do seu melhor amigo. Além disso, também pode usar e abusar das possibilidades para deixá-lo ainda mais bonito e estiloso.
Não esqueça de comentar qual a Tosa Yorkshire que mais combina com seu pet. Inclusive, se você tem outros bichinhos, ou está curioso sobre o assunto, acesse também o nosso conteúdo: Tipos de tosa: os cortes mais comuns para cada raça. Até a próxima!
Eu sou Gabriel, tenho 28 anos e sou veterinário. Eu adoro animais e vivo no interior de São Paulo. Meu objetivo é compartilhar conhecimentos sobre animais com as pessoas que se interessam por eles.